PROJETO DE ENSINO
TEMA: PROJETO INDÍGENA: DESCOBINDO NOSSAS
RAIZES.
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Componente
Curricular:
Professores
Responsáveis: Claudinéa Mendes da Silva
Maria das Dores Marques da Silva
Elisane Leite Paiva
Série:
Ensino Fundamental I
Carga
Horária: 30h
Ano:
2012
Data:
19/11/2012
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EMENTA:
O convívio humano, sempre foi marcado por
conflitos, desigualdades e tudo o mais que possa está ligado às diferenças
existentes entre os povos.
Passado de geração a geração, o preconceito é um
dos problemas vivenciados com mais frequência sendo auxiliado por atos de
hostilidade e exclusão.
O trabalho com a cultura indígena nos permitirá
enquanto Escola está promovendo um resgate aos seus costumes e tradições,
tendo em vista a influência e a importância que esta cultura teve ao longo
dos tempos em nossa história e em nossa cultura com os seus hábitos,
costumes, vocabulário, técnicas, alimentação etc.
As ações aqui descritas nos permitirão, enquanto
instituição educacional está exercendo a promoção da cidadania em nosso
cotidiano e consequentemente no currículo escolar. O que nos norteará rumo à
conscientização sobre as diferenças entre os povos, mostrando que elas
existem e são necessárias para que nossa população tenha essa diversidade
cultural tão rica e admirada.
Abolir o preconceito, certamente não
se conseguirá, mas esclarecer, amenizar e levar nossos alunos a uma analise
sobre suas ações, norteando-se rumo à sensibilização e conscientização para
uma população mais igualitária onde prevaleça acima de tudo o respeito.
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OBJETIVOS:
Objetivo Geral:
Proporcionar
aos alunos oportunidade de conhecer a cultura indígena compreendendo a
presença da herança cultural deixada pelos indígenas no nosso dia a dia.
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Objetivos específicos:
Pesquisar sobre a influência indígena
em nossa cultura.
Organizar um Cantinho Indígena para
expor os materiais pesquisados.
Promover através da
conscientização uma convivência harmônica entre as diferenças existentes na
escola;
Combater o preconceito relacionado à indígena; Permitir que os alunos tenham um maior contato com a história de suas raízes;
Promover
a cidadania e a questão da igualdade entre os povos.
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METODOLOGIA:
O projeto será desenvolvido através
de pesquisas, explicações, confecção de murais, exposição dos itens
pesquisados, apresentação filmes e vídeos que retratem os costumes indígenas.
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Pesquisar palavras de origem indígenas.
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Apresentação do vídeo Canção Indígena Mborai Marae (http://www.youtube.com/watch?v=mjE1F_cRbFs) e Isolated Yanomami (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hm_QJ1Xxvpk ), um vídeo sobre os povos Yanomami que vivem isolados no Amazonas.
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Estudar a vida de pessoas
ilustres que descendem desses povos, assim como Zumbi dos Palmares, João
Candido, entre outros.
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Trabalhar letras de músicas, como Índio (Filho do
Mato), de Déa Trancoso; Tupinambá, de Déa Trancoso e Chegança, de Antônio
Nóbrega;
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Trabalhar
filmes que retratem o cotidiano destes povos, seja na atualidade, seja no
passado (sugestão – cultura indígena – Tainá 02);
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Montar um painel com figuras que ilustrem a arte,
a culinária e palavras indígenas, procurando dar destaque aquelas que são
mais presentes em nosso meio no Cantinho Indígena.
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CONTEÚDOS
CONCEITUAIS:
Linguagem
Tipos de comidas
indígenas
Artesanato
Cidadania
Práticas
pedagógicas na sala de aula de combate ao preconceito e formação em Relações Étnico-Raciais.
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TÉCNICAS
E RECURSOS:
Professores, alunos, sala de aula,
sala de Tecnologia, data show, internet, computadores, aparelho de
DVD, cd’s, aparelho de som, cartolinas, tinta guache, caderno, caneta,
livros, pincéis, figuras, filmes, entre outros;
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CRONOGRAMA DE
EXECUÇÃO
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Etapas do Desenvolvimento do Projeto
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Meses - 2012
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SET
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OUT
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NOV
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Apresentação
do vídeo Canção Indígena Mborai Marae e Isolated Yanomami um vídeo sobre os
povos Yanomami que vivem isolados no Amazonas.
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X
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Trabalhar
letras de músicas.
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X
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Estudar a
vida de pessoas ilustres.
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X
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Pesquisa sobre pratos da culinária indígena e montagem de painel.
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X
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Pesquisar
palavras de origem indígenas e apresentação de vídeos.
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X
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CRITÉRIOS
DE AVALIAÇÃO:
O processo avaliativo se dará
gradativamente, buscando analisar o comportamento dos discentes frente às
questões colocadas em sala e também relacionadas ao convívio escolar.
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BIBLIOGRAFIA
BÁSICA:
URQUIZA,
Antonio H. Aguilera (Org.); Carlos Magno Naglis Vieira; Ilda de
Souza ;
Vera
Lucia F. Vargas. Conhecendo os povos indígenas no Brasil
contemporâneo, módulo 2 / Antônio H. Aguilera Urquiza
(org.)...[et al.].– Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2010.
MUSSI,
Vanderléia Paes Leite; Antonio H. Aguilera Urquiza; Vera Lucia F. Vargas.
Culturas
e história dos povos indígenas, módulo 3 : reconhecendo preconceitos
sobre os povos indígenas /Vanderléia Paes Leite Mussi, Antonio H. Aguilera
Urquiza, Vera Lucia F. Vargas.— Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2010.
URQUIZA,
Antonio H. Aguilera (Org.);Ilda Bogado; Paulo Baltazar;Vanderléia Paes Leite
Mussi. Culturas e história dos povos indígenas, módulo 4:
Marcos
conceituais referentes à diversidade Sociocultural /Antonio H. Aguilera Urquiza
(org.)...[et al.].– Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2010.
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BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR:
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