sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Projeto Ler é um Prazer

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA II




LER É UM PRAZER!

Projeto desenvolvido durante o ano de 2012 com os alunos da Educação Infantil e 1º ao 9º ano pelas professoras de Língua Portuguesa com o apoio da Direção, Coordenação, Professores, Funcionários e alunos do C. E. M. C. E. II.


RIO BRILHANTE – MS
Fevereiro/2012



Escola: Centro Educacional Municipal Criança Esperança II
Direção: Eliane Villetti Oliboni
Coordenadoras envolvidas: Edite Inês Baungaertner Schmidt
Ivete Villetti Brito
Suzana Marques de Oliveira Ortega
Título do Projeto: Ler é um Prazer!
Professores responsáveis: Ada Marli Morales
Ana Lucia Gonzaga Pereira dos Santos
Crisélide Vincensi
Fanny Silva Valdez
Florice Rodrigues Cruz Neis
Inayá Uyara Carlino Sichinel
Ivanilda Mendonça Vilhalva
Joleandra Ferreira Silva
Luciana Martins da Silva Rodrigues
Mara Célia Galdino Pires
Marcela Marchioro
Maria Alaíde Andrade Santana
Maria Hortência Barbosa de Alencar
Nelci Terezinha Schwendler
Serlei Frozza
Anos envolvidos: Educação Infantil e 1º ao 9º.
Períodos: Matutino e Vespertino

“Além de ter um valor técnico para a alfabetização, a leitura é ainda uma fonte de prazer, de satisfação pessoal, de conquista, de realização, que serve de estímulo e motivação para que a criança goste da escola e de estudar. (CAGLIARI, 1994, P. 169).

SUMÁRIO
Justificativa........................................................................................................6
Objetivos..........................................................................................................8
Metodologia......................................................................................................9
Cronograma geral............................................................................................10
Avaliação.........................................................................................................11
Planejamento Específico de cada ano/disciplina................................................12
*Educação Infantil...........................................................................................13
*1º Anos.........................................................................................................21
*2º Anos.........................................................................................................31
*3º Anos.........................................................................................................43
*4º e 5º Anos..................................................................................................53
*6º e 8º Anos..................................................................................................59
*7º e 9º Anos..................................................................................................62
*Coordenação.................................................................................................67
Referências Bibliográficas.................................................................................74
Anexos............................................................................................................76


JUSTIFICATIVA

     O projeto “Ler é um Prazer!” será desenvolvido no C.E.M.C.E.II, que atende alunos da Educação Infantil ao 9º Ano do Ensino Fundamental com um total de 751 alunos. É uma escola que atende a zona urbana e zona rural.
     A escola está situada na Rua Caiuás, nº 1123, Bairro Morada do Sol, Cidade de Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul.
     O projeto atenderá os alunos da Educação Infantil e 1º ao 9º ano, nos períodos matutino e vespertino, sendo que estes são bastante heterogêneos quando a classe social e aprendizagem. O projeto contará com a participação de alunos repetentes e alguns portadores de necessidades especiais, além de muitos que não desenvolveram habilidades necessárias para o ano em que se encontram.
Partimos, então, da situação real. Pensamos que a leitura deve ser uma prática constante. Se por um lado tem o objetivo de formar leitores competentes, por outro constitui a matéria-prima para o ato de aprender. 

Quando se pretende formar escritores competentes, é preciso também oferecer condições de os alunos criarem seus  próprios textos e de avaliarem o percurso criador. Evidentemente, isso só se torna possível se tiverem construído um amplo repertório de modelos, que lhe permita criar, recriar as próprias criações. É importante que nunca se perca de vista que não há como criar do nada: é preciso ter boas referências. Por isso, formar bons escritores depende não só de uma  prática continuada de produção de textos, mas de uma prática constante de leitura. (PCN – Língua Portuguesa, 1997, p.
                                                        76)
     Neste panorama, escolhemos o tema “Ler é um Prazer!” por crermos na grande importância de tal trabalho nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois “A leitura é a extensão da escola na vida das pessoas. A maioria do que se deve aprender na vida terá de ser conseguido através da leitura fora da escola. A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma.”(CAGLIARI, 1994, p. 148.)
     Acreditamos que o educando encontrará maior motivação para aprender a partir do momento em que o processo educacional levar em consideração as suas necessidades, interesses, afetividades, modo de ver e viver a vida. Muitos alunos não têm contato sistemático com a leitura. A escola, então, torna-se o único vínculo de interação desses alunos com os textos, cabendo a ela oferecer práticas de leitura eficientes para formar leitores e produtores de texto competentes. Também consideramos que durante a infância e a adolescência o individuo passa por um processo de socialização. Aprende o que é certo e o que é errado com os pais e professores e começa a agir de acordo com o senso comum. A leitura favorece o desenvolvimento de idéias próprias, conceitos e valores.
     O mundo da escrita pode ser amplo e múltiplo: cabe a nós apresentá-lo da forma mais prazerosa possível ao convívio humano. Neste aspecto, é interessante analisarmos a afirmação de Alves (2004, p.13): “E no entanto, eu me daria por feliz se as nossas escolas ensinassem uma única coisa: o prazer de ler!”
      Enfim, o que devemos fazer é proporcionar aos nossos alunos momentos de prazer. Só assim teremos adultos mais felizes e crianças leitoras.

OBJETIVOS

Objetivo Geral
Desenvolver habilidades de leitura e produção de texto, aprimorar a linguagem, levando o educando a despertar o interesse pela leitura, estimulando sua imaginação e criatividade, enriquecendo suas experiências culturais.

Objetivos Específicos
*Despertar nos alunos o gosto pela leitura e escrita;
*Envolver todos os alunos da escola em atividades voltadas para a leitura, como forma de sensibilizá-los da *importância da mesma em nosso dia a dia;
*Estimular o trabalho em equipe, envolvendo os professores em ações conjuntas.


METODOLOGIA

Os professores envolvidos no projeto desenvolverão suas metodologias conforme o ano que atuam e os conteúdos que serão desenvolvidos, de acordo com a Proposta Pedagógica da escola, também atendendo o período específico do desenvolvimento do projeto de cada ano.
Estará descrita no planejamento específico, e abordarão especialmente:

Educação Infantil Será trabalhado bimestralmente um tema, nesta ordem:Histórias infantis, músicas infantis, parlendas e poesias e também momentos de leitura, com escuta de músicas e contação de histórias;

Estratégia da Sacolinha de leitura.
1º Anos Abordarão vida e obras do autor Elias José, com destaque para as poesias;
Momentos de leitura e contação de histórias;
Estratégia da Sacolinha de Leitura.
2º Anos Abordarão vida e obras dos autores Vinicius de Moraes e Cecília Meirelles, com destaque para texto poético;
Momentos de leitura e contação de histórias;
Estratégia da Sacolinha de Leitura.
3º Anos Serão trabalhados vida e obras do escritor Mauricio de Sousa, enfatizando gibi e histórias em quadrinhos;
4º Anos Serão abordados textos narrativo ficcional, com destaque para produções de texto e dramatizações;
6º e 8º Anos Trabalharemos diversos gêneros textuais, com ênfase na leitura espontânea e dramatizações;
7º e 9º Anos Trabalharemos diversos gêneros textuais, estimulando a leitura prazeirosa.

CRONOGRAMA GERAL

Meses
Ações
Fevereiro/Março
1. Discutir e reelaborar o projeto
2. Informar aos alunos sobre o projeto
3. Iniciar os trabalhos com as turmas, de acordo com o planejamento específico;

Abril a Julho
1. Desenvolver as ações previstas, de acordo com o planejamento específico;

Agosto
1. Desenvolver as ações previstas de acordo com planejamento específico;

Setembro/Outubro
1. Desenvolver ações previstas de acordo com planejamento específico;
2. Encerramento do projeto com algumas turmas, com apresentações culturais;


Novembro
1. Apresentação dos textos produzidos;
2. Fechamento dos relatórios
3. Encerramento do projeto, com o restante das turmas e apresentações culturais.


AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ter dois sentidos prioritários para o professor:
a – servirá para verificar a qualidade e a quantidade das aprendizagens dos alunos para saber quais conhecimentos estão consolidados e quais precisam ser ainda trabalhados;
b – analisar a qualidade do ensino que tem ministrado aos alunos para saber quais pontos estão satisfatórios e os que precisam ser aperfeiçoados.
Ao avaliar, o professor poderá então praticar uma dupla ação: uma interpessoal, de avaliação da aprendizagem dos alunos e outra intrapessoal, de auto-avaliação do seu próprio trabalho.
Estará especificada no planejamento de cada ano, e a avaliação geral do projeto será realizada em dezembro, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento da Escola.

*****
PLANEJAMENTO ESPECÍFICO DE CADA DISCIPLINA

Professora: Marcela Marchioro

Educação Infantil - Pré II A
OBJETIVOS
- Ampliar o vocabulário;
- Reconhecer diferentes tipos de textos;
- Desenvolver a atenção e a criatividade;
- Interpretar textos em estudo;
- Incentivar o aluno a participar de apresentações (destreza);
- Facilitar o acesso aos diferentes tipos de textos;
- Desenvolver habilidades para distinção de textos onde poderemos analisar, interpretar e construir pontos de vista;
- Desenvolver o prazer da leitura também junto a família.

