quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Projeto: Arte Por Toda Parte


CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA II
 
 
PROJETO “Arte por toda parte”
 
 
RIO BRILHANTE – MS
2012

 
“Depois do silêncio,
aquilo que melhor
consegue explicar
o inexplicável
é a Arte.”
(Autor Desconhecido)
 
 
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA II
Direção: Eliane Villetti Oliboni
Coordenação: Ivete Villetti Brito
Edite Inês Baungaertnes Schmidt
Suzana Marques de Oliveira Ortega
Autora do projeto: Ieda Santos da Silva Benedito
Anos envolvidos: 4º ao 9º ano
Período: Fevereiro à Dezembro/2012
 
 
PROJETO “Arte por toda parte”
 
“Arte por toda parte”, projeto a ser desenvolvido no C. E. M. C. E. II, com as turmas de 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do período matutino, pela professora Ieda Santos da Silva Benedito .
 
 
RIO BRILHANTE – MS
2012

 
SUMÁRIO

Justificativa  -----------------------------------------------     05
Objetivos  --------------------------------------------------     07
Metodologia  ----------------------------------------------     08
Cronograma  ----------------------------------------------     10
Avaliação --------------------------------------------------     11
Referências Bibliográficas  ------------------------------    12
Anexos -----------------------------------------------------     13
 
 
 
 
 
JUSTIFICATIVA
            Pensar o ensino de Artes e sua realização na escola é também pensar os processos de ver, fazer e conhecer Arte.
                                                              A manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico,    técnico
                                                             ou filosófico seu caráter de criação e inovação. Essencialmente,  o  ato criador, em
                                                             qualquer dessas formas de conhecimento, estrutura e organiza  o mundo,
                                                             respondendo aos desafios que dele emanam, num constante  processo  de
                                                             transformação do homem e da realidade circundante. ( PCNs, 1997, p.32).
 
          Basta pensarmos na palavra criatividade que nos remete a idéia de produção e apreciação artística. Todo ser humano necessita produzir e consumir arte, refletindo assim no seu desenvolvimento cognitivo expressivo, auxiliando no seu aprendizado.
         Como podemos observar nos PCNs, “A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza o modo particular de dar sentido as experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão, e a imaginação.”
Desta forma, este projeto busca interagir a obra de arte e o expectador, levando-o a compreendê-la e a relacionar melhor no processo criativo.
         Considerando a arte educação como fundamental no desenvolvimento criativo do aluno, é possível destacar a importância desse aprendizado a partir da sua implantação no ensino regular, fundamentado pela LDB/96, que afirma “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (art.26, §2°).
         Esperamos que os alunos do Ensino Fundamental do 4º ao 9º ano envolvam-se com o conhecimento das obras de arte, de materiais e técnicas diversificadas e na produção de leituras, releituras e atividades artísticas.
         Na leitura de uma imagem devemos observar os elementos composicionais desta obra, compreendê-los em sua essência, analisando os elementos expressivos, como linha, ponto, cor, volume, perspectiva, textura, e a contextualização histórica de algumas obras.
         O trabalho com obras de Arte e reproduções é uma estratégia para a aprendizagem de procedimentos educacionais, com elas é possível que os alunos se aproximem de conceitos, atitudes e técnicas que estão por trás de cada produção artística.
         O tema do projeto se baseia nas necessidades das crianças e adolescentes conhecerem o mundo da Arte, os estilos e movimentos, bem como seus precursores, e assim desenvolver suas habilidades de produção e criação artística.
         A ação deste projeto terá reflexos na comunidade escolar, com amostra de trabalhos nas reuniões de pais e mestres na escola, com o intuito da mesma interagir através da apreciação artística.
 
                                                 Diante do exposto, acreditamos que o projeto contribuirá na construção do conhecimento
                                                 artístico, refletindo na formação dos alunos como cidadãos críticos. “Muito mais do que a
                                                 preocupação com procedimentos, métodos e propostas, é ir construindo atitudes
                                                 pedagógicas apoiadas em fundamentação teórica e prática, sobre arte e educação; isto é,
                                                fundamentar o professor para um ensino de arte com qualidade, reflexivo e norteado por
                                                 teorias.” (Cunha, 2005, p.13).
OBJETIVOS
Objetivo Geral
           Interagir a Arte, a realidade e o contexto social, levando o aluno a expressar-se e comunicar-se com construções artísticas, explorando diversos suportes e materiais, despertando o interesse pela arte.
Objetivos Específicos
  • Envolver o aluno no conhecimento das obras de arte;
  • Promover a observação, o estudo e a compreensão das obras de Arte;
  • Estimular a leitura crítica das obras propostas;
  • Provocar o potencial imaginativo e criador;
  • Formar conceitos básicos de leitura e releitura de imagens;
  • Diversificar formas de expressão e produção;
  • Disponibilizar o contato dos alunos com suportes e materiais variados;
  • Resgatar o verdadeiro valor da Arte na escola;
  • Reconhecer reproduções artísticas e obras de Arte;
  • Diferenciar leitura e releitura, teoricamente e na prática;
  • Desenvolver a percepção, a emoção, a sensibilidade, a imaginação e a reflexão, estimulando a criatividade;
  • Possibilitar a apreciação dos trabalhos dos alunos pela comunidade;
  • Aproximar a arte da comunidade, despertando na mesma a apreciação artística;
  • Valorizar o trabalho dos alunos e desenvolver a auto-estima;
  • Instigar os alunos no conhecimento de artistas e suas produções, bem como reconhecer os traços características de cada artista;
  • Explorar os elementos visuais que compõem uma obra de arte;
  • Improvisar, recriando dramatizações;
  • Perceber as diferenças entre os sons, numa atividade perceptiva e expressiva;
  • Ampliar as possibilidades de representação da figura humana com vários, matérias e suportes;
  • Exercitar a percepção de si mesmo, do outro e a leitura de imagens coletadas de fatos de revistas ou de reproduções de obras de arte;
  • Provocar a leitura dos trabalhos desenvolvidos, percebendo diferenças e semelhanças entre eles;
  • Conseguir estruturar seus trabalhos satisfazendo-se com a produção;
  • Saber apreciar e refletir sobre os trabalhos dos colegas e dos artistas.
 
 
METODOLOGIA
 
  • Informação aos alunos sobre os objetivos do projeto, explicando como será a exposição e quais as formas de avaliação;
  • Trabalhos em grupos e individualmente, através da explanação do conteúdo em sala de aula com orientação da professora;
  • Organização de uma lista do material a ser usado e repassar a direção e coordenação;
  • Explanação do conteúdo relacionado na proposta pedagógica, de acordo com cada sala;
  • Selecionar os suportes a serem usados e materiais disponíveis;
  • Distribuição das atividades práticas a serem realizadas pelos alunos, a partir da exploração dos conteúdos e produção de atividades artísticas;
  • Separação dos suportes e materiais, com o acompanhamento e orientação da professora;
  • Orientação dos alunos na produção de atividades artísticas diversificadas, considerando aspectos como: pinturas, colagens, esculturas e desenhos;
  • Utilização de recursos audiovisuais (retro projetor, aparelho de som, TV, DVD, datashow);
  • Utilização da STE (Sala de Tecnologia Educacional) no desenvolvimento de atividades;
  • Exploração de materiais, técnicas e instrumentos diversificados;
  • Aulas expositivas;
  • Amostra semestral dos trabalhos dos alunos na reunião de pais e mestres;
  • Exposição de imagens e reproduções de obras de arte para ilustrar aulas.
 
AVALIAÇÃO
 
A avaliação será contínua e sistemática, com ficha de acompanhamento individual das atividades realizadas, contendo itens como: interesse, produção, participação, domínio do conteúdo e postura em sala.
          Também serão realizados durante todo o projeto e amostra dos trabalhos questionamentos orais e escritos para verificar o conhecimento dos alunos e adequar os conteúdos.


 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 BRASIL, LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LEI No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O. U. de 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: arte/Secretaria de Educação Fundamentação. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 130P.
COSTELLA, Antonio F. Para Apreciar a Arte. São Paulo, Mantiqueira, 1997..
CUNHA, Sérgio. Aprendendo com Arte – Livro do Educador – 3° Edição, Educação e Cia. 2005.
CUNHA, Sérgio. Arte, Educação e Projetos Tarsila do Amaral para Crianças e Educadores. São Paulo, Árvore do Saber, 2005.
GIL, Antonio Carlos. Projetos de Pesquisa. São Paulo, Atlas, 1996.
GRILLO, Leila Maria. Grande Livro do Folclore Brasileiro em Origami. São Paulo, Escolar, 2008.
RAFFA, Ivete. Fazendo Arte com os Mestres 1 e 2. São Paulo, Escolar, 2006.
RAFFA, Ivete. Comemorando e Aprendendo. São Paulo, Girador, 2008.
STRICKLAND, Carol. Arte Comentada: da Pré-história aos pós-moderno. Rio de Janeiro, Ediouro, 1999.
TAVELBERG, Rosa. Para Gostar d e Aprender Arte. São Paulo, Artmed, 2003.
VALADARES, Célia & DINIZ , Solange S.. A arte no cotidiano Escolar. Belo Horizonte, Fapi, 2001


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário