quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Viviane Alves Vieira e Claudinéa Mendes da Silva.


INTRODUÇÃO
           

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO


O brinquedo, a brincadeira, e o jogo são palavras que para as crianças trazem uma expressão de alegria, mostrando sua realidade interior e sua vontade de se informar de cada detalhe, produzindo agilidade e incentivando sua curiosidade.
É importante ressaltar, neste momento, a definição de alguns termos utilizados: brincadeira refere-se, basicamente, à ação de brincar, ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não-estruturada; jogo é compreendido como uma brincadeira que envolve regras: brinquedo é utilizado para designar o sentido de objeto de brincar, a atividade lúdica abrange de forma mais ampla os conceitos anteriores. (FRIEDMANN, 1996 p.12)

Essas três palavras (brinquedo, brincadeira e jogo) são de difícil compreensão para os adultos, mas para as crianças o significado é de grande valia. Uma criança ao ouvir uma dessas palavras em casa ou na escola mostra-se um grande interesse pelo assunto, fazendo com que sua curiosidade o leve para a interação dos mesmos, despertando e auxiliando seu bom entendimento. 
Este projeto “A importância do brinquedo e das brincadeiras no processo de alfabetização”, nos faz pensar somente em jogos educativos, mas jogar e brincar dentro ou fora da escola é desenvolver uma aprendizagem em várias etapas, pois adquirimos saberes e conhecimentos diferentes, em cada etapa de nossa vida, utilizando os jogos as brincadeiras e até mesmo os brinquedos.  
O mini dicionário do estudante de Língua Portuguesa, a palavra lúdico é um adjetivo, relativo a jogos, brincadeiras e divertimentos. (p.215).
O lúdico busca tornar de forma prazerosa a aprendizagem, procurando desenvolver a criatividade da criança nos anos iniciais, incentivando em suas atividades escolares.
 O jogo possibilita a criança compreender, entender o mundo que está a sua volta, ajudando no crescimento físico e mental, facilitando a aprendizagem dos conteúdos apresentados na escola. “Do ponto de vista educacional, a palavra jogo se afasta do significado de competição e se aproxima de sua origem etimológica latina, com o sentido de passatempo.” (ANTUNES, 2003. p.09).
Para os alunos uma ou outra competição sempre aparece, porque foram criados ouvindo, “quem será o ganhador nesse jogo”, até mesmo hoje o importante é ganhar e não participar e aprender com os jogos. Na escola podemos trabalhar os jogos com uma forma de aprendizagem, estimulando o conhecimento, a aprendizagem e não a vitória.
O jogo auxilia no trabalho docente de forma significativa para os discentes, pois essa atividade é aplicada não para existir ganhador ou perdedor e sim para obter um raciocínio lógico dos alunos.

Brincar é importante, deixe a criança brincar. O jogo é uma necessidade do ser humano etc. Esses conselhos são lidos, ouvidos e dados a todos aqueles que lidam com crianças: pais, professores, recreacionistas e outros. Há uma instituição generalizada de que o jogo é importante  para a criança. Por quê? As respostas são variadas: é um momento de divertimento; a criança pode se expressar através do jogo; descarregar energias e agressividade; interagir com outras crianças, se desenvolver, aprender... Sim, as respostas são várias, mas continuamos sem entender, de forma clara, como a criança de desenvolve através do jogo, o que ela aprende brincando e, mais especificamente, para que serve cada jogo. (FRIEDMANN, 1996 p.14).


