segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PROJETO: PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA, SALVE! SALVE!

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA II

 PROJETO: PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

Projeto a ser desenvolvido durante o ano de 2012 com os alunos do 6º e 7º anos na disciplina de Geografia com apoio da Direção, Coordenação, Professores, Funcionários e alunos do C. E. M. C. E. II.

 RIO BRILHANTE – MS

2012

Escola: Centro Educacional Municipal Criança Esperança II

Direção: Eliane Villetti Oliboni

Coordenação: Ivete Villetti Brito

                       Edite Inês Baungaertner Schmidit

Título do Projeto: Pátria Amada, Salve! Salve!

Professora Responsável: Joceane Zanatta Grendene

Colaboradores: Profª da Sala de Tecnologias Educacionais Claudinéa Mendes

 
“O HINO É UMA AMOSTRA DOS VALORES
BRASILEIROS, EXEMPLO DA POESIA, DA
MÚSICA E DAS QUALIDADES MORAIS DENOSSA GENTE...
NA MEDIDA EM QUE UNE E CONCILIA A
NAÇÃO, O HINO CONTRIBUI PARA A
COLABORAÇÃO DO BOM ÊXITO DAS
POSITIVAS TRANSFORMAÇÕES EM CURSO NOPAÍS".

 ALDO PEREIRA

SUMÁRIO
Justificativa.......................................................................................................................... 5
Objetivos............................................................................................................................. 6
Metodologia........................................................................................................................ 7
Cronograma......................................................................................................................... 8
Avaliação..............................................................................................................................9
Referências Bibliográficas..................................................................................................10
Anexos..................................................................................................................................11



JUSTIFICATIVA
Esse projeto surgiu esse ano, da necessidade de nossos alunos participarem, conscientemente, de alguns momentos onde o Hino Nacional é executado, entendendo assim seu significado. De acordo com Programa, Ética e Cidadania (2007 p.14):
A escola e a sala de aula são um espaço privilegiado para um bom trabalho de formação (...) é o espaço público, hoje obrigatório, em que as pessoas tem que conviver durante boa parte de seu dia com valores, crenças, desejos, histórias (...) podemos usar a instituição escolar para promover o desenvolvimento das capacidades dialógicas e dos valores de não violência, respeito, justiça, democracia, solidariedade e muitos outros.
Nesse sentido, diante da inversão de valores morais e culturais, crescentes na sociedade atual e da ausência do espírito de cidadania, vemos a necessidade de encontrar meios que resgatem o patriotismo e respeito à Nação Brasileira. A coleção Explorando o Ensino (2010 p. 108), afirma que:
Assim, de meados do século XIX ao início do século XX, as disciplinas escolares das áreas das Humanidades e, em especial, as disciplinas de História e Geografia, ocuparam papel relevante no processo de instrução elementar e secundária, com ênfase na necessidade de instituir em crianças e jovens uma mentalidade de pertencimento a uma nação coesa em termos de identidade e em termos espaciais.
Como ponto de partida para o desenvolvimento desta mentalidade de pertencimento, valorizamos a utilização do Hino Nacional, como ferramenta principal de conhecimento e informação, no processo pedagógico do aluno. Tentando dessa forma, criar no espaço escolar a memória do futuro de cada educando. Como afirma CEDAC, (2002 p. 14), “... a memória de cada um é muito particular, muito íntima. E as impressões que temos das nossas escolas são sempre lembranças de infância, recheadas de sonhos e fantasias”.
Quanto a isso, observamos que nos momentos em que o Hino Nacional é executado na escola os alunos demonstram muitas dificuldades, entre as quais destaco a falta de conhecimento da letra do Hino, a ausência de postura correta e principalmente a falta de amor a esse momento cívico. Dessa forma, percebemos a necessidade de desenvolver atividades que proporcionasse maior envolvimento dos alunos.
OBJETIVOS
 Geral

Trabalhar a “consciência cívica” de forma dinâmica, explorando a letra do Hino Nacional, seu significado, o momento histórico de sua criação e os momentos que o mesmo deve ser executado, assim como a postura adequada para esse momento. Fazer uso das habilidades de pesquisa, leitura, dramatização e apresentação pelos alunos, resgatando valores como o amor e o respeito à Pátria

Específico
  • Despertar o sentimento de amor à pátria;
  • Sensibilizar o aluno para a importância dos valores cívicos e morais e do seu papel como cidadão na sociedade brasileira;
  • Restabelecer o respeito ao Hino Nacional como dever cívico e cultural;
  • Levar o aluno a relacionar a letra do Hino com a história do Brasil, reconhecendo a Independência como libertação do Brasil do domínio de Portugal;
  • Compreender o sentido das estrofes e das palavras enriquecendo o sentido do Hino Nacional;
  • Desenvolver no aluno a capacidade de cantar o Hino Nacional compreendendo a letra;
  • Levar o aluno a desenvolver de maneira espontânea o amor pela nação e o sentimento de cidadania tornando-se multiplicador desse patriotismo.

