CENTRO EDUCACIONAL CRIANÇA ESPERANÇA II
SUMÁRIO
A IMPORTÂNCIA DOS TRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA
RIO BRILHANTE/MS
AGOSTO 2012.
A IMPORTÂNCIA DOS TRIBUTOS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA
Projeto Pedagógico elaborado pelo Centro Educacional Criança Esperança II, como requisito ao projeto apresentado para participar do concurso do prêmio Nacional de Educação Fiscal.
RIO BRILHANTE/MS
AGOSTO 2012
SUMÁRIO
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2. PÚBLICO ALVO...................................................................................
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3. RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO PROJETO.........................
4.ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO PROJETO...........................................
5.PROBLEMATIZAÇÃO...........................................................................
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6.JUSTIFICATIVA....................................................................................
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7.OBJETIVOS..........................................................................................
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Objetivo Geral.....................................................................................
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Objetivos Específicos..........................................................................
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8.METODOLOGIA.................................................................................
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9. RECURSOS UTILIZADOS ................................................................. | |
10.AVALIAÇÃO..........................................................................................
11.CRONOGRAMA....................................................................................
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12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................... | |
APRESENTAÇÃO
No presente projeto pretendemos mostrar a viabilidade para o processo de ensino aprendizagem de educação fiscal, inserido num contexto do cotidiano do aluno, com o objetivo de identificar as potencialidades didático-pedagógicas, desta maneira conceber, bem como procurar saber, o que se pode desenvolver enquanto educadores. Acreditamos que quando o educando percebe a aplicação em situações do dia- dia , ele desenvolve a consciência fiscal e é capaz de compreender melhor os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, incorporando-os de forma mais significativa.
Assim, o desafio consiste em tomar como ponto inicial o processo de ensino aprendizagem, bem como buscar didaticamente meios para que o conhecimento gerado retorne ao contexto social dos educandos.
PÚBLICO ALVO DO PROJETO
Alunos do 1º ao 9º ano, ensino fundamental. Depositaremos nosso trabalho na formação de indivíduos críticos, participativos e criativos enquanto educadores, assim, o nosso público alvo são os alunos da turma do 1º ao 9°.Ano do ensino fundamental do Centro Educacional Municipal Criança Esperança II, que faz parte da rede pública municipal de Rio Brilhante,MS.Como pensamos e acreditamos nas transformações sociais a partir dos pequenos segmentos da sociedade, a escola aqui, assume um papel de grande valia para este projeto, em busca da conquista plena da cidadania.
RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DO PROJETO
Alda dos Santos
Ada Marli Morales
Claudinéa Mendes da Silva
Edite Inês Baungaertner Shmidt
Florice Rodrigues Cruz Neis
Maria Alaíde Andrade de Santana
Maria das Dores Marques da Silva
Silvana Alexandre da Silva
ÁREA DE ABRANGÊNCIA – MUNICÍPIO
C.E.M.C.E.II - Centro Educacional Municipal Criança Esperança II
Município de Rio Brilhante – Estado de Mato Grosso do Sul
PROBLEMATIZAÇÃO
Como nós enquanto educadores, podemos interagir e contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres? De que maneira podemos inserir a educação fiscal no contexto escolar ?
JUSTIFICATIVA:
Há muito tempo discute-se sobre a irresponsabilidade com o patrimônio público escolar, desta forma optamos por desenvolver algumas ações que minimizem os problemas com a falta de cuidados com o patrimônio, onde dentro do projeto “Valores Humanos na Escola”, este, desenvolvido no decorrer do ano em nossa Escola, no qual o tema do 1°Bimestre foi “Responsabilidade” para atacarmos o problema informando aos alunos que desde a construção até o mantimento do Patrimônio Público Escolar, ocorre com o pagamento de impostos de todos os cidadãos, sendo assim ,tendo em vista que o principio de cidadania é o exercício de todas as capacidades indicadas para a vida civil, se faz necessário para melhorar esta situação, à conscientização e a compreensão sobre a educação fiscal, que é um processo educacional que norteia a construção de sistema tributário justo e harmônico.
A escola é um dos espaços para aprender a conviver, a ser, a conhecer e a propiciar a interação entre os educandos, tornando-os autônomos e críticos. Como a educação exerce um papel fundamental para que o indivíduo tome consciência da sua relevância enquanto cidadão, e através dela recebemos e modelamos as informações que constituem o conhecimento do ser humano, é de fundamental importância que desde cedo o indivíduo tenha uma formação cidadã e conheça os seus direitos e deveres para o exercício pleno da cidadania na Escola e sua conservação é compromisso de todos.
7. OBJETIVOS
Geral
Desenvolver a consciência fiscal para facilitar o exercício pleno da cidadania. Incentivar os alunos a preservação do patrimônio público escolar, conscientizando-os acerca dos benefícios que terão com esta atitude.