Pensando na importância dos jogos como auxilio na alfabetização, coloca-se a seguinte questão: na escola quando falamos em atividade lúdica, como meio educacional, significa pensar menos em brincar por brincar, brincar por puro divertimento, sem estímulo e sem um objetivo preestabelecido, que auxilie no crescimento integral da criança.
Na escola o professor deveria procurar alfabetizar as crianças com algo que lhe chame a atenção, e para isso necessitamos da ajuda dos jogos em sala de aula que tenta buscar essa atenção, a interação, o raciocínio e outras habilidades e é com essas características que o professor consegue visualizar o conhecimento dos alunos.
Em sala de aula, na hora da utilização dos jogos e importante haver uma ligação entre o “conteúdo” e os “jogos”, pois assim estaremos utilizando os jogos como forma metodológica, e que para muitos professores esse é o seu grande objetivo.
Várias bibliografias nos fazem acreditar que essa forma de ensinar é possível, tornando-se mais fácil seu trabalho em sala de aula. Para o professor executar esse tipo de trabalho é necessário conhecer a faixa etária de seus alunos e dominar o conteúdo a ser trabalhado.


2. OBJETIVOS


2.1. Gerais:

  • Mostrar aos professores a importância dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras em sala de aula no processo de alfabetização.
  • Mostrar que os jogos são elementos da cultura do ser humano que auxiliam na formação integral da criança.

2.2. Específicos:

  • Analisar a importância da prática de jogos, e brincadeiras, verificando se a mesma vem sendo trabalhada eficazmente;
  • Estimular a criatividade, a comunicação e a expressão nas suas formas verbais, expressivas e corporais;
  • Estimular a criatividade, a comunicação e a expressão nas suas formas verbais e escritas.

3. JUSTIFICATIVA

             Ações, gestos de uma criança, podem ser consideradas como forma de aprendizado, para ela tudo é novidade e um sentimento diferente e uma ação para o seu desenvolvimento. Com o jogo essas ações ficam fáceis de acontecer e de ser analisada. O professor ao utilizar os jogos em seu trabalho escolar, desenvolve varias ações da criança, como percepção, atitude, atenção, domínio e outras ações que o jogo pode proporciona como o desenvolvimento emocional e o intelectual da criança.       

4. METODOLOGIA

‘Para tentar atender meus objetivos, o presente projeto visa pesquisar assuntos relacionados ao tema, tentando compreender a importância dos brinquedos e das brincadeiras no processo de alfabetização.
            A pesquisa se desenvolverá através de uma abordagem empírica, com a finalidade de entender a importância dos jogos no processo de alfabetização, no ensino fundamental que será realizada por meio de uma pesquisa bibliográfica.
5. CONCLUSÃO



       Crianças se desenvolvem e elaboram suas estruturas mentais através das brincadeiras e jogos. O educador deve procurar relacionar jogos e brincadeiras de acordo com os interesses e necessidades das crianças, inovando as atividades em sala de aula com planejamento prévio e específico para cada conteúdo e procurando aceitar e valorizar as experiências inerentes ao cotidiano de vida das crianças. Escolas da Educação Infantil devem ter a preocupação de implementar atividades lúdicas, com brincadeiras livres, planejadas e espaço adequado dentro e fora da sala de aula que promova a integração entre as crianças e desenvolva o processo de alfabetização entre elas, favorecendo o desenvolvimento da linguagem e o processo de leitura e escrita.
      Geralmente, nas escolas, existem materiais e recursos diversos aplicados em vários jogos e brincadeiras, porém, se forem utilizados de maneira inadequada, aleatória, não alcançarão resultados favoráveis ao pleno desenvolvimento infantil. Se o trabalho do professor for conduzido de forma imprópria, as atividades lúdicas contribuirão para que aconteçam aulas sem aprendizagem.

 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

PINTO, Gerusa R.; RIBEIRO, Lourdes E. Práticas Pedagógicas e Experiências Inovadoras: Os Jogos na
Construção da Base Alfabética e Ortográfica.Volume3, Editora FAPI LTDA, 9ª edição, Belo Horizonte –
BH.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Trad. José O. de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de
Janeiro: Imago, 1975.




“Os jogos não são apenas uma forma de
entretenimento, mas meios que contribuem e
enriquecem o desenvolvimento intelectual”.

(Piaget)

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