CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA
ESPERANÇA II
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!
Projeto
a ser desenvolvido durante o ano de 2012 com os alunos do 6º e 7º anos na
disciplina de Geografia com apoio da Direção, Coordenação, Professores,
Funcionários e alunos do C. E. M. C. E. II.
2012
Escola: Centro Educacional
Municipal Criança Esperança II
Direção: Eliane Villetti Oliboni
Coordenação: Ivete Villetti Brito
Edite Inês Baungaertner
Schmidit
Título do Projeto: Pátria Amada, Salve! Salve!
Professora Responsável: Joceane
Zanatta Grendene
Colaboradores: Profª da Sala de
Tecnologias Educacionais Claudinéa Mendes
“O HINO É UMA AMOSTRA DOS VALORES
BRASILEIROS, EXEMPLO DA POESIA, DA
MÚSICA E DAS QUALIDADES MORAIS DENOSSA GENTE...
NA MEDIDA EM QUE UNE E CONCILIA A
NAÇÃO, O HINO CONTRIBUI PARA A
COLABORAÇÃO DO BOM ÊXITO DAS
POSITIVAS TRANSFORMAÇÕES EM CURSO NOPAÍS".
SUMÁRIO
Justificativa.......................................................................................................................... 5
Objetivos............................................................................................................................. 6
Metodologia........................................................................................................................ 7
Cronograma......................................................................................................................... 8
Avaliação..............................................................................................................................9
Referências
Bibliográficas..................................................................................................10
Anexos..................................................................................................................................11
A escola e a sala de
aula são um espaço privilegiado para um bom trabalho de formação (...) é o
espaço público, hoje obrigatório, em que as pessoas tem que conviver durante boa
parte de seu dia com valores, crenças, desejos, histórias (...) podemos usar a
instituição escolar para promover o desenvolvimento das capacidades dialógicas
e dos valores de não violência, respeito, justiça, democracia, solidariedade e
muitos outros.
Nesse sentido, diante da
inversão de valores morais e culturais, crescentes na sociedade atual e da
ausência do espírito de cidadania, vemos a necessidade de encontrar meios que resgatem o
patriotismo e respeito à Nação Brasileira. A coleção Explorando o Ensino (2010
p. 108), afirma que:
Assim, de meados do
século XIX ao início do século XX, as disciplinas escolares das áreas das
Humanidades e, em especial, as disciplinas de História e Geografia, ocuparam
papel relevante no processo de instrução elementar e secundária, com ênfase na
necessidade de instituir em crianças e jovens uma mentalidade de pertencimento
a uma nação coesa em termos de identidade e em termos espaciais.
Como ponto de partida para
o desenvolvimento desta mentalidade de pertencimento, valorizamos a utilização
do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e informação, no
processo pedagógico do aluno. Tentando dessa forma, criar no espaço escolar a
memória do futuro de cada educando. Como afirma CEDAC, (2002 p. 14), “... a memória
de cada um é muito particular, muito íntima. E as impressões que temos das
nossas escolas são sempre lembranças de infância, recheadas de sonhos e
fantasias”.
Quanto a isso, observamos
que nos momentos em que o Hino Nacional é executado na escola os alunos
demonstram muitas dificuldades, entre as quais destaco a falta de conhecimento
da letra do Hino, a ausência de postura correta e principalmente a falta de
amor a esse momento cívico. Dessa forma, percebemos a necessidade de
desenvolver atividades que proporcionasse maior envolvimento dos alunos.
OBJETIVOS
Geral
Trabalhar
a “consciência cívica” de forma dinâmica, explorando a letra do Hino Nacional,
seu significado, o momento histórico de sua criação e os momentos que o mesmo
deve ser executado, assim como a postura adequada para esse momento. Fazer uso
das habilidades de pesquisa, leitura, dramatização e apresentação pelos alunos,
resgatando valores como o amor e o respeito à Pátria
Específico
- Despertar o sentimento de amor à pátria;
- Sensibilizar o aluno para a importância dos valores cívicos e morais e do seu papel como cidadão na sociedade brasileira;
- Restabelecer o respeito ao Hino Nacional como dever cívico e cultural;
- Levar o aluno a relacionar a letra do Hino com a história do Brasil, reconhecendo a Independência como libertação do Brasil do domínio de Portugal;
- Compreender o sentido das estrofes e das palavras enriquecendo o sentido do Hino Nacional;
- Desenvolver no aluno a capacidade de cantar o Hino Nacional compreendendo a letra;
- Levar o aluno a desenvolver de maneira espontânea o amor pela nação e o sentimento de cidadania tornando-se multiplicador desse patriotismo.