METODOLOGIA
*Recorte e colagem de palavras ou letras retiradas de revistas para completar os textos e formar títulos. Nas ilustrações usaremos materiais diversos como cola, tesoura, figuras, lápis de cor, giz de cera, tinta e outros;
*Leitura individual, livre e coletiva em roda, no pátio ou na sala;
*Interpretação oral feita com todos, questionando e incentivando, fazendo com que as crianças também respondam e questionem;
*Para incentivo da escrita e leitura do próprio nome, na páscoa e no dia do estudante vamos colocar os presentes nomeados e cada aluno terá que encontrar o seu, assim despertando o interesse e a vontade de aprender seu nome mais rápido.
*Orientação à produção de ilustrações das histórias lidas;
Análise e reflexão dos textos Chapeuzinho Vermelho (respeito, medo, amizade e responsabilidade); São João, O cravo e a Rosa; Hoje é domingo; O Brasil, (reflexão da sua autoestima na hora das apresentações) utilizando vídeos, músicas e livros. Fazer a exibição, divulgação e interpretação destes. Enfatizando os temas da história da Chapeuzinho Vermelho e a parlenda Hoje é domingo, faremos a dramatização com fantoches, onde a professora orientará e dramatizará o primeiro e em sequência os alunos farão da forma em que eles se adaptarem melhor (com fantoche de mão, dedo ou outros);
Com as músicas São João e O cravo e a rosa faremos dramatização e apresentação para os avós, no Salão do Conviver, na data em que se comemora o “Dia dos Avós”. Vamos apresentar em conjunto a música o Cravo e a Rosa para assim relembrar a infância dos idosos também;
O texto “O Brasil” vamos trabalhar colocando a importância do amor a Pátria, usando leitura, montagem do texto coletivo e ensaiaremos para apresentar no Dia da Bandeira;
*Utilizaremos também a estratégia da Sacolinha de Leitura, onde os alunos levam os livros para casa e fazem a leitura com os pais. Ao retornar a sacolinha para a escola eles apresentam para os colegas. Alguns serão gravados para depois assistirmos na STE.

CRONOGRAMA
Março/Abril
História Chapeuzinho Vermelho
Sacolinha de Leitura
Momentos de leitura


Maio/Junho/Julho
Músicas São João e o Cravo e a Rosa
Sacolinha de Leitura
Momentos de leitura

Agosto/Setembro
Parlenda Hoje é domingo
Sacolinha de Leitura
Momentos de leitura


Outubro/Novembro
Poesia O Brasil (Renato Fleury)
Sacolinha de Leitura
Momentos de leitura

AVALIAÇÃO
Serão avaliados o interesse e a destreza dos alunos pelos textos trabalhados, e a aprendizagem relativa ao conteúdo da proposta relacionada ao projeto.

*****
Professora: Crisélide Vincensi
Educação Infantil – Pré II B
OBJETIVOS
*Reconhecer e identificar letras;
* Incentivar os alunos a declamarem poesias, parlendas e músicas;
* Desenvolver a atenção e a criatividade;
* Desenvolver o interesse pela leitura e escrita de histórias;
* Escolher livros para ler e apreciar.
METODOLOGIA
*Apresentar o Projeto aos alunos, mostrando a importância da leitura, falando que está ligada ao crescimento do ser humano;
* Trabalhar a história: Os três porquinhos, inicialmente contando-a aos alunos depois realizando atividades como: cobrir os pontilhados, ligar cada casinha ao seu porquinho, desenhar a casinha que mais gostou, se é de palha, madeira ou tijolo, igual ou diferente, escrita do nome dos porquinhos e formação de palavras. Após estas atividades os alunos assistirão o filme e faremos interpretação oral da história;
* Ouvir músicas através de CD, a fim de que as crianças as memorizem. Depois, as cantaremos.
* Serão feitas atividades escritas com as seguintes músicas: corre-cotia e a galinha do vizinho, ressaltando a identificação de palavras e quantidades;
* Apresentação das lendas: Curupira, Saci-pererê, Mula-sem-cabeça e Sereia na S.T.E.;
* Completar a parlenda: Cadê o toucinho e leitura e memorização do trava-línguas: Um ninho de mafagafos;
* Leitura da poesia “As tias”, em cartaz, pedindo para as crianças ilustrarem conforme a mesma e contarem letras de algumas palavras relacionadas a poesia;
* Atividade de colagem e leitura da poesia “O elefantinho”;
* Utilizar a Sacolinha de Leitura: cada dia um aluno levará um livrinho para casa, onde os pais contarão a história para a criança e ela depois recontará para a sala;
* Leitura de clássicos infantis pela professora;

CRONOGRAMA
1ºBimestre
História Infantil - Apresentação do Projeto.
- Conversa informal sobre a história.
- Interpretação oral da história e do filme “Os três porquinhos”
- Atividades escritas
- Contação de histórias


2º Bimestre
Músicas Infantis - Apreciação das músicas: Os dedinhos, Dona Aranha, Corre-cotia e a galinha do vizinho.
- Atividades escritas
- Sacolinha da leitura
- Contação de histórias


3º Bimestre
Lenda, Parlenda
Trava-língua - Apresentação das lendas na STE
- Atividades escrita com parlenda
- Leitura coletiva do trava-língua
- Contação de histórias
- Apreciação de músicas
- Sacolinha da leitura


4º Bimestre
Poesia - Leitura coletiva da poesia “as tias”
- Atividades escritas
- Leitura e colagem relacionada a poesia “O elefantinho”
- Contação de histórias
- Apreciação de músicas
- Sacolinha da leitura

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de acordo com a participação do aluno, observando seu interesse e envolvimento em todas as atividades propostas.


*****
Professora: Ivanilda Mendonça Vilhalva
Educação Infantil – Pré II C
É possível ler sem saber ler convencionalmente.
Quando as crianças são colocadas no papel de leitoras, podem antecipar o escrito utilizando o conhecimento que dispõem no momento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Interessar-se pela leitura e escrita de histórias;
* Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária, e de contato cotidiano com livros, revistas, músicas, etc.;
* Escutar textos lidos apreciando a leitura feita pela professora;
* Reconhecer seu nome escrito sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
* Escolher livros para ler e apreciar;
* Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
* Proporcionar momentos de escuta e leitura de histórias infantis dentro e fora da sala de aula;
* Despertar o gosto pela escuta e declamação de poesia.
METODOLOGIA
*Apresentar o projeto aos alunos e lhes falar da importância da leitura, e que a mesma está ligada ao crescimento do indivíduo;
* Mostrar diversos textos tais como: histórias, músicas, brincadeiras cantadas e poesias;
* Levá-los para a Sala de Tecnologias Educacionais, pois lá existem várias atividades que contribuirão com nossos objetivos.
* Trabalharei com poesias da autoria de Vinícius de Moraes da seguinte forma:
* Primeiramente dialogar com os alunos sobre poesias e apresentar a biografia do autor a ser trabalhado;
* Apresentação da poesia com a exposição em cartaz, leitura e interpretação desenvolvendo a expressão verbal, corporal, memória e ampliação significativa do vocabulário;
* A poesia a ser trabalhada será: “As borboletas”;
* Após ter passado a letra da poesia para o papel manilha, apresentar à sala, fazer uma leitura minuciosa, repetindo duas ou mais vezes para melhor entendimento;
* Recitar com os alunos algumas vezes até que consigam memorizar;
* Dialogar sobre a poesia, explorando oralmente todos os pontos e objetos que aparecem;
* Apresentar a poesia estudada (recitar);
* Durante o mês do folclore aproveitaremos para fazer a leitura de várias lendas e parlendas;
* Estratégia da “Sacolinha de Leitura”: cada dia um aluno levará um livro de história infantil para casa dentro de uma sacolinha, os pais terão que ler a história para o filho e o mesmo fará o relato para os colegas e a professora;
* Proporcionar momentos de escuta e leitura de histórias infantis realizadas pela professora dentro e fora da sala de aula;
* Promover a escuta e apreciação de músicas de gêneros variados, onde após a escuta e memorização todos cantarão juntos;
E assim a poesia, as histórias infantis, lendas e parlendas serão exploradas de várias maneiras, possibilitando ao aluno as relações entre a linguagem oral escrita, para contribuir com seu desenvolvimento intelectual.

CRONOGRAMA
MESES ATIVIDADES
Março e Abril
Apresentação do projeto aos alunos.
História (Os três porquinhos)
Uso da S.T.E. : alfabeto
Sacolinha de leitura


Maio e Junho
Músicas variadas
Uso da S.T.E.
Momentos de leitura na sala de aula
Sacolinha de leitura


Agosto e Setembro
Lendas e parlendas
Uso da S.T.E..
Momentos de leitura
Sacolinha de Leitura

Outubro
Músicas e brincadeiras cantadas
Poesia (As borboletas).
Sacolinha de Leitura
Momentos de leitura

AVALIAÇÃO
Será feita de forma contínua, no decorrer do projeto.