METODOLOGIA
  • Trabalhar o contexto histórico da criação do Hino Nacional, assim como autor e letra;
  • Identificar a Lei que regulamenta o uso do Hino nas escolas;
  • Cantar o Hino Nacional com todas as turmas (6º ao 9º) uma vez por semana durante as aulas de Geografia;
  • Realizar a leitura da letra do Hino;
  • Identificar as palavras de difícil significado;
  • Através de pesquisa elaborar um glossário;
  • Proporcionar a compreensão do Hino através da interpretação dos versos
·         Digitação das estrofes em Word com a interpretação das palavras difíceis pelas palavras do glossário;
·         Elaboração de desenho no Paint sob o título Hino Nacional e sob o significado das estrofes;
·         Apresentação de teatro na Semana da Pátria sobre a Independência do Brasil;
·         Encerrar o projeto com a apresentação dos trabalhos realizados.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Bimestres
                                                AÇÕES
1º Bimestre

- Elaborar o projeto;
- Apresentar o projeto a todas as turmas;
- Entregar a todos os alunos uma letra do Hino Nacional para o reconhecimento das palavras diferentes;
- Pesquisar o significado das palavras selecionadas elaborando um glossário;
- Executar o Hino Nacional com todas as turmas semanalmente;
2º Bimestre
- Executar o Hino Nacional com todas as turmas semanalmente;
- Digitação das estrofes em Word com a interpretação das palavras difíceis pelas palavras do glossário com os alunos do 6º ano A e B;
- Elaboração de desenho sob o título “Hino Nacional” com os alunos do 6º ano A e B;
- Ilustração das estrofes do Hino nacional (Paint) com os alunos do 7º ano A e B;
3º Bimestre
- Executar o Hino Nacional com todas as turmas semanalmente;
- Realização de teatro sobre a Independência do Brasil envolvendo os alunos do 8º ano A;
- Apresentação do teatro na Semana da Pátria para todos os alunos da escola;
- Exposição no mural da escola dos desenhos produzidos pelos alunos do 6º  e 7º anos durante a Semana da Pátria.
RECURSOS

  • Microsoft Word
  • Paint
  • Internet
  • Máquina digital
AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados continuamente, durante toda a duração do projeto, considerando os aspectos principais da disciplina envolvida.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CENTRO DE EDUCAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO PARA A AÇÃO COMUNITÁRIA. Livro do diretor: escolas, espaços e pessoas. São Paulo, 2002.
EXPLORANDO O ENSINO. História: ensino fundamental. I. Oliveira, Margarida Maria Dias de. (Coord.) II Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica, v. 21, 2010
CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA. Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade.  Organização FAFE – Fundação de Apoio à Faculdade de Educação (USP). Brasília , Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica,  módulo 2, 2007.


HINO NACIONAL BRASILEIRO
A letra do hino nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de setembro de 1971, através da lei nº 5700.

I PARTE
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

II PARTE
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!

VOCABULÁRIO (GLOSSÁRIO)
BRADO: GRITO
CLAVA: ARMA PRIMITIVA DE GUERRA
COLOSSO: GRANDE
ESPELHA: REFLETE
FLÂMULA: BANDEIRA
FLORÃO: FLOR DE OURO
FORMOSO: LINDO, BELO
FÚLGIDO: QUE BRILHA, CINTILANTE
FULGURAS: BRILHAS
GARRIDA: ENFEITADA COM FLORES

GENTIL: GENEROSO, ACOLHEDOR
IDOLATRADA: CULTUADA, AMADA
IMPÁVIDO: CORAJOSO
LÁBARO: BANDEIRA
LÍMPIDO: PURO, QUE NÃO ESTÁ POLUÍDO
OSTENTAS: MOSTRAS COM ORGULHO
PENHOR: GARANTIA
PLÁCIDAS: CALMAS, TRANQUILAS
RESPLANDECE: QUE BRILHA, ILUMINADA
RETUMBANTE: SOM QUE SE ESPALHA COM BARULHO
VÍVIDO: INTENSO

Exemplos das estrofes digitadas em (Word) com a interpretação das palavras difíceis pelas palavras do glossário com os alunos do 6º ano A e B;
Deitado eternamente em berço esplêndido
Ao som do mar e a luz do céu profundo
Brilhas o Brasil flor de ouro da América
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Tais dos Santos E
Adelaide F das Chagas 


                                      

 6° ano A
Mas, se ergues da  justiça a arma primitiva de guerra ,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
Nomes: Taciana Pereira da Silva
             Dirlene Gomes Santana dos Santos.
                                                                   6º ano A

Brasil, de amor eterno seja símbolo
A bandeira que mostras com orgulho
E diga o verde-louro dessa bandeira
“Paz no futuro e glória no passado”.
Giovanna Eduarda Machado
Viviane da Silva Aguilieri.
                                        6° ano B

 Brasil, um sonho intenso, um raio intenso
De amor e de esperança á Terra desce,
Se em teu lindo belo céu, risonho puro,
A imagem da constelação do Cruzeiro do Sul,Iluminada.