METODOLOGIA
- Trabalhar o contexto histórico da criação do Hino Nacional, assim como autor e letra;
- Identificar a Lei que regulamenta o uso do Hino nas escolas;
- Cantar o Hino Nacional com todas as turmas (6º ao 9º) uma vez por semana durante as aulas de Geografia;
- Realizar a leitura da letra do Hino;
- Identificar as palavras de difícil significado;
- Através de pesquisa elaborar um glossário;
- Proporcionar a compreensão do Hino através da interpretação dos versos
·
Digitação das estrofes em Word com a
interpretação das palavras difíceis pelas palavras do glossário;
·
Elaboração de desenho no Paint sob o título Hino
Nacional e sob o significado das estrofes;
·
Apresentação de teatro na Semana da Pátria sobre
a Independência do Brasil;
·
Encerrar o projeto com a apresentação dos
trabalhos realizados.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Bimestres
|
AÇÕES
|
1º
Bimestre
|
- Elaborar o projeto;
- Apresentar o projeto a todas as turmas;
- Entregar a todos os alunos uma letra do Hino Nacional
para o reconhecimento das palavras diferentes;
- Pesquisar o significado das palavras selecionadas
elaborando um glossário;
- Executar o Hino Nacional com todas as turmas
semanalmente;
|
2º
Bimestre
|
- Executar o Hino Nacional com todas as turmas
semanalmente;
- Digitação das estrofes em Word com a interpretação das
palavras difíceis pelas palavras do glossário com os alunos do 6º ano A e B;
- Elaboração de desenho sob o título “Hino Nacional” com os
alunos do 6º ano A e B;
- Ilustração das estrofes do Hino nacional (Paint) com os
alunos do 7º ano A e B;
|
3º
Bimestre
|
- Executar o Hino Nacional com todas as turmas
semanalmente;
- Realização de teatro sobre a Independência do Brasil
envolvendo os alunos do 8º ano A;
- Apresentação do teatro na Semana da Pátria para todos os
alunos da escola;
- Exposição no mural da escola dos desenhos produzidos pelos
alunos do 6º e 7º anos durante a
Semana da Pátria.
|
RECURSOS
- Microsoft Word
- Paint
- Internet
- Máquina digital
AVALIAÇÃO
Os alunos
serão avaliados continuamente, durante toda a duração do projeto, considerando
os aspectos principais da disciplina envolvida.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO
PARA A AÇÃO COMUNITÁRIA. Livro do
diretor: escolas, espaços e pessoas. São Paulo, 2002.
CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA. Programa Ética e Cidadania: construindo
valores na escola e na sociedade. Organização
FAFE – Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (USP). Brasília , Ministério
da Educação, Secretaria de Educação Básica,
módulo 2, 2007.
HINO NACIONAL BRASILEIRO
A
letra do hino nacional do Brasil foi escrita por Joaquim
Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva
(1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº
5700.
I PARTE
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!
Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!
BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
II PARTE
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".
Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!
BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
VOCABULÁRIO (GLOSSÁRIO)
BRADO: GRITO
CLAVA: ARMA PRIMITIVA DE GUERRA
COLOSSO: GRANDE
ESPELHA: REFLETE
FLÂMULA: BANDEIRA
FLORÃO: FLOR DE OURO
FORMOSO: LINDO, BELO
FÚLGIDO: QUE BRILHA, CINTILANTE
FULGURAS: BRILHAS
GARRIDA: ENFEITADA COM FLORES
BRADO: GRITO
CLAVA: ARMA PRIMITIVA DE GUERRA
COLOSSO: GRANDE
ESPELHA: REFLETE
FLÂMULA: BANDEIRA
FLORÃO: FLOR DE OURO
FORMOSO: LINDO, BELO
FÚLGIDO: QUE BRILHA, CINTILANTE
FULGURAS: BRILHAS
GARRIDA: ENFEITADA COM FLORES
GENTIL: GENEROSO, ACOLHEDOR
IDOLATRADA: CULTUADA, AMADA
IMPÁVIDO: CORAJOSO
LÁBARO: BANDEIRA
LÍMPIDO: PURO, QUE NÃO ESTÁ POLUÍDO
OSTENTAS: MOSTRAS COM ORGULHO
PENHOR: GARANTIA
PLÁCIDAS: CALMAS, TRANQUILAS
RESPLANDECE: QUE BRILHA, ILUMINADA
RETUMBANTE: SOM QUE SE ESPALHA COM BARULHO
VÍVIDO: INTENSO
IDOLATRADA: CULTUADA, AMADA
IMPÁVIDO: CORAJOSO
LÁBARO: BANDEIRA
LÍMPIDO: PURO, QUE NÃO ESTÁ POLUÍDO
OSTENTAS: MOSTRAS COM ORGULHO
PENHOR: GARANTIA
PLÁCIDAS: CALMAS, TRANQUILAS
RESPLANDECE: QUE BRILHA, ILUMINADA
RETUMBANTE: SOM QUE SE ESPALHA COM BARULHO
VÍVIDO: INTENSO
Exemplos das
estrofes digitadas em (Word) com a interpretação das palavras difíceis pelas
palavras do glossário com os alunos do 6º ano A e B;
Deitado
eternamente em berço esplêndido
Ao som do
mar e a luz do céu profundo
Brilhas o
Brasil flor de ouro da América
Iluminado ao
sol do Novo Mundo!
Tais dos
Santos E
Adelaide F
das Chagas
6° ano A
Mas, se ergues
da justiça a arma primitiva de guerra ,
Verás que um
filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem
te adora, a própria morte.