*****
Professora: Florice Rodrigues Cruz Neis
Anos: 1º A e 1º B

METODOLOGIA
Biografia do autor Elias José com citação de algumas obras.
*Texto informativo sobre algumas obras do autor;
* Proporcionar semanalmente hora de leitura feita pela professora, utilizando textos variados e histórias infantis;
* Oportunizar o uso da Sala de Tecnologias com jogos diversificados de alfabetização e leituras no data show;
* Utilizar diariamente a Sacolinha de Leitura: Era uma vez..., onde a família lerá em casa o livro escolhido pela criança, que deverá contá-lo para os colegas na sala no dia seguinte;
* Dramatizar a poesia “A casa e seu dono”, para apresentar ao término do projeto para os demais alunos;
* Convidar coordenadoras e algumas pessoas da comunidade para contar histórias para os alunos;
* Organizar momentos para utilização da estante móvel de livros.
* Apresentação de diversas poesias do autor que serão trabalhadas conforme a discriminação que segue:
* Elaboração simplificada de relatório sobre o desenvolvimento do projeto.
Poesia: A casa e o seu dono
* Leitura individual e coletiva do cartaz com a poesia;
* Declamação e dramatização;
* Completar a poesia com as palavras do quadro;
* Roda de conversa;
* Questões orais;
* Pintar palavras que rimam e copiá-las;
* Ligar as figuras aos nomes;
* Nomes das figuras;
* Explorar as famílias silábicas da poesia;
* Descobrir as diferenças nas palavras;
* Escrever os nomes nos quadrinhos;
* Cruzadinha;
* Produção escrita de palavras e pequenas frases;
* Diferenças entre casas através de desenhos, recorte e colagem;
* Ilustrar a poesia;
* Produção de rimas orais e escritas ;
* Caça-palavras;
* Juntar sílabas formando palavras;
* Sala de Tecnologias: Trabalhar letras e palavras
* Ditado memorizado
Poesia: As Tias
* Leitura coletiva e individual do cartaz com a poesia;
* Declamação e dramatização;
* Identificar na poesia os nomes das tias e escrever no caderno os nomes próprios;
* Completar a poesia com palavras que faltam;
* Ligar palavras que rimam;
* Ilustrar a poesia;
* Caça palavras e escrever os nomes que encontrou;
* Reprodução da poesia através de desenhos;
* Contar as letras das palavras;
* Juntar as sílabas e escrever a palavra
* Escrever os nomes nos desenhos;
* Sequência oral da poesia;
* Ditado
* Sala de Tecnologias: Produção de palavras.
Poema: O Rodízio
*Leitura coletiva e individual do poema;
* Declamar e dramatizar o poema com gestos;
* Explorar a estrutura do texto: rimas, versos, estrofes e sonoridade;
* Escrever o nome dos animais utilizando o banco de palavras;
* Completar cruzadinha com palavras do poema;
* Escrever e pintar nome de animais do poema;
* Completar o quadro com letra antecessoras e sucessoras;
* Completar palavras com letras que faltam;
* Ordenar palavras formando nome de animais;
* Escrever palavras que rimam;
* Escrever palavras em ordem alfabética;
* Lista de animais de acordo com a legenda;
* Texto informativo: O bicho;
* Brincadeira: Imitação dos animais.
Poesia: Joaninha.
* Apresentar o cartaz com a poesia;
* Fazer a leitura individual e coletiva;
* Declamação e dramatização;
* Destacar e grifar palavras com NH (nh);
* Formação de palavras e frases;
* Ordenação de frases;
* Completar frases;
* Família silábica – nh;
* Leitura e interpretação de outro texto informativo do inseto joaninha;
* Cruzadinha e caça palavras;
* Desenho e pintura da joaninha;
* Pintar os encontros vocálicos nas palavras;
* Juntar sílabas e formar palavras;
* Descobrindo novas palavras;
* Nomes das figuras;
* Texto fatiado;
* Sala de Tecnologias: Produção de palavras.

CRONOGRAMA
MESES ATIVIDADES
Março, Abril e Maio
- Apresentação do projeto aos alunos.
- Vida e obras de Elias José.
- Trabalhar a poesia: A casa e o seu dono
- STE: Letras e palavras
- Hora de leitura
- Estante de livros
- Sacolinha de Leitura: Era uma vez...

Junho e Julho
- Trabalhar a poesia: As Tias
- STE: Produção de palavras
- Hora de leitura
- Estante de livros
- Sacolinha de Leitura: Era uma vez...

Agosto e Setembro
- Trabalhar a poesia: O Rodízio
STE: Atividades de leitura
- Hora de leitura
- Estante de livros
- Sacolinha de Leitura: Era uma vez...

Outubro e Novembro
- STE: Produção de palavras
- Hora de leitura
- Estante de livros
- Sacolinha de leitura: Era uma vez...
- Trabalhar a poesia: A Joaninha
- Preparação para o encerramento com a dramatização da poesia: As tias
- Atividade de encerramento do projeto
- Elaboração do relatório.

AVALIAÇÃO
É preciso, antes de tudo avaliar e valorizar os processos, os avanços e as conquistas dos alunos.
Neste projeto a avaliação constituirá um importante fator de crescimento mútuo, tanto do aluno quanto do professor e será feita através de observação diária, participação dos alunos e registro bimestral, atividades extraclasse, etc.

*****
PROFESSORA: Maria Alaíde Andrade Santana
Ano: 1º C
METODOLOGIA
Biografia do autor Elias José com citação de algumas obras.
* Texto informativo sobre algumas obras do autor;
* Proporcionar semanalmente hora de leitura feita pela professora, utilizando textos variados e histórias infantis;
* Oportunizar o uso da Sala de Tecnologias com jogos diversificados de alfabetização e leituras no data show;
* Utilizar diariamente a Sacolinha de Leitura: Era uma vez..., onde a família lerá em casa o livro escolhido pela criança, que deverá contá-lo para os colegas na sala no dia seguinte;
* Dramatizar a poesia “A casa e seu dono”, para apresentar ao término do projeto para os demais alunos;
* Convidar coordenadoras e algumas pessoas da comunidade para contar histórias para os alunos;
* Organizar momentos para utilização da estante móvel de livros.
* Apresentação de diversas poesias do autor que serão trabalhadas conforme a discriminação que segue:
* Elaboração simplificada de relatório sobre o desenvolvimento do projeto.
Poesia: A casa e o seu dono
* Leitura individual e coletiva do cartaz com a poesia;
* Declamação e dramatização;
* Completar a poesia com as palavras do quadro;
* Roda de conversa;
* Questões orais;
* Pintar palavras que rimam e copiá-las;
* Ligar as figuras aos nomes;
* Nomes das figuras;
* Explorar as famílias silábicas da poesia;
* Descobrir as diferenças nas palavras;
* Escrever os nomes nos quadrinhos;
* Cruzadinha;
* Produção escrita de palavras e pequenas frases;
* Diferenças entre casas através de desenhos, recorte e colagem;
* Ilustrar a poesia;
* Produção de rimas orais e escritas ;
* Caça-palavras;
* Juntar sílabas formando palavras;
* Sala de Tecnologias: Trabalhar letras e palavras
* Ditado memorizado
Poesia: As Tias
* Leitura coletiva e individual do cartaz com a poesia;
* Declamação e dramatização;
* Identificar na poesia os nomes das tias e escrever no caderno os nomes próprios;
* Completar a poesia com palavras que faltam;
* Ligar palavras que rimam;
* Ilustrar a poesia;
* Caça palavras e escrever os nomes que encontrou;
* Reprodução da poesia através de desenhos;
* Contar as letras das palavras;
* Juntar as sílabas e escrever a palavra
* Escrever os nomes nos desenhos;
* Sequência oral da poesia;
* Ditado
* Sala de Tecnologias: Produção de palavras.
Poema: O Rodízio
* Leitura coletiva e individual do poema;
* Declamar e dramatizar o poema com gestos;
* Explorar a estrutura do texto: rimas, versos, estrofes e sonoridade;
* Escrever o nome dos animais utilizando o banco de palavras;
* Completar cruzadinha com palavras do poema;
* Escrever e pintar nome de animais do poema;
* Completar o quadro com letra antecessoras e sucessoras;
* Completar palavras com letras que faltam;
* Ordenar palavras formando nome de animais;
* Escrever palavras que rimam;
* Escrever palavras em ordem alfabética;
* Lista de animais de acordo com a legenda;
* Texto informativo: O bicho;
* Brincadeira: Imitação dos animais.
Poesia: Joaninha.
* Apresentar o cartaz com a poesia;
* Fazer a leitura individual e coletiva;
* Declamação e dramatização;
* Destacar e grifar palavras com NH (nh);
* Formação de palavras e frases;
* Ordenação de frases;
* Completar frases;
* Família silábica – nh;
* Leitura e interpretação de outro texto informativo do inseto joaninha;
* Cruzadinha e caça palavras;
* Desenho e pintura da joaninha;
* Pintar os encontros vocálicos nas palavras;
* Juntar sílabas e formar palavras;
* Descobrindo novas palavras;
* Nomes das figuras;
* Texto fatiado;
* Sala de Tecnologias: Produção de palavras.

CRONOGRAMA
MESES ATIVIDADES
Março, Abril e Maio
- Apresentação do projeto aos alunos.
- Vida e obras de Elias José.
- Trabalhar a poesia: A casa e o seu dono
- STE: Letras e palavras
- Hora de leitura
- Estante de livros
- Sacolinha de Leitura: Era uma vez...

Junho e Julho
- Trabalhar a poesia: As Tias
- STE: Produção de palavras
- Hora de leitura
- Estante de livros
- Sacolinha de Leitura: Era uma vez...

Agosto e Setembro
- Trabalhar a poesia: O Rodízio
STE: Atividades de leitura
- Hora de leitura
- Estante de livros
- Sacolinha de Leitura: Era uma vez...

Outubro e Novembro
- STE: Produção de palavras
- Hora de leitura
- Estante de livros
- Sacolinha de leitura: Era uma vez...
- Trabalhar a poesia: A Joaninha
- Preparação para o encerramento com a dramatização da poesia: A casa e seu dono
- Atividade de encerramento do projeto
- Elaboração do relatório.

AVALIAÇÃO
É preciso, antes de tudo avaliar e valorizar os processos, os avanços e as conquistas dos alunos.
Neste projeto a avaliação constituirá um importante fator de crescimento mútuo, tanto do aluno quanto do professor e será feita através de observação diária, participação dos alunos e registro bimestral, atividades extraclasse, etc.

*****
Professora: Serlei Frozza
Ano: 2° A
METODOLOGIA
* Organizar Hora de Leitura quinzenalmente, onde os alunos escolhem o livro ou gibi e saem para fazer leitura no pátio, nos corredores, etc;
* Contação de histórias e leitura de textos e livros feita pela professora;
* Ao término do 1º semestre realizaremos a apresentação da música “O Pato”, durante a Hora Cultural;
* Vida e obra de Vinícius de Moraes, com dramatização;
* Texto informativo;
* Ao término do projeto será feito relatório de avaliação do mesmo;
* Trabalharemos diversas poesias, conforme o descrito abaixo:
Poesia: O pato
* Leitura e interpretação oral e escrita;
* Atividades na Sala de Tecnologias, tais como auto ditado, assistir história do pato;
* Cruzadinha – completar com as letras que faltam;
* Ligar figuras aos nomes;
*Formação de frases, observando a pontuação;
* Recortar e colar palavras que rimam;
* Junção e separação de sílabas;
* Numere as palavras conforme o desenho;
* Caça – palavras;
* Nomear desenhos;
* Circular palavras do texto que tenham a letra “p”;
* Texto em tiras;
* Ditado;
* Leitura individual e coletiva;
* Ilustração do texto;
Poesia: As borboletas
* Interpretação oral e escrita;
* As cores das borboletas na poesia;
* Atividade: acrescente o r e veja o que formou;
* Separar sílabas;
* Quantidade de letras nas palavras (oralidade);
* Formação de palavras e frases;
* Ortografia: br, cr, dr, fr, gr, pr, tr,vr;
* Banco de palavras;
* Ilustração da poesia;
* Texto fatiado;
* Leitura jogralizada;
* Cruzadinha;
* Dramatização da poesia;
Poesia: A casa
*Ilustrar o texto;
* Interpretação de múltipla escolha;
* Formação de frases, observando a pontuação;
* Auto ditado;
* Recortar diversos tipos de casa;
* Ortografia;
* Singular e plural;
* Completar as rimas;
* Escrever o nome de tudo o que tem na casa;
* Desenho da sua casa, nomeando os desenhos;
* Texto em tiras;
*Vida e obra de Cecília Meirelles
* Trabalhar algumas poesias da autora, conforme segue:
Poesia: As meninas
* Leitura e interpretação de texto;
* Completar com rimas;
* Caça palavras;
* Nomes próprios;
* Ordem alfabética;
* Ordenar palavras e sílabas;
* Formação de frases, observando os sinais de pontuação;
* Ilustração do texto;
* Ditado;
* Ortografia;
Poesia: Leilão de jardim
* Leitura;
* Interpretação do texto;
* Ilustração;
* Cores;
* Rimas;
* Nomear os desenhos;
* Recorte e colagem de palavras com m no final;
*Palavras com m antes de p e b;
* Formação de frases;
* Produção de texto;
 Ortografia.
CRONOGRAMA
Meses Atividades
Março e Abril 
- Vida e obra de Vinícius de Moraes
- Poesia: O pato
- Hora de leitura
- Contação de histórias

Maio, Junho e Julho 
- Poesia: As borboletas
- Poesia: A casa
- Hora de leitura
- Contação de histórias

Agosto, Setembro e Outubro 
- Vida e obra de Cecília Meirelles
- Poesia: As meninas
- Poesia: Leilão de jardim
- Hora de leitura
- Contação de histórias

Novembro - Hora de leitura
- Contação de histórias
- Relatório de avaliação do projeto e encerramento do mesmo.

AVALIAÇÃO
Todos os alunos serão avaliados conforme os seguintes critérios:
• Participação;
• Interesse;
• Trabalho em grupo.
Estas observações serão feitas no decorrer do projeto de forma continua e sistemática.

*****
Professora: Ada Marli Morales
Ano: 2° B
METODOLOGIA
*Organizar Hora de Leitura quinzenalmente, onde os alunos escolhem o livro ou gibi e saem para fazer leitura no pátio, nos corredores, etc;
* Contação de histórias e leitura de textos e livros feita pela professora;
* Ao término do 1º semestre realizaremos a apresentação da música “O Pato”, durante a Hora Cultural;
* Vida e obra de Vinícius de Moraes, com dramatização;
* Texto informativo;
* Ao término do projeto será feito relatório de avaliação do mesmo;
* Trabalharemos diversas poesias, conforme o descrito abaixo:
Poesia: O pato
* Leitura e interpretação oral e escrita;
*Atividades na Sala de Tecnologias, tais como auto ditado, assistir história do pato;
* Cruzadinha – completar com as letras que faltam;
* Ligar figuras aos nomes;
* Formação de frases, observando a pontuação;
* Recortar e colar palavras que rimam;
* Junção e separação de sílabas;
* Numere as palavras conforme o desenho;
* Caça – palavras;
* Nomear desenhos;
* Circular palavras do texto que tenham a letra “p”;
* Texto em tiras;
* Ditado;
* Leitura individual e coletiva;
* Ilustração do texto;
Poesia: As borboletas
* Interpretação oral e escrita;
* As cores das borboletas na poesia;
* Atividade: acrescente o r e veja o que formou;
* Separar sílabas;
* Quantidade de letras nas palavras (oralidade);
* Formação de palavras e frases;
* Ortografia: br, cr, dr, fr, gr, pr, tr,vr;
* Banco de palavras;
* Ilustração da poesia;
 *Texto fatiado;
*Leitura jogralizada;
*Cruzadinha;
* Dramatização da poesia;
Poesia: A casa
* Ilustrar o texto;
* Interpretação de múltipla escolha;
* Formação de frases, observando a pontuação;
* Auto ditado;
* Recortar diversos tipos de casa;
* Ortografia;
* Singular e plural;
* Completar as rimas;
* Escrever o nome de tudo o que tem na casa;
* Desenho da sua casa, nomeando os desenhos;
* Texto em tiras;
*Vida e obra de Cecília Meirelles
* Trabalhar algumas poesias da autora, conforme segue:
Poesia: As meninas
* Leitura e interpretação de texto;
* Completar com rimas;
* Caça palavras;
* Nomes próprios;
* Ordem alfabética;
* Ordenar palavras e sílabas;
* Formação de frases, observando os sinais de pontuação;
* Ilustração do texto;
*Ditado;
* Ortografia;
Poesia: Leilão de jardim
* Leitura;
* Interpretação do texto;
* Ilustração;
* Cores;
* Rimas;
* Nomear os desenhos;
* Recorte e colagem de palavras com m no final;
* Palavras com m antes de p e b;
* Formação de frases;
* Produção de texto;
* Ortografia.
CRONOGRAMA
Meses Atividades
Março e Abril 
- Vida e obra de Vinícius de Moraes
- Poesia: O pato
- Hora de leitura
- Contação de histórias

Maio, Junho e Julho 
- Poesia: As borboletas
- Poesia: A casa
- Hora de leitura
- Contação de histórias

Agosto, Setembro e Outubro 
- Vida e obra de Cecília Meirelles
- Poesia: As meninas
- Poesia: Leilão de jardim
- Hora de leitura
- Contação de histórias

Novembro
- Hora de leitura
- Contação de histórias
- Relatório de avaliação do projeto e encerramento do mesmo.

AVALIAÇÃO
Todos os alunos serão avaliados conforme os seguintes critérios:
• Participação;
• Interesse;
• Trabalho em grupo.
Estas observações serão feitas no decorrer do projeto de forma continua e sistemática.

*****
Professora: Nelci Terezinha Schwendler
Ano: 2° C
METODOLOGIA
*Organizar Hora de Leitura quinzenalmente, onde os alunos escolhem o livro ou gibi e saem para fazer leitura no pátio, nos corredores, etc;
* Contação de histórias e leitura de textos e livros feita pela professora;
* Vida e obra de Vinícius de Moraes, com dramatização;
* Texto informativo;
* Ao término do projeto será feito relatório de avaliação do mesmo;
* Trabalharemos diversas poesias, conforme o descrito abaixo:
Poesia: O pato
* Leitura e interpretação oral e escrita;
* Atividades na Sala de Tecnologias, tais como auto ditado, assistir história do pato;
* Cruzadinha – completar com as letras que faltam;
* Ligar figuras aos nomes;
* Formação de frases, observando a pontuação;
*Recortar e colar palavras que rimam;
* Junção e separação de sílabas;
* Numere as palavras conforme o desenho;
* Caça – palavras;
* Nomear desenhos;
* Circular palavras do texto que tenham a letra “p”;
* Texto em tiras;
* Ditado;
* Leitura individual e coletiva;
* Ilustração do texto;
Poesia: As borboletas
* Interpretação oral e escrita;
* As cores das borboletas na poesia;
* Atividade: acrescente o r e veja o que formou;
* Separar sílabas;
* Quantidade de letras nas palavras (oralidade);
* Formação de palavras e frases;
* Ortografia: br, cr, dr, fr, gr, pr, tr,vr;
* Banco de palavras;
* Ilustração da poesia;
* Texto fatiado;
* Leitura jogralizada;
* Cruzadinha;
* Dramatização da poesia;
Poesia: A casa
* Ilustrar o texto;
* Interpretação de múltipla escolha;
- Formação de frases, observando a pontuação;
* Auto ditado;
* Recortar diversos tipos de casa;
* Ortografia;
* Singular e plural;
* Completar as rimas;
* Escrever o nome de tudo o que tem na casa;
* Desenho da sua casa, nomeando os desenhos;
* Texto em tiras;
 Vida e obra de Cecília Meirelles
* Trabalhar algumas poesias da autora, conforme segue:
Poesia: As meninas
*Leitura e interpretação de texto;
* Completar com rimas;
* Caça palavras;
* Nomes próprios;
* Ordem alfabética;
* Ordenar palavras e sílabas;
* Formação de frases, observando os sinais de pontuação;
*Ilustração do texto;
* Ditado;
* Ortografia;
Poesia: Leilão de jardim
* Leitura;
* Interpretação do texto;
* Ilustração;
* Cores;
* Rimas;
* Nomear os desenhos;
* Recorte e colagem de palavras com m no final;
* Palavras com m antes de p e b;
* Formação de frases
* Produção de texto;
* Ortografia.
CRONOGRAMA
Meses Atividades
Março e Abril
 Vida e obra de Vinícius de Moraes
- Poesia: O pato
- Hora de leitura
- Contação de histórias

Maio, Junho e Julho 
- Poesia: As borboletas
- Poesia: A casa
- Hora de leitura
- Contação de histórias

Agosto, Setembro e Outubro 
- Vida e obra de Cecília Meirelles
- Poesia: As meninas
- Poesia: Leilão de jardim
- Hora de leitura
- Contação de histórias

Novembro 
- Hora de leitura
- Contação de histórias
- Relatório de avaliação do projeto e encerramento do mesmo.

AVALIAÇÃO
Todos os alunos serão avaliados conforme os seguintes critérios:
• Participação;
• Interesse;
• Trabalho em grupo.
Estas observações serão feitas no decorrer do projeto de forma continua e sistemática.

*****
Professora: Mara Célia Galdino Pires
Anos: 3º A e B
METODOLOGIA
O tema do projeto será “o Gibi”, com ênfase no escritor Maurício de Souza e seus personagens. No desenvolvimento serão realizadas as seguintes ações:
*Conversa informal explicando sobre o projeto;
V*isita a S.T.E. para pesquisa da vida e obra do escritor;
*Assistir ao filme “Cine Gibi” e ilustração sobre o mesmo;
* Bilhete aos pais falando sobre o projeto e solicitando que estimulem os folhos na leitura e, se possível, que adquiram gibis do autor pra as crianças;
*Após, faremos leitura dos gibis trazidos pelos alunos, complementando com os da escola, fazendo rodízio para troca de gibis;
* Narrativa de alguns alunos sobre os gibis que leram;
* Caça palavras com os personagens dos gibis;
* Interpretação de várias tirinhas retiradas de livros e atividades do Gestar;
* Formação de frases sobre os personagens e suas características;
* Exercícios de ortografia (l e r), com ênfase no personagem Cebolinha (transcrever as palavras corretamente);
* Caderno de leitura, com textos diversos e específicos sobre o tema do projeto.

CRONOGRAMA
MESES/ATIVIDADES
MARÇO 
• Biografia de Mauricio de Souza;
• Tirinhas - Mônica, Cebolinha, Cascão;
• Leitura dos gibis de Mauricio de Souza;

MAIO 
• Cruzadinhas;
• Tirinhas, com interpretação;
• Ordenação de frases;
• Leitura de gibis de Mauricio de Souza ;

JUNHO 
• Tirinhas, com interpretação;
• Leitura de gibis;
• Formação de frases com os personagens da turma da Mônica;

JULHO
• Tirinhas, com interpretação;
• Caça-palavras;
• Formação de frases;
• Leitura dos gibis de Mauricio de Souza;

AGOSTO 
• Tirinhas /crie a história em quadrinhos;
• Leitura do gibis;

SETEMBRO
 • Tirinhas, com interpretação;
• Leitura dos gibis;
• Caça-palavras dos personagens da turma da Mônica;

OUTUBRO
 • Leituras;
• Tirinhas, com interpretação;
• Tirinhas, crie a história;
• Filme da turma da Mônica com troca de conhecimento;
• Ilustração do filme em história em quadrinho.

NOVEMBRO
 • Leituras;
• Tirinhas, com interpretação;
• Tirinhas, crie a história em quadrinhos;
• STE - Caça-palavras e cruzadinhas.

AVALIAÇÃO
Será avaliado a criatividade, interesse e participação dos alunos com as atividades envolvendo os gibis, conteúdos trabalhos e demais atividades realizadas.

*****
Professora: Maria Hortência Barbosa de Alencar
Ano: 3° C
METODOLOGIA
* Organizar Hora de Leitura quinzenalmente, onde os alunos escolhem o livro ou gibi e saem para fazer leitura no pátio, nos corredores, etc;
* Contação de histórias e leitura de textos e livros feita pela professora;
* Apresentação de leitura, feita pela coordenadora, através de mímica;
* Elaboração de cartazes com a letra das poesias que serão trabalhadas;
* Uso de Sala de Tecnologias Educacionais para formação de frases e pequenos textos;
* Vida e obra de Vinícius de Moraes;
* Texto informativo;
- Trabalhar diversas poesias, conforme descrito abaixo:
Poesia: A porta
*Leitura e interpretação oral e escrita;
* Atividades na Sala de Tecnologia;
* Cruzadinha – completar com as letras que faltam;
* Ligar figuras aos nomes;
*Formação de frases
* Junção e separação de sílabas;
* Recorte, colagem de palavras com ar, er, ir, or, ur;
* Aumentativo e diminutivo;
* Numerar as palavras conforme o desenho;
* Caça – palavras;
*Nomear desenhos
*Ditado e autoditado;
*Texto falado;
*Ilustração;
Poesia: O gato
* Interpretação oral e escrita;
* Produção de texto;
* Masculino e feminino;
* Separar sílabas;
* Quantidade de letras nas palavras (oralidade);
* Formação de palavras e frases;
* Ortografia: br, cr, dr, fr, gr, pr, tr,vr;
* Banco de palavras;
* Ilustração da poesia;
* Texto fatiado;
* Uso do dicionário
*Poesia: O girassol
*Ilustrar o texto;
* Interpretação de múltipla escolha;
* Formação de frases;
* Auto ditado;
* Recortar diversas palavras com ss e al, el, il, ol, ul;
* Ortografia;
* Singular e plural;
* Completar as rimas;
* Escrever o nome de tudo o que tem na casa;
* Desenho da sua casa;
* Nomear desenhos;
 Vida e obra de Cecília Meirelles
* Trabalhar poesias desta autora, conforme segue:
Poesia: Sonhos de menina
* Leitura e interpretação de texto;
* Completar com rimas;
* Caça palavras;
* Nomes próprios;
* Ordem alfabética;
* Ordenar palavras e sílabas;
* Formação de frases;
* Ilustração;
*Ditado;
* Recorte e colagem de palavras com nh;
* Ortografia;
Poesia: Canção de outono
* Leitura e interpretação do texto;
* Ilustração;
* Cores;
* Rimas;
* Nomear os desenhos;
* Recorte e colagem de palavras com m no final;
* Palavras com m antes de p e b;
* Formação de frases
*Produção de texto;
*Ortografia.

CRONOGRAMA
Meses Atividades
Abril
- Vida e obra de Vinícius de Moraes, com texto informativo, retrato e biografia

Maio, Junho e Julho
- Poesia: A porta
- Poesia: O gato
- Poesia: O girassol

Agosto, Setembro e Outubro
- Vida e obra de Cecília Meirelles
- Poesia: Sonhos de menina
- Poesia: Canção de outono

Novembro
- Encerramento do projeto com dramatização da poesia Canção de Outono de Cecília Meireles


AVALIAÇÃO

Todos os alunos serão avaliados conforme os seguintes critérios:
• Participação;
• Interesse;
• Trabalho em grupo.
Estas observações serão feitas no decorrer do projeto de forma contínua e sistemática.

*****
Professora: Joleandra Ferreira Silva
Anos: 3º D
METODOLOGIA
O tema do projeto será “o Gibi”, com ênfase no escritor Maurício de Souza e seus personagens. No desenvolvimento serão realizadas as seguintes ações:
*Conversa informal explicando sobre o projeto;
* Visita a S.T.E. para pesquisa da vida e obra do escritor;
* Assistir ao filme “Cine Gibi” e ilustração sobre o mesmo;
* Bilhete aos pais falando sobre o projeto e solicitando que estimulem os folhos na leitura e, se possível, que adquiram gibis do autor pra as crianças;
* Após, faremos leitura dos gibis trazidos pelos alunos, complementando com os da escola, fazendo rodízio para troca de gibis;
* Narrativa de alguns alunos sobre os gibis que leram;
* Caça palavras com os personagens dos gibis;
* Interpretação de várias tirinhas retiradas de livros e atividades do Gestar;
* Formação de frases sobre os personagens e suas características;
* Exercícios de ortografia (l e r), com ênfase no personagem Cebolinha (transcrever as palavras corretamente);
* Caderno de leitura, com textos diversos e específicos sobre o tema do projeto

CRONOGRAMA
MESES/ ATIVIDADES
MARÇO 
• Biografia de Mauricio de Souza;
• Tirinhas - Mônica, Cebolinha, Cascão;
• Leitura dos gibis de Mauricio de Souza;

MAIO
 • Cruzadinhas;
• Tirinhas, com interpretação;
• Ordenação de frases;
• Leitura de gibis de Mauricio de Souza ;

JUNHO 
• Tirinhas, com interpretação;
• Leitura de gibis;
• Formação de frases com os personagens da turma da Mônica;

JULHO
• Tirinhas, com interpretação;
• Caça-palavras;
• Formação de frases;
• Leitura dos gibis de Mauricio de Souza;

AGOSTO 
• Tirinhas /crie a história em quadrinhos;
• Leitura do gibis;

SETEMBRO 
• Tirinhas, com interpretação;
• Leitura dos gibis;
• Caça-palavras dos personagens da turma da Mônica;

OUTUBRO
 • Leituras;
• Tirinhas, com interpretação;
• Tirinhas, crie a história;
• Filme da turma da Mônica com troca de conhecimento;
• Ilustração do filme em história em quadrinho.

