CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA II
Leitura e Produção de Texto Poético
Projeto desenvolvido durante o ano de 2012 com os alunos dos 5º anos pela professora de Língua Portuguesa Ana Lúcia Gonzaga Pereira dos Santos, com apoio da Direção, Coordenação, Professores, Funcionários e alunos do C. E. M. C. E. II.
RIO BRILHANTE – MS
2012
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA II
Direção: Eliane Villetti Oliboni
Coordenação: Ivete Villetti Brito
Edite Inês Baungaertner Schmidt
Suzana Marques de Oliveira Ortega
Autora do projeto: Ana Lúcia Gonzaga Pereira dos Santos
Ano envolvido: 5ºs anos A, B e C
Período: Fevereiro a Agosto/2012
RIO BRILHANTE – MS
2012
SUMÁRIO
JUSTIFICATIVA ..................................................................................................
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OBJETIVOS ..........................................................................................................
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METODOLOGIA .................................................................................................
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CRONOGRAMA ..................................................................................................
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AVALIAÇÃO .................................................................................................
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JUSTIFICATIVA
O projeto “Leitura e Produção de Texto Poético” será desenvolvido no C. E. M. C. E II, que atende da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental com um total de 729 alunos. É uma escola que atende a zona urbana e a zona rural.
A escola está situada na Rua: Caiuás, nº. 1123, Bairro Morada do Sol, Cidade de Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul.
Tal projeto visa atender 30 alunos do 5º ano A, 25 alunos do 5º ano B, no período matutino e 30 alunos do 5º ano C, período vespertino; contará com 02 alunos deficientes e uma adulta.
Os alunos são bastante heterogêneos quanto à classe social e o nível de aprendizagem. A maioria possui experiências significativas com a leitura e a escrita, não estão completamente desinformados, pois possuem conhecimento prévio: o leitor utiliza na leitura o que ele já sabe o conhecimento adquirido ao longo da sua vida; mas demonstram ainda uma certa dificuldade para compreender textos.
Acreditamos que a poesia é um instrumento educativo e, quando bem trabalhada, é uma atividade que irá atrair o aluno, seja qual for a sua idade. Não basta compreendê-la apenas como forma lúdica, como um texto esteticamente prazeroso, mais do que isso é reconhecer estruturalmente como gênero poema, mas concebendo como texto pleno e expressivo.
Segundo Freire (1986, p. 11) “uma compreensão crítica do ato de ler não se esgota na decodificação pura da palavra escrita ou da linguagem escrita, mas se antecipa e se alonga na inteligência do mundo”, o que possibilitará a transformação social num processo histórico, preso dialeticamente pelos pólos da emoção e da razão.
Nessa perspectiva, o texto poético colabora nesse processo, ao passo que, “a poesia é uma função lúdica [...] ela se exerce no interior da região lúdica do espírito, no qual as coisas possuem uma fisionomia inteiramente diferente da que apresenta na vida comum [...]” (HUIZINGA, 2001, p. 133). Dessa forma, a proposta do letramento implica em fazer com que os alunos utilizem da apreensão da leitura e da escrita nas práticas sociais. A poesia está na vida, nas pessoas e se materializa nas palavras. Faz-se necessário o incentivo à sensibilidade da criança como um caminho para a formação do adulto.
Reiteramos que o lúdico não pode tornar-se mais importante do que o próprio conteúdo a ser aprendido. A ludicidade simplifica o conteúdo tornando-o irrelevante.
Dessa maneira, é preciso repensar a prática de leitura dentro da escola, como aponta Maia (2001):
No caso da poesia, essas estratégias tratam, às vezes, o texto poético como um amontoado de palavras apenas para brincar, sem buscar significados. Apesar de se encontrarem aspectos meramente fônicos em poesias infantis, que contribuem com o desenvolvimento da expressão oral e escrita do aluno mais jovem, a poesia, para aqueles que já são alfabetizados, não pode apenas, limitar-se a jogos e brincadeiras de construção e desconstrução. é necessário que tais jogos estejam associados a outras atividades que envolvam a compreensão do poema (2001, p. 19).