Específicos
Proporcionar ao aluno uma aprendizagem mais significativa, adquirindo conhecimentos voltados para sua realidade, possibilitando assim o pensamento crítico, reflexivo e participante.
Levar os alunos a refletirem sobre os tributos e sua função social, bem como instigá-los a refletirem e questionarem as atividades emergentes do cenário em que vivem.
Explorar os conceitos matemáticos.
Propor aos alunos uma reflexão sobre a responsabilidade de conservação do patrimônio público escolar, a conservação de cadeiras, carteiras, portas, janelas, ventiladores, lâmpadas, paredes e materiais escolares, já que os mesmos são mantidos através dos impostos pagos pelos cidadãos.
Reconhecer os direitos e deveres de todos nós, os cidadãos brasileiros.
Tomar conhecimento de que os tributos pagos é a principal fonte da máquina pública para consecução das políticas públicas sociais.
Promover uma sensibilização sobre a importância do exercício da cidadania.
METODOLOGIA
PLANO DE AÇÃO: Conversa informal sobre a conservação dos materiais escolares e dos Patrimônios Públicos Escolares. “Por que e para quê preservar”?
- Leitura de texto informativo: “Patrimônio Público – um bem de todos.”
- Levantar questões orais relacionadas ao texto em estudo.
- Apresentação de três vídeos constantes para que os alunos possam refletir sobre a importância de zelar pelo patrimônio público escolar e dos materiais escolares.
VIDEO: “Vandalismos nas Escolas”.
VIDEO: “Escola Limpa”.
VIDEO: “Boas maneiras” (Turma da Mônica).
- Frustrações: “A escola que você quer ter”
- Confecção de cartazes com o tema:
“Conservação do Patrimônio Público Escolar”.
Exposição dos cartazes na escola para fins de divulgação para as outras turmas da escola e pais que fizerem presentes na escola no decorrer do projeto.
O projeto será desenvolvido em etapas, divididas da seguinte maneira:
No primeiro momento, conversação dirigida sobre os impostos e a finalidade dos mesmos e consequentemente, onde são aplicados e que direitos temos sobre os serviços e benefícios que podemos exigir a partir do pagamento de impostos.
Realizar pesquisa na sala de tecnologia educacional STE, sobre a definição de imposto, a identificação dos impostos municipais, estaduais e federais.
No momento seguinte, dividir a turma em grupos para a confecção de cartazes sobre os temas pesquisados, para exposição no pátio escolar. Algumas atividades serão realizadas em grupos, como os debates, pesquisa na webquest, além da realização de outras atividades, envolvendo os cálculos de alguns tributos inseridos na conta de energia, de água e também de algumas mercadorias.Visita ao supermercado para pesquisa de preços e entrevista com o gerente , sobre a quantidade de impostos pagos nas mercadorias que adquirimos.
RECURSOS UTILIZADOS
.Computadores
.Máquina fotográfica
.Papel A4
.Internet
.Cartolinas
.Contas de luz e energia
.Produtos do mercado
.Pinceis atômicos
.Lápis, borracha, canetas
AVALIAÇÃO
Através de um relatório coletivo os alunos se expressarão dizendo o que acharam do projeto. Porque foi ou não foi válido e qual a importância do mesmo em suas vidas.
CRONOGRAMA
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ATIVIDADES
| JULHO |
AGOSTO
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Conversação sobre definição de Educação Fiscal
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X
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Pesquisa na STE
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X
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Pesquisa Wesbquest
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X
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Visita ao supermercado
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X
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Formulação e resolução de problemas a partir de notas fiscais, contas de energia e água
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X
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Confecção de cartazes
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X
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Vídeos
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X
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Concurso de redação
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X
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Premiação para as melhores redações
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X
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BIBLIOGRAFIA
Brasil_Ministério da Fazenda, Ministério da Ed. Programa Nacional de Ed. Fiscal. 4ª Ed. Atual. Brasília: 9.Ed,2009-4v
Youtube vídeos:
- Todos pela educação e conservação do patrimônio escolar. 12,04m
- Turma da Mônica em: Boas maneiras.
- Texto Informativo: Manutenção do Patrimônio Escolar.
Patrimônio Público – Um bem a todos
Por: Orlando Souza. (Orlando € Crônicas)
Postado em 07/01/2009 no Blog Almanaque da Crônica.
Escola e Democracia_pôlemicas do nosso tempo. Saviani Demerval. São Paulo, setembro de 1983.
http/moodle.eadesaf.serpro.gov.br
http/www.esaf.fazenda.gov.br
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 1988,
Brasília: Senado Federal, Secretaria de Edições Técnicas, 2000.
http//www.esaf.fazendagov.br/esafsite/ home gead.html
https// moodle.eadesaf.serpro.gov.br/course/view.php?id=3920
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