NOVEMBRO 
• Leituras;
• Tirinhas, com interpretação;
• Tirinhas, crie a história em quadrinhos;
• STE - Caça-palavras e cruzadinhas.

AVALIAÇÃO

Será avaliado a criatividade, interesse e participação dos alunos com as atividades envolvendo os gibis, conteúdos trabalhos e demais atividades realizadas.

*****
Professora: Fanny Silva Valdez
Turma: 4°A
METODOLOGIA
*Leitura silenciosa, ora individual e em grande grupo, enfatizando a riqueza de conhecimentos que são adquiridos através da leitura, o valor da mesma no nosso dia-a-dia (mensagens implícitas);
 *Questionamentos sobre a leitura realizada, reconhecendo o tema central (tipologia textual) e, nas narrativas, os elementos que constituem a mesma;
*Interpretação e análise de textos e imagens, levando o aluno a mostrar que entendeu o enunciado e estimulá-lo a dar suas opiniões nas mais diversas situações criadas a partir do texto lido;
* Elaboração de textos a partir de leituras sobre o assunto, observando os critérios estabelecidos (narrativo, descritivos, poéticos, acróstico, paráfrase, etc). Dependendo das características de cada composição, empregando ortografia correta e legível, usando criatividade e autonomia e sequencia lógica;
*Pesquisa na Sala de Tecnologia e analise textual e produção de resumo;
* Reescrita de texto (informativo, dissertativo, narrativo, noticiário) e leitura feita observando os elementos que constituem os mesmos;
* Roda da leitura, recontando a história, jogo da caixinha de surpresa com questões referentes ao tema em estudo;
* Relato de episódios vividos pelos alunos;
* Leitura e releitura de textos utilizando o data show;
* Elaboração de histórias em quadrinhos, a partir de imagens e recorte de balões impressos;
* Quinzenalmente e semanalmente serão oferecidos aos alunos obras literárias do acervo escolar, ficando a cargo da coordenação o controle da retirada e devolução;
* Confeccionar cadernos para exposição das produções utilizando a linguagem verbal e não-verbal;
* Leitura e análise interpretativa de gravuras e confecção de legendas;
* Produções de variadas tipologias textuais;
* Dramatização de fábulas utilizando fantasias;
* Escrita de bilhetes e troca dos mesmos entre os colegas;
* Exposição dos cadernos elaborados com diversos tipos de textos a partir de uma mesma história.

CRONOGRAMA
Março
Seleção de textos
Leitura/ Interpretação Produção/ Reescrita de textos Roda da leitura Pesquisas

Maio
História em quadrinhos

Junho
Dramatizações

Agosto
Troca de livros

Setembro /  Outubro / Novembro
Cadernos e exposições


AVALIAÇÃO

A avaliação deverá acontecer de uma forma contínua e sistemática, durante a realização do projeto e serão utilizados instrumentos e estratégias variadas sendo aplicados em vários momentos do processo educativo.

 *****
Professora: Ana Lúcia Gonzaga Pereira dos Santos
Ano: 4º Turmas: B e C
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Despertar para a sequência lógica dos fatos e o prazer pela leitura;
* Relacionar os ingredientes necessários para fazer uma feijoada;
* Criar um convite para o casamento, trabalhando a estrutura desse tipo de texto;
* Estimular a análise lingüística, usando o próprio texto para sanar as dificuldades de escrita;
* Comparar textos reconhecendo a estrutura do texto poético e em prosa;
* Reescrever o texto já explorado mediante a leitura;
* Estimular a leitura crítica e criativa;
* Ler com entonação adequada, fluência, gestos e expressões;
* Conhecer as características dos textos narrativos ficcionais: fábulas e contos; textos epistolares, instrucionais e poéticos;
* Identificar, no texto narrativo ficcional, o narrador e o foco narrativo;
* Identificar o discurso do narrador e o discurso dos personagens;
* Desenvolver a expressão corporal através da música;
* Compreender as leituras infanto-juvenis como oportunidades ímpares de conhecimento de mundo não só de fantasia, mas também da realidade do dia-a-dia dos homens e mulheres em sociedade e em relação com os outros e com a natureza;
* Reconhecer as características das fábulas e da narrativa poética;
* Aperfeiçoar-se quanto à produção de texto em geral;
*Demonstrar segurança no emprego da língua, evidenciando isso, através da escrita com correção gramatical, ortográfica, pontuação, textualidade e clareza;
* Valorizar a leitura como fonte de prazer;
* Ver e ouvir histórias dramatizadas pela professora e pelos alunos;
* Promover integrações significativas entre os alunos nas atividades de leitura;
* Estimular e desenvolver o gosto pela música e dança da cultura populacional;
* Familiarizar os alunos com o acervo de livros, reconhecendo autores, ilustradores, coleções, tipos de livros e ampliando seu conhecimento sobre esse universo.

METODOLOGIA
Para elaboração do projeto optamos pela pesquisa bibliográfica considerando que os materiais científicos fornecem subsídios para um embasamento teórico, fornecendo a aquisição de conhecimentos abrangentes e possibilitando acesso um maior número possível de informações sobre estratégia de leitura e produção de texto; priorizando três momentos: informação, imaginação e entretenimento. [...] os textos, enquanto unidades comunicativas manifestam diferentes intenções do emissor: procuram informar, vencer, seduzir, entreter, sugerir estados de ânimo, etc. (KAUFMAN, 1995, p 13).
Para isso, os seguintes procedimentos serão adotados:
* Avaliação do conhecimento prévio do aluno estimulando a expressão oral;
* Utilização da STE para uma videoaula com slide-show ou projetor de vídeo: Dona Baratinha e outras versões,;
* Músicas de vários estados e cultura;
 *Utilização de CD com as histórias e músicas em versão áudio: A assembleia dos ratos, A cigarra e a formiga; A lebre e a tartaruga; A raposa e as uvas; O burro e a pele de leão; A galinha dos ovos de ouro; A raposa e o galo; O corvo que quis imitar a águia; O leão e o camundongo e O rato do campo e o rato da cidade – Atividades interativas;
*Produção de texto coletivo e individual;
* Atividades que envolvem questionamento, reflexões, análises, pesquisas, interpretações, debates e trabalho em grupo;
* Apresentação em slide de várias versões do teatro “O casamento da Dona Baratinha”.
* Apresentação do teatro “O casamento da Dona Baratinha”;
* Participação de momentos de leitura livre;
* Conversas na rodinha da leitura;
* Socialização das leituras realizadas;
* Reconto;
* Apresentação do projeto “Ler é um Prazer!”;
* Relatório elaborado pelos educandos sobre o projeto executado na escola.

CRONOGRAMA
ATIVIDADES


Apresentação do projeto aos alunos

Leitura, interpretação e produção de texto

Análise Linguística

Slides, com várias versões do teatro “O casamento da Dona Baratinha”. (STE)

Músicas

Leitura Livre 

Utilização de CD com as histórias (fábulas) e músicas em versão áudio

Videoaula

Avaliação e atividades de encerramento do projeto “Ler é um Prazer!”


As atividades serão realizadas em horário regular nas aulas de Língua Portuguesa e não finalizam no mês de outubro, pois algumas atividades devem ser contempladas até o final do ano letivo com adequações para melhor aprendizagem; bem como a produção textual, que é prioridade nesse projeto.

AVALIAÇÃO
Os critérios de avaliação são levados em consideração dois aspectos fundamentais: avaliação da aprendizagem dos alunos a partir dos objetivos estabelecidos no plano de curso e avaliação do ensino do professor, a partir das respostas dos alunos. Dessa forma, a avaliação contribui não só para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem, mas também para a conscientização e reflexão profunda sobre as habilidades que não foram desenvolvidas, ou seja, que precisamos desenvolver.

Nesse panorama, as atividades escritas, os testes e as provas representam não apenas uma medida classificatória, mas principalmente uma forma de sensibilizar o aluno de suas necessidades, dificuldade e crescimento. É para o educador, ferramenta importante que implicará reflexo quanto à prática pedagógica intervindo para garantir a aprendizagem dos alunos.

*****
Professora: Luciana Martins da Silva Rodrigues
Anos envolvidos: 6º A/B e 8º A
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Ler diversos gêneros textuais com entonação, ritmo e pontuação adequados;
* Estimular a leitura e a produção por prazer;
* Contribuir para que o educando desenvolva habilidade de concentrar-se para receber mensagens e passá-las de forma eficiente;
* Oportunizar a capacidade de interpretação e produção de textos verbais e não-verbais, bem como analisar mensagens;
* Identificar os diferentes tipos de composição: descrição, narração e dissertação;
* Oportunizar ao aluno produzir textos coerentes;
* Proporcionar a desinibição de expressão e produção textual;
* Compreender, interpretar e expor produções diversificadas;
* Vivenciar atitudes de respeito diante das obras e produções diversificadas;
* Promover a inserção das mídias tecnológicas nas atividades propostas;
* Recontar textos narrativos e poéticos através da linguagem verbal e não-verbal;
* Conhecer e colocar em prática as novas regras gramaticais.

METODOLOGIA
6º ano – Turmas: A/B
* Apresentação de gêneros diferentes para a leitura livre e prazerosa;
* Motivação à leitura silenciosa, ora individual, ora coletiva enfatizando a riqueza de conhecimentos que são adquiridos através da leitura e o valor da mesma no nosso dia-a-dia;
* Questionamento sobre a leitura realizada reconhecendo o tema central e, nas narrativas e poéticas, os elementos que constituem as mesmas;
* Interpretação e análise de textos e imagens, levando o aluno ao acúmulo de ideias para possíveis produções;
* Reprodução de poesias trabalhadas e sugeridas com rimas em desenhos e explicação aos colegas;
* Produção de textos narrativos e principalmente poéticos seguindo sua estrutura;
* Exposição dos textos produzidos através de leitura na aula de leitura;
* Reescrita dos textos produzidos empregando a ortografia correta legível, usando criatividade, autonomia e sequência lógica;
* Reprodução de poesias ( temas variados) organizadas em slides, fazendo uso da Sala de Tecnologia;
* Apresentação dos trabalhos (Slides poéticos) na Sala de Tecnologia para os colegas e professora.