 Raiane Ferreira Santiago
 Ludimila Amaral Nunes.

       6° ano B

Exemplos das ilustração das estrofes do Hino Nacional (Paint) realizadas pelos alunos do 7º ano A e B
TEATRO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
NARRADOR : Estamos em 1807! E quase toda a Europa foi ocupada pelos franceses, mas Portugal ainda resistia ao invasor Napoleão.

NARRADOR: Enquanto isso no palácio ... D. João VI estava pensativo ...

JOAQUIM : Majestade! Precisamos partir! Napoleão já está a nos invadir!!

MANOEL: A Corte portuguesa precisa fugir antes que os franceses cheguem a Lisboa!

D. JOÃO: Ai Jesus!!! Fugir para onde???

MANOEL: O Brasil é um bom lugar!

CARLOTA JOAQUINA: Marido o Brasil é muito longe!!!

D. JOÃO: São só 54 dias no mar!!!

CARLOTA JOAQUINA: Mas, dizem que lá faz muito calor! Não vou suportar!

Rainha: D. MARIA: Meu filho, você é o príncipe regente. É você quem decide.

NARRADOR: Assim, em 24 de janeiro de 1808, a nau que conduzia D. João chegou a Salvador. Mas, foi no Rio de janeiro que D. João e sua Corte (aproximadamente 10 mil pessoas) se estabelecem em 8 de março de 1808. E junto com a comitiva real estava o príncipe D. Pedro.

D. JOÃO: Agora aqui no Brasil declaro abertura dos portos para as nações amigas.

NARRADOR: Com essa decisão D. João põe fim no pacto colonial. E , em 1815, o Brasil é elevado a Reino Unido.

D. JOÃO: Pedro meu filho, és agora o príncipe herdeiro da Coroa portuguesa. E um dia vai governar tudo isso aqui!

D. PEDRO: Gostei da idéia.

CARLOTA JOAQUINA: E tem mais uma coisa meu filho, está na hora de você se casar!

D. PEDRO: Concordo mãe. Mas com quem!

CARLOTA JOAQUINA: Vou mandar um mensageiro a Espanha pedir a mão da filha da Imperatriz Leopoldina.

D. PEDRO: Nossa pra que tanta pressa!

NARRADOR: Em 1821, D. João se prepara para retornar a Portugal.

D. JOÃO: Meu filho estou retornando a Portugal e você ficará aqui como Príncipe regente. Não esqueça que você representa Portugal!

NARRADOR: Como Príncipe regente D. Pedro faz diversos decretos.

D. PEDRO: A partir de agora todos tem liberdade de se expressar. E pensando bem, agora que sou o Príncipe regente não preciso obedecer meu pai. Posso governar o Brasil do meu jeito.

NARRADOR: Na Corte Portuguesa D. João recebe notícias do Brasil.

CARLOTA JOAQUINA: Marido estão falando que Pedro está se aliando as elites do Brasil. Há rumores de que ele quer tornar o Brasil um país independente.

D. JOÃO: Não é possível! Mande Pedro voltar imediatamente!

NARRADOR: No Brasil Pedro começa ficar inquieto... A Corte pressiona querendo sua volta,  e a elite brasileira querendo sua permanência...

D. PEDRO: (indeciso) anda de um lado pelo outro...

                - Não sei se vou ou se fico! Se fico ou se vou! Que dúvida cruel!

IMPERATRIZ LEOPOLDINA: Marido porque não pergunta ao povo?

D. PEDRO: Boa ideia!!

NARRADOR: Assim, no dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro pergunta ao povo...

D. PEDRO: Meu povo se for da vossa vontade eu FICO!

POVO: Fica! Fica! Fica!!!!!

 D. PEDRO: Se é para o bem da nação digo a vocês que fico!

NARRADOR: As relações entre as Cortes portuguesas e o Brasil se agravam a cada dia. Numa viagem a São Paulo, D. Pedro recebe uma carta, onde José Bonifácio insiste para D. Pedro romper com Portugal.

MENSAGEIRO: Entrega a carta a D. Pedro que está acompanhado por outras pessoas.

D. PEDRO: Lê a carta, e num impulso ergue sua espada e diz... INDEPENDÊNCIA OU MORTE!

NARRADOR: Era 7 de setembro de 1822, D. Pedro rompe com as Cortes e declara a Independência do Brasil. E no mês de dezembro é declarado Imperador do Brasil.

Exposição dos trabalhos realizados durante a execução do projeto
Alunos do 8º ano apresentando teatro sobre a Independência do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário