segunda-feira, 2 de dezembro de 2013


CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA II










 

 

 

VALORES HUMANOS

NA ESCOLA












 

RIO BRILHANTE – MS

2013

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA II












VALORES HUMANOS NA ESCOLA

Projeto desenvolvido durante o ano de 2013 com os alunos da Educação Infantil e 1º ao 9º ano pelos professores de diversas disciplinas com o apoio da Direção, Coordenação, Professores, Funcionários e alunos do C. E. M. C. E. II.












RIO BRILHANTE – MS
Fevereiro/2013

Professora: Claudinéa Mendes da Silva e Viviane Alves Vieira
Disciplina: Ciências
Ano: 6º C
1º Bimestre.
Tema – Responsabilidade: Tarefa, material, horário de entrada, uniforme, asseio pessoal e freqüência.

METODOLOGIA
·         Explicação oral das atividades, formas de avaliação, cronograma e objetivos do projeto;
·         Confecção e fixação de cartaz com os dados sobre o projeto em sala de aula;
·         Confecção de caderno avaliativo, contendo o nome dos alunos, disciplina e datas das tarefas ou trabalhos não realizados pelos alunos;
·         Acompanhamento do caderno avaliativo pelos professores e coordenação para verificação e intervenção junto aos alunos e pais;
·         Leitura de textos sobre o tema responsabilidade e interpretação oral e coletiva;
·         Produção de textos narrativos, poéticos e acrósticos sobre o tema;
·         Exposição dos textos produzidos através de leitura aos colegas e professora.
2° Bimestre.
Tema: Respeito, Bullying e discriminação.

METODOLOGIA
·         Explicação sobre o tema do projeto com a dinâmica das diferenças;
·         Leitura de textos reflexivos (Histórias que ensinam Revista Mundo Jovem) a fim de ampliar ideias para possíveis produções textuais;
·         Produção de um desenho de uma pessoa por partes seguindo as instruções ditadas;
·         Apresentação e reflexão sobre as diferenças de acordo com os desenhos;
·         Exibição do filme: A corrente do bem,destacando o respeito para com as pessoas;
·         Relatório sobre a história do filme seguido de exposição de opinião sobre o tema;
·         Produção de acrósticos e história em quadrinhos envolvendo respeito e educação para com o próximo;
·         Leitura e exposição dos trabalhos realizados. 
3º Bimestre.
Tema: Amizade
METODOLOGIA
·         Leitura de textos reflexivos sobre o valor de uma verdadeira amizade para exposição de opiniões;
·         Produção de acróstico, textos narrativos e poesias sobre o tema;
·         Reestruturação dos textos produzidos e uso do dicionário para ampliação do vocabulário e correção de palavras com possíveis erros na grafia;
·         Produção de Acróstico para o (a) “melhor amigo (a)” e apresentação em forma de leitura expositiva aos colegas e professora;
·         Exibição do filme: Heidi;
·         Comentário oral e coletivo sobre a história do filme e mensagem por escrita para exposição de opinião sobre o tema destacado no filme assistido;
·         Produção de história em quadrinhos com o tema dirigido e voltado à Amizade e sua importância na vida das pessoas;
·         Exposição da história produzida aos colegas e professora. 
4º Bimestre.
Tema: Solidariedade

METODOLOGIA
·         Leitura de textos reflexivos destacando o valor da palavra Solidariedade e seu uso no nosso cotidiano;
·         Exibição do filme: Sonho Possível;
·         Reflexão e exposição de idéias sobre a história e o tema em questão presente na mesma;  
·         Reprodução da história seguida de registro de mensagem destacada no filme sobre Solidariedade;
·         Apresentação de opinião através de leitura aos colegas e professora;
·         Produção de textos narrativos, acrósticos e poesias sobre o tema estudado no bimestre;
·         Leitura de tais produções;
·         Escolha e estudo de texto para apresentação de teatro;
·         Apresentação de teatro envolvendo todos os temas do referido Projeto. 
      
CRONOGRAMA

MESES
AÇÕES
Fevereiro, Março e Abril
- Explicação oral das atividades;
- Confecção e fixação de cartaz com os dados sobre o projeto;
- Confecção de caderno avaliativo;
- Acompanhamento do caderno avaliativo pelos professores e coordenação;
- Leitura de textos sobre o tema responsabilidade e interpretação oral e coletiva;
- Produção de textos narrativos, poéticos e acrósticos;
- Exposição dos textos produzidos;
Maio, Junho e Julho
- Explicação sobre o tema do projeto com a dinâmica das diferenças;
- Leitura de textos reflexivos;
- Produção de desenho;
- Apresentação e reflexão sobre as diferenças;
- Exibição do filme A corrente do bem;
- Relatório sobre a história do filme;
- Produção de acrósticos e história em quadrinhos;
- Leitura e exposição dos trabalhos realizados. 
Agosto e Setembro
- Leitura de textos reflexivos sobre o valor de uma verdadeira amizade;
- Produção de acróstico, textos narrativos e poesias sobre o tema;
- Reestruturação dos textos produzidos e uso do dicionário;
- Produção de Acróstico;
- Exibição do filme: Heidi;
- Comentário oral e coletivo sobre a história do filme e mensagem escrita;
- Produção de história em quadrinhos;
- Exposição da história produzida aos colegas e professora
Outubro e Novembro
- Leitura de textos reflexivos;
- Exibição do filme:  Um Sonho Possível;
- Reflexão e exposição de idéias sobre a história e o tema em questão;  
- Reprodução da história;
- Apresentação de opinião através de leitura aos colegas e professora;
- Produção de textos narrativos, acrósticos.
      




AVALIAÇÃO

   Os alunos serão avaliados através do envolvimento e interesse na realização das atividades propostas seguindo os tópicos:
  • Participação e criatividade;
  • Cooperação;
  • Atitudes éticas e solidárias;
  • Responsabilidade;
  • Respeito às diferenças.











Nenhum comentário:

Postar um comentário