METODOLOGIA
8º ano – Turma: A
*Apresentação de gêneros diferentes para a leitura livre e prazerosa;
* Motivação à leitura silenciosa, ora individual, ora coletiva enfatizando a riqueza de conhecimentos que são adquiridos através da leitura e o valor da mesma no nosso dia-a-dia;
* Questionamento sobre a leitura realizada reconhecendo o tema central e, nas narrativas e poéticas, os elementos que constituem as mesmas;
* Interpretação e análise de textos e imagens, levando o aluno ao acúmulo de ideias para possíveis produções;
* Reprodução de poesias trabalhadas e sugeridas com rimas em desenhos e explicação aos colegas;
* Produção de textos poéticos e principalmente narrativos seguindo sua estrutura;
* Exposição dos textos produzidos através de leitura na aula de leitura;
* Reescrita dos textos produzidos empregando a ortografia correta, legível, usando criatividade, autonomia e sequência lógica;
* Reprodução de textos narrativos (temas variados) organizadas em slides, fazendo uso da Sala de Tecnologia;
* Apresentação dos trabalhos (Slides narrativos) na Sala de Tecnologia para os colegas e professora.

CRONOGRAMA
MESES ATIVIDADES

Março 
Leitura, conceito e exemplificação de textos poéticos e narrativos;

Abril 
Leitura e interpretação dos gêneros textuais trabalhados;

Maio 
Leitura e reprodução em desenhos dos textos variados e escolhidos;

Junho
 Produção em dupla de poesias e textos narrativos e leitura;

Julho
 Leitura de textos em livros diversos;

Agosto 
Continuação de produção textual e reestruturação dos mesmos;

Setembro 
Produção de slides na Sala de Tecnologia;

Outubro
 Apresentação dos trabalhos realizados envolvendo a produção e a leitura;

Novembro
 Leitura livre envolvendo gibis, revistas, jornais, textos do livro didático e outros.

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de registros no desenvolvimento das habilidades, da participação e do interesse do aluno durante a execução do trabalho, tendo como enfoque:
• Leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e também para revisar, estudar e escrever;
• Organização da estrutura textual – mudança de parágrafos, coesão, coerência, clareza, argumentos e progressão de idéias;
• Reconhecimento da tipologia textual;
• Produção textual e adequação ao tema proposto;
• Comportamento respeitoso e solidário com todos da comunidade escolar;
• Empenho ao executar as ações do projeto.

*****

Professora: Inayá Uyara Carlino Sichinel
Disciplina: Língua Portuguesa
Anos 7º A/B e 9º A
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Estimular a leitura prazerosa;
* Ler textos diversos com ritmo, entonação e pontuação adequados;
* Estimular a capacidade do aluno de emitir opiniões autônomas sobre as informações contidas nos textos lidos
* Contribuir para que o educando desenvolva habilidade de concentrar-se para receber mensagens orais de forma eficiente;
*Oportunizar a capacidade de interpretar textos verbais, não-verbais e analisar mensagens implícitas e explícitas;
*Identificar os diversos tipos de composição – descrição, narração e dissertação;
* Diferenciar textos poéticos e em prosa;
*Oportunizar ao aluno produzir textos coerentes;
* Reescrever textos observando os critérios estabelecidos;
* Proporcionar a desibinição de expressão e produção textual;
* Compreender, interpretar e expor produções artísticas diversificadas;
* Vivenciar atitudes de respeito diante das obras e produções diferenciadas;
* Fomentar atividades coletivas que estimulem a cooperação, a solidariedade e o respeito a opiniões diversas.
* Promover a inserção das mídias tecnológicas nas atividades propostas;
*Promover a interdisciplinaridade – Língua Portuguesa e Artes;
*Recontar textos narrativos através da linguagem verbal e/ou não-verbal;
*Aprimorar a sensibilidade e o trato respeitoso nas relações sociais;
* Conhecer e colocar em prática as novas regras gramaticais.

METODOLOGIA
*Leitura silenciosa, ora individual e em grande grupo, enfatizando a riqueza de conhecimentos que são adquiridos através da leitura e o valor da mesma no nosso dia-a-dia (mensagens implícitas);
*Questionamento sobre a leitura realizada, reconhecendo o tema central (tipologia textual) e, nas narrativas, os elementos que constituem a mesma;
* Interpretação e análise de textos e imagens, levando o aluno a mostrar que entendeu o enunciado e estimulá-lo a dar suas opiniões nas mais diversas situações criadas a partir do texto lido;
* Leitura e análise de cartas formais e pessoais;
* Produção coletiva e individual de cartas;
* Elaboração de textos a partir de leituras feitas sobre o assunto, observando os critérios estabelecidos (narrativo, descritivo, poético, paráfrase, paródia etc.) dependendo das características de cada composição, empregando ortografia correta e legível, usando criatividade, autonomia e sequência lógica;
* Pesquisa na Sala de Tecnologias para análises textuais e produção de resumo, relatórios;
* Reescrita de textos (informativos, dissertativos, narrativos, noticiário) e leitura feita observando os elementos que constituem os mesmos;
*Formação de círculos e atividades sobre os mais diversos assuntos e atividades recreativas (roda de conhecimento, hora de leitura, recontando a história e jogos com trilhas sobre vários temas);
* Reconhecimento da intertextualidade nos textos;
* Relato de episódios vividos pelos alunos e reescrita de textos;
* Leitura e releitura de textos utilizando o data-show;
*Quinzenalmente serão oferecidas aos alunos obras literárias do acervo escolar para execução de leituras na escola (roda de leitura) e em casa;
* Leitura e análise interpretativa de gravuras, gráficos, mapas, legendas, etc.;
* Produção de textos poéticos seguindo sua estrutura;
*Leitura diária de textos que promovam reflexão – Livros: As mais belas Parábolas de todos os tempos e Minutos de Sabedoria.

Metodologia específica para Produção Poética

Verbal e Não-Verbal
Interdisciplinar
(Artes/Língua Portuguesa)
* Explanação oral do conteúdo – Poesia;
* Análise interpretativa de poemas de autores e temáticas diversas;
*Leitura de livros poéticos;

• Brincadeira da Peneira / Batata Quente – para estimular a desibinição oral dos alunos;

• Questionamento sobre a diversidade de temas para criação poética;

• Orientação dos elementos que compõem o texto poético;

• Exibição do filme – Fica comigo esta noite;

• Produção e correção de textos poéticos

CRONOGRAMA


 Março
Leitura e análise textual

Abril 
Produção de cartas

Maio 
Seleção de textos Roda do Conhecimento

 Junho / Julho
Produção de textos verbais e não verbais

Agosto / Setembro/ Outubro
Pesquisas

 Novembro
Explanações Hora da leitura Hora do cine


AVALIAÇÃO


Os alunos serão avaliados a partir dos textos elaborados, pela leitura, pela escrita e reescrita de textos, pela interpretação de textos, gráficos, gravuras, síntese textual e pela dramatização levando em consideração a criatividade e seu desempenho, acompanhando os seguintes aspectos:
• Adequação ao tema;
• Adequação à destinação e ao suporte textual;
• Organização da estrutura textual – mudança de parágrafos, coesão, coerência, clareza, progressão de idéias, etc.;
• Pertinência das idéias, informações, argumentos, etc.;
• Empenho ao executar o projeto;
• Avanços observáveis em relação a trabalhos anteriores ou em relação a uma versão anterior do trabalho que está sendo avaliado;
• Comportamento respeitoso e solidário com todos os integrantes da comunidade escolar.


*****
Coordenadora: Ivete Villetti Brito
Anos envolvidos: 3º A, B, C, D e 6º ao 9º
Conteúdos: Alfabetização e letramento.
OBJETIVO ESPECÍFICO
O projeto visa o incentivo à leitura com ações que apóiam o acesso ao mundo da literatura, possibilitando a interação com a cultura e a escrita por parte dos coordenadores, professores, alunos e comunidade, desenvolvendo assim as suas competências leitoras.

PROCEDIMENTOS COORDENAÇÃO E PROFESSORES
- Realizar reunião com professores, para discussão do projeto;
- Pesquisar autores e obras mais apropriados para cada faixa etária;
- Sugerir que escolham em conjunto os livros que deverão ser lidos para e pelas crianças;
- Orientar o planejamento, enfocando a leitura como atividade cotidiana no ambiente escolar;
- Orientar os professores na organização da sala para o momento de leitura;
- Auxiliar e orientar os alunos na retirada de livros;
- Incentivar, apoiar e orientar o planejamento em rodas de leituras em diversos ambientes da escola;
- Confeccionar e entregar fichas de leitura para os alunos com dificuldade;
- Planejar reuniões pedagógicas para troca de ideias sobre o projeto em desenvolvimento;
- Incentivar o professor a levar a biblioteca ambulante e a caixa contendo os gibis para a sala de aula para a realização semanal do momento de leitura, realizando acompanhamento para real cumprimento desta ação;
- Organizar e acompanhar reunião para orientação aos pais sobre a rotina de estudo em casa, estimulando-os a incentivarem seus filhos a lerem diariamente;
- Auxiliar os professores na escolha, preparação e ensaio das apresentações para o encerramento do projeto;
- Participar do momento cultural como organizadora e apresentadora.