O leitor competente é aquele que compreende o que lê. Ler é viver. Enfim, como diz Elias José, em seu poema “Tem tudo a ver”: a poesia tem tudo a ver com tudo. É importante explicar aos alunos que a função da poesia não é apenas exaltar o belo; mas compreender que na verdade, ela traduz em palavras a maneira como o poeta olha o mundo.
OBJETIVO GERAL
Familiarizar o educando com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, compreender, ouvir e produzir poemas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar o prazer pela leitura de poemas;
Descobrir a importância de ouvir e dizer poemas;
Conhecer alguns poetas e poemas consagrados da literatura;
Resgatar sentimentos e valores;
Ampliar o vocabulário;
Conhecer as características e especificidades do texto poético;
Estimular a leitura crítica e criativa;
Produzir textos poéticos;
Desenvolver habilidades ortográficas e gramaticais;
Perceber as mensagens nas entrelinhas durante a leitura dos diferentes poemas.
METODOLOGIA
Optamos por dividir por meio de grupos, onde todas as atividades terão como finalidade orientar o aluno a fim de alcançar os objetivos traçados. Assim, serão utilizados os seguintes procedimentos:
Conversa informal com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características (versos, estrofes e rima);
Memória de versos e mural de poemas, momento em que os alunos apresentarão o repertório de poemas conhecidos por eles;
Dividir a turma em grupos: cada aluno irá elaborar coletânea de alguns autores mais conhecidos ou à critério dos alunos (Cecília Meireles, José Paulo Paes, Carlos Drumond de Andrade, William Shakespeare e outros);
Concurso “Declamação de poesias” __“O Menestrel” __ William Shakespeare;
Hora poética: em dia e hora marcados, irão apresentar poesias criadas por eles, músicas, coreografias e poemas;
Desenhar o que o poema comunica-lhe;
Dramatização de textos poéticos de autores ou dos alunos;
Pesquisa sobre a vida e a obra do(a) autor(a);
Exploração e análise do poema, detalhadamente;
Procurar o significado das palavras mais difíceis no dicionário;
Produção de texto poético;
Apresentação do projeto “Leitura e produção de texto poético” para a comunidade escolar, pais, diretores e coordenadores de outras unidades escolares e profissionais da SEMED.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
As atividades serão realizadas em horário regular nas aulas de Língua Portuguesa, de fevereiro a outubro.
Durante o 1º bimestre, atendendo conceitos específicos: elementos constitutivos, efeitos e disposição gráfica.
Durante o 2º bimestre, mecanismos de leitura, interpretação e produção textual.
Durante o 3º bimestre: seleção de poemas, declamação das poesias e apresentação do projeto no Centro de Convivência do Idoso – José Alves de Barros.
AVALIAÇÃO
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem das atividades desenvolvidas no Projeto “Leitura e Produção de Texto Poético” priorizou tanto os aspectos qualitativos quanto os quantitativos. Foram avaliados:
O interesse do aluno por ouvir, ler e escrever poemas;
Assiduidade e participação nas atividades realizadas;
A sensibilidade e a criatividade na recepção, apreensão e produção de textos poéticos;
A socialização de ideias do aluno perante o grupo e respeito às ideias do outro;
Autonomia e posicionamento crítico na leitura e produção de poemas;
A disposição do aluno em fazer a auto-avaliação de suas produções escritas com o objetivo de aprimorá-las;
O uso adequado da linguagem na expressão oral e escrita dos alunos;
Desempenho na realização das atividades individuais e grupais e dos trabalhos de pesquisa;
A qualidade das produções escritas nos campos formal, discursivo e semântico observando as habilidades de cada faixa etária dos alunos e série (ano);
Apresentação do projeto “Leitura e produção de texto poético” para a comunidade escolar, pais, direção e coordenação das demais Unidades Escolares do município e profissionais da SEMED.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1986.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 5ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
MAIA, Ângela Maria dos Santos. O texto poético: leitura na escola. Maceió: EDUFAL, 2001.
SANTIAGO, Maria do Carmo R. Procaci. Falando de poemas e poetas. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/0068.html. Acesso em: 09 de fevereiro de 2011.
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