terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PROJETO INDÍGENA: DESCOBINDO NOSSAS RAIZES.


PROJETO DE ENSINO

TEMA: PROJETO INDÍGENA: DESCOBINDO NOSSAS RAIZES.

Componente Curricular:
Professores Responsáveis: Claudinéa Mendes da Silva
                                             Maria das Dores Marques da Silva
                                             Elisane Leite Paiva
Série: Ensino Fundamental I
Carga Horária: 30h
Ano: 2012
Data: 19/11/2012
EMENTA:
O convívio humano, sempre foi marcado por conflitos, desigualdades e tudo o mais que possa está ligado às diferenças existentes entre os povos.
Passado de geração a geração, o preconceito é um dos problemas vivenciados com mais frequência sendo auxiliado por atos de hostilidade e exclusão.
O trabalho com a cultura indígena nos permitirá enquanto Escola está promovendo um resgate aos seus costumes e tradições, tendo em vista a influência e a importância que esta cultura teve ao longo dos tempos em nossa história e em nossa cultura com os seus hábitos, costumes, vocabulário, técnicas, alimentação etc.
As ações aqui descritas nos permitirão, enquanto instituição educacional está exercendo a promoção da cidadania em nosso cotidiano e consequentemente no currículo escolar. O que nos norteará rumo à conscientização sobre as diferenças entre os povos, mostrando que elas existem e são necessárias para que nossa população tenha essa diversidade cultural tão rica e admirada.
Abolir o preconceito, certamente não se conseguirá, mas esclarecer, amenizar e levar nossos alunos a uma analise sobre suas ações, norteando-se rumo à sensibilização e conscientização para uma população mais igualitária onde prevaleça acima de tudo o respeito.

OBJETIVOS:
Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos oportunidade de conhecer a cultura indígena compreendendo a presença da herança cultural deixada pelos indígenas no nosso dia a dia.

Objetivos específicos:
Pesquisar sobre a influência indígena em nossa cultura.
Organizar um Cantinho Indígena para expor os materiais pesquisados.
Promover através da conscientização uma convivência harmônica entre as diferenças existentes na escola;
Combater o preconceito relacionado à indígena;
Permitir que os alunos tenham um maior contato com a história de suas raízes;
Promover a cidadania e a questão da igualdade entre os povos.





METODOLOGIA:

O projeto será desenvolvido através de pesquisas, explicações, confecção de murais, exposição dos itens pesquisados, apresentação filmes e vídeos que retratem os costumes indígenas.

  • Pesquisa sobre pratos da culinária indígena usados na culinária brasileira e confeccionar cartazes.

·         Pesquisar palavras de origem indígenas.

·         Apresentação do vídeo Canção Indígena Mborai Marae (http://www.youtube.com/watch?v=mjE1F_cRbFs) e Isolated Yanomami (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hm_QJ1Xxvpk ), um vídeo sobre os povos Yanomami que vivem isolados no Amazonas.

·         Estudar a vida de pessoas ilustres que descendem desses povos, assim como Zumbi dos Palmares, João Candido, entre outros.

·         Trabalhar letras de músicas, como Índio (Filho do Mato), de Déa Trancoso; Tupinambá, de Déa Trancoso e Chegança, de Antônio Nóbrega;

·         Trabalhar filmes que retratem o cotidiano destes povos, seja na atualidade, seja no passado (sugestão – cultura indígena – Tainá 02);

  • Realizar apresentações de poesias, e canções relacionadas ao tema;

·         Montar um painel com figuras que ilustrem a arte, a culinária e palavras indígenas, procurando dar destaque aquelas que são mais presentes em nosso meio no Cantinho Indígena.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
  1. O povo indígena e sua cultura.
  2. Heranças que os indígenas nos deixaram.
        Linguagem
        Tipos de comidas indígenas
        Artesanato
  1. Mudando um país através da educação.
        Cidadania
Práticas pedagógicas na sala de aula de combate ao preconceito e formação          em Relações Étnico-Raciais.


TÉCNICAS E RECURSOS:
Professores, alunos, sala de aula, sala de Tecnologia, data show, internet, computadores, aparelho de DVD, cd’s, aparelho de som, cartolinas, tinta guache, caderno, caneta, livros, pincéis, figuras, filmes, entre outros;




CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Etapas do Desenvolvimento do Projeto
Meses - 2012
SET
OUT
NOV
Apresentação do vídeo Canção Indígena Mborai Marae e Isolated Yanomami um vídeo sobre os povos Yanomami que vivem isolados no Amazonas.
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Trabalhar letras de músicas.
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Estudar a vida de pessoas ilustres.

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Pesquisa sobre pratos da culinária indígena e montagem de painel.


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Pesquisar palavras de origem indígenas e apresentação de vídeos.

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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
O processo avaliativo se dará gradativamente, buscando analisar o comportamento dos discentes frente às questões colocadas em sala e também relacionadas ao convívio escolar.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
URQUIZA, Antonio H. Aguilera (Org.); Carlos Magno Naglis Vieira; Ilda de Souza ;
Vera Lucia F. Vargas. Conhecendo os povos indígenas no Brasil contemporâneo, módulo 2 / Antônio H. Aguilera Urquiza (org.)...[et al.].– Campo Grande, MS : Ed. UFMS,  2010.
MUSSI, Vanderléia Paes Leite; Antonio H. Aguilera Urquiza; Vera Lucia F. Vargas. Culturas e história dos povos indígenas, módulo 3 : reconhecendo preconceitos sobre os povos indígenas /Vanderléia Paes Leite Mussi, Antonio H. Aguilera Urquiza, Vera Lucia F. Vargas.— Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2010.
URQUIZA, Antonio H. Aguilera (Org.);Ilda Bogado; Paulo Baltazar;Vanderléia Paes Leite Mussi. Culturas e história dos povos indígenas, módulo 4: Marcos conceituais referentes à diversidade Sociocultural /Antonio H. Aguilera Urquiza (org.)...[et al.].– Campo Grande, MS : Ed. UFMS,  2010.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
Canção Indígena. Mborai Marae. (http://www.youtube.com/watch?v=mjE1F_cRbFs).


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