Nomes: Taciana
Pereira da Silva
Dirlene Gomes Santana dos Santos.
6º ano A
Brasil, de
amor eterno seja símbolo
A bandeira
que mostras com orgulho
E diga o
verde-louro dessa bandeira
“Paz no
futuro e glória no passado”.
Giovanna
Eduarda Machado
Viviane da
Silva Aguilieri.
6° ano
B
De amor e de esperança á Terra desce,
Se em teu lindo belo céu, risonho puro,
A imagem da constelação do Cruzeiro do Sul,Iluminada.
Raiane Ferreira
Santiago
Ludimila Amaral
Nunes.
6° ano B
Exemplos das ilustração das
estrofes do Hino Nacional (Paint) realizadas pelos alunos do 7º ano A e B
TEATRO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
NARRADOR:
Enquanto isso no palácio ... D. João VI estava pensativo ...
JOAQUIM :
Majestade! Precisamos partir! Napoleão já está a nos invadir!!
MANOEL: A Corte portuguesa precisa fugir antes que os
franceses cheguem a Lisboa!
D. JOÃO: Ai Jesus!!! Fugir para onde???
MANOEL: O Brasil é um bom lugar!
CARLOTA JOAQUINA: Marido o Brasil é muito longe!!!
D. JOÃO: São só 54 dias no mar!!!
CARLOTA JOAQUINA: Mas, dizem que lá faz muito calor!
Não vou suportar!
Rainha: D. MARIA: Meu filho, você é o príncipe
regente. É você quem decide.
NARRADOR: Assim, em 24 de janeiro de 1808, a nau que
conduzia D. João chegou a Salvador. Mas, foi no Rio de janeiro que D. João e
sua Corte (aproximadamente 10 mil pessoas) se estabelecem em 8 de março de
1808. E junto com a comitiva real estava o príncipe D. Pedro.
D. JOÃO: Agora aqui no Brasil declaro abertura dos
portos para as nações amigas.
NARRADOR: Com essa decisão D. João põe fim no pacto
colonial. E , em 1815, o Brasil é elevado a Reino Unido.
D. JOÃO: Pedro meu filho, és agora o príncipe
herdeiro da Coroa portuguesa. E um dia vai governar tudo isso aqui!
D. PEDRO: Gostei da idéia.
CARLOTA JOAQUINA: E tem mais uma coisa meu filho,
está na hora de você se casar!
D. PEDRO: Concordo mãe. Mas com quem!
CARLOTA JOAQUINA: Vou mandar um mensageiro a Espanha
pedir a mão da filha da Imperatriz Leopoldina.
D. PEDRO: Nossa pra que tanta pressa!
NARRADOR: Em 1821, D. João se prepara para retornar a
Portugal.
D. JOÃO: Meu filho estou retornando a Portugal e você
ficará aqui como Príncipe regente. Não esqueça que você representa Portugal!
NARRADOR: Como Príncipe regente D. Pedro faz diversos
decretos.
D. PEDRO: A partir de agora todos tem liberdade de se
expressar. E pensando bem, agora que sou o Príncipe regente não preciso
obedecer meu pai. Posso governar o Brasil do meu jeito.
NARRADOR: Na Corte Portuguesa D. João recebe notícias
do Brasil.
CARLOTA JOAQUINA: Marido estão falando que Pedro está
se aliando as elites do Brasil. Há rumores de que ele quer tornar o Brasil um
país independente.
D. JOÃO: Não é possível! Mande Pedro voltar
imediatamente!
NARRADOR: No Brasil Pedro começa ficar inquieto... A
Corte pressiona querendo sua volta, e a
elite brasileira querendo sua permanência...
D. PEDRO: (indeciso) anda de um lado pelo outro...
- Não sei se vou ou se fico! Se fico ou se vou! Que dúvida cruel!
IMPERATRIZ LEOPOLDINA: Marido porque não pergunta ao
povo?
D. PEDRO: Boa ideia!!
NARRADOR: Assim, no dia 9 de janeiro de 1822, D.
Pedro pergunta ao povo...
D. PEDRO: Meu povo se for da vossa vontade eu FICO!
POVO: Fica! Fica! Fica!!!!!
D. PEDRO: Se é
para o bem da nação digo a vocês que fico!
NARRADOR: As relações entre as Cortes portuguesas e o
Brasil se agravam a cada dia. Numa viagem a São Paulo, D. Pedro recebe uma
carta, onde José Bonifácio insiste para D. Pedro romper com Portugal.
MENSAGEIRO: Entrega a carta a D. Pedro que está
acompanhado por outras pessoas.
D. PEDRO: Lê a carta, e num impulso ergue sua espada
e diz... INDEPENDÊNCIA OU MORTE!
NARRADOR: Era 7 de setembro de 1822, D. Pedro rompe
com as Cortes e declara a Independência do Brasil. E no mês de dezembro é
declarado Imperador do Brasil.
Exposição dos trabalhos realizados durante a execução do
projeto
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