PROCEDIMENTOS COORDENAÇÃO COM ALUNOS
- Momentos de leitura e atividades lúdicas aplicadas aos alunos, juntamente com professora;
- Realização de atividades diferenciadas para alunos com dificuldades;
- Avaliação individual de alunos trimestralmente, observando seu progresso na leitura e escrita;
- Hora da história nas salas em que os alunos têm dificuldade de concentração, utilizando acessórios que despertem a atenção, como peruca, avental, sacolinha de contos, fantoche, etc.;
- Elaborar e aplicar maratonas de Língua Portuguesa com vários gêneros textuais, com o intuito de analisar o nível de interpretação dos alunos;
- No final do segundo semestre serão feitas apresentações culturais relacionadas aos autores em estudo, integrando alunos e a comunidade escolar.

CRONOGRAMA / AÇÕES

Reuniões com professores para definir e discutir o projeto
Elaboração do projeto juntamente com os professores
Sugestões de atividades para o projeto
Levantamento dos alunos com dificuldades

Orientação pedagógica

Reunião para orientação aos pais sobre a rotina de estudo em casa
Momento da leitura e atividades lúdicas

Conselho de Classe com os professores

Apresentação cultural


AVALIAÇÃO


Diagnosticar avanços e entraves, para intervir, agir, problematizando, interferindo e redefinindo os novos caminhos da leitura.


*****
Coordenadora: Suzana Marques de Oliveira Ortega
Anos envolvidos: Educação Infantil, 1ºA, B C e 2ºA
Conteúdos: Alfabetização e letramento.
OBJETIVO ESPECÍFICO
O projeto visa o incentivo à leitura com ações que apóiam o acesso ao mundo da literatura, possibilitando a interação com a cultura e a escrita por parte dos coordenadores, professores, alunos e comunidade, desenvolvendo assim as suas competências leitoras.

PROCEDIMENTOS COORDENAÇÃO E PROFESSORES
- Realizar reunião com professores, para discussão do projeto;
- Pesquisar autores e obras mais apropriados para cada faixa etária;
- Sugerir que escolham em conjunto as poesias que deverão ser lidas para e pelas crianças;
- Orientar o planejamento, enfocando a leitura como atividade cotidiana no ambiente escolar;
- Orientar os professores na organização da sala para o momento de leitura;
- Auxiliar e orientar os alunos na retirada de livros;
- Incentivar, apoiar e orientar o planejamento em rodas de leituras;
- Confeccionar e entregar fichas de leitura para os alunos com dificuldade;
- Planejar reuniões pedagógicas para troca de ideias sobre o projeto em desenvolvimento;
- Incentivar o professor a levar a biblioteca ambulante e a caixa contendo os gibis para a sala de aula para a realização de leitura, realizando acompanhamento para real cumprimento desta ação;
- Organizar e acompanhar reunião para orientação aos pais sobre a rotina de estudo em casa, estimulando-os a incentivarem seus filhos a lerem diariamente;
- Auxiliar os professores na escolha, preparação e ensaio das apresentações para o encerramento do projeto;
- Participar do momento cultural como organizadora e algumas vezes apresentadora.
- Elaborar e aplicar atividades extras para alunos com dificuldades (caderno de reforço).

PROCEDIMENTOS COORDENAÇÃO COM ALUNOS
- Momentos de leitura e atividades lúdicas aplicadas aos alunos, juntamente com professora;
- Oportunizar momentos para os alunos questionem a história contada;
- Realização de atividades diferenciadas para alunos com dificuldades;
- Avaliação individual de alunos trimestralmente, observando seu progresso na leitura e escrita;
- Hora da história nas salas em que os alunos tem dificuldade de concentração, utilizando acessórios que despertem atenção, como sacolinha de contos, etc.;
- No final do segundo semestre serão feitas apresentações culturais relacionadas com os autores em estudo, integrando alunos e a comunidade escolar.

CRONOGRAMA /AÇÕES

Reuniões com professores para definir e discutir o projeto
Elaboração do projeto juntamente com os professores


Sugestões de atividades para o projeto

Levantamento dos alunos com dificuldades

Orientação pedagógica

Reunião para orientação aos pais sobre a rotina de estudo em casa
Momento da leitura e atividades lúdicas
Conselho de Classe com os professores

Apresentação cultural


AVALIAÇÃO
Diagnosticar avanços e entraves, para intervir, agir, problematizando, interferindo e redefinindo os novos caminhos da leitura.


*****
Coordenadora: Edite Inês Baungaertner Schmidt
Anos envolvidos: 2º B,C, 4º A,B,C e 5º A,B,C.
Conteúdos: Alfabetização e letramento.
OBJETIVO ESPECÍFICO
O projeto visa o incentivo à leitura com ações que apóiam o acesso ao mundo da literatura, possibilitando a interação com a cultura e a escrita por parte dos coordenadores, professores, alunos e comunidade, desenvolvendo assim as suas competências leitoras.

PROCEDIMENTOS COORDENAÇÃO E PROFESSORES
- Realizar reunião com professores, para discussão do projeto;
- Pesquisar autores e obras mais apropriados para cada faixa etária;
- Sugerir que escolham em conjunto as poesias que deverão ser lidas para e pelas crianças;
- Orientar o planejamento, enfocando a leitura como atividade cotidiana no ambiente escolar;
- Orientar os professores na organização da sala para o momento de leitura;
- Auxiliar e orientar os alunos na retirada de livros, que farão a leitura quinzenalmente e em seguida semanalmente;
- Incentivar, apoiar e orientar o planejamento em rodas de leituras;
- Confeccionar e entregar fichas de leitura para os alunos com dificuldade;
- Planejar reuniões pedagógicas para troca de ideias sobre o projeto em desenvolvimento;
- Incentivar o professor a levar a biblioteca ambulante e a caixa contendo os gibis para a sala de aula para a realização de leitura, realizando acompanhamento para real cumprimento desta ação;
- Organizar e acompanhar reunião para orientação aos pais sobre a rotina de estudo em casa, estimulando-os a incentivarem seus filhos a lerem diariamente;
- Auxiliar os professores na escolha, preparação e ensaio das apresentações para o encerramento do projeto;
- Participar do momento cultural como organizadora algumas vezes apresentadora;
- Planejar e incentivar a realização de atividades extras pelos alunos com dificuldade.

PROCEDIMENTOS COORDENAÇÃO COM ALUNOS
- Momentos de leitura e atividades lúdicas aplicadas aos alunos, juntamente com professora;
- Realização de atividades diferenciadas para alunos com dificuldades;
- Avaliação individual de alunos trimestralmente, observando seu progresso na leitura e escrita;
- Hora da história nas salas em que os alunos tem dificuldade de concentração, fazendo questionamento oral sobre a história lida.;
- No final do segundo semestre serão feitas apresentações culturais relacionadas com os autores em estudo, integrando alunos e a comunidade escolar.


CRONOGRAMA / AÇÕES

Reuniões com professores para definir e discutir o projeto

Elaboração do projeto juntamente com os professores


Sugestões de atividades para o projeto
Levantamento dos alunos com dificuldades

Orientação pedagógica

Reunião para orientação aos pais sobre a rotina de estudo em casa
Momento da leitura e atividades lúdicas

Conselho de Classe com os professores

Apresentação cultural


AVALIAÇÃO

Diagnosticar avanços e entraves, para intervir, agir, problematizando, interferindo e redefinindo os novos caminhos da leitura.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. São Paulo: Scipione, 2000.
ALVES, Rubem. Ao professor, com o meu carinho. Campinas, S.P: Verus Editora, 2004.
CAGLIARI, Luis Carlos . Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Scipione. 1994. (Série Pensamento e Ação no Magistério).
CHALITA, Gabriel. Educação. A solução está no afeto. 8ª Ed. São Paulo: Editora Gente, 2001.
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis, R. J: Vozes, 2007.
GAGLIARDI, Eliana; AMARAL, Heloisa. Pontos de Vista. São Paulo: Editora Peirópolis, 2004.
CARVALHO, Silvia Carmen; BARALDI, Maria da Graça. Contruindo a Escrita. Ática.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: teoria e prática. São Paulo. Ática, 2003.
FRANSCOLLA, Anna ; FÉR, Aracy Santos; PAES, Naura Silveira. Lendo e Interferindo. São Paulo: Editora Moderna, 1999.
KAUFMAN, A. M. e RODRIGUES, M. H., Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LAJOLO, Marisa. Literatura: Leitores e Leitura. São Paulo, Ática, 2001
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Língua Portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: 1997.
PARREIRA, Glaucia;CAMPOS, Tathiana; LIMA Vera. Alfabetização Lúdica “Era uma vez”... Editora ARANDA CULTURAL.
PROGRAMA DE GESTÃO ESCOLAR GESTAR, TP4, BRASÍLIA, 2002.
PROGRAMA DE GESTÃO ESCOLAR GESTAR, TP6, BRASÍLIA, 2002.
REVISTA DO PROFESSOR. Porto Alegre. 2002
REVISTA NOVA ESCOLA, mês: março/2002.
ProInfo: Projetos e Ambientes Inovadores/ Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.
SALTO PARA O FUTURO; Ensino Fundamental , Volume 02; Série de Estudos a Distância, Arcerp, 1999; MEC/Brasília – DF.
SOLÉ, Isabel; SCHILING, Cláudia; Estratégias de leitura, tradução. 6ª edição. Porto Alegre, Artmed, 1998.
ZÓBOLI, Graziella. Práticas de Ensino: Subsídios para a atividade docente. São Paulo, Ática, 1991.

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