CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA
ESPERANÇA II
VALORES
HUMANOS
NA ESCOLA
RIO BRILHANTE – MS
2013
CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA
ESPERANÇA II
VALORES HUMANOS NA ESCOLA
Projeto
desenvolvido durante o ano de 2013 com os alunos da Educação Infantil e 1º ao
9º ano pelos professores de diversas disciplinas com o apoio da Direção,
Coordenação, Professores, Funcionários e alunos do C. E. M. C. E. II.
RIO BRILHANTE – MS
Fevereiro/2013
Professora: Claudinéa Mendes da Silva e
Viviane Alves Vieira
Disciplina: Ciências
Ano: 6º C
1º Bimestre.
Tema – Responsabilidade: Tarefa,
material, horário de entrada, uniforme, asseio pessoal e freqüência.
METODOLOGIA
·
Explicação oral das atividades, formas
de avaliação, cronograma e objetivos do projeto;
·
Confecção e fixação de cartaz com os
dados sobre o projeto em sala de aula;
·
Confecção de caderno avaliativo,
contendo o nome dos alunos, disciplina e datas das tarefas ou trabalhos não
realizados pelos alunos;
·
Acompanhamento do caderno avaliativo
pelos professores e coordenação para verificação e intervenção junto aos alunos
e pais;
·
Leitura de textos sobre o tema
responsabilidade e interpretação oral e coletiva;
·
Produção de textos narrativos, poéticos
e acrósticos sobre o tema;
·
Exposição dos textos produzidos através
de leitura aos colegas e professora.
2° Bimestre.
Tema: Respeito, Bullying e
discriminação.
METODOLOGIA
·
Explicação sobre o tema do projeto com a
dinâmica das diferenças;
·
Leitura de textos reflexivos (Histórias que ensinam
Revista Mundo Jovem) a fim de ampliar ideias para possíveis produções textuais;
·
Produção de um desenho de uma pessoa por partes
seguindo as instruções ditadas;
·
Apresentação e reflexão sobre as diferenças de
acordo com os desenhos;
·
Exibição do filme: A corrente do bem,destacando
o respeito para com as pessoas;
·
Relatório sobre a história do filme seguido de
exposição de opinião sobre o tema;
·
Produção de acrósticos e história em quadrinhos
envolvendo respeito e educação para com o próximo;
·
Leitura e exposição dos trabalhos
realizados.
3º Bimestre.
Tema: Amizade
METODOLOGIA
·
Leitura de textos reflexivos sobre o valor de
uma verdadeira amizade para exposição de opiniões;
·
Produção de acróstico, textos narrativos e
poesias sobre o tema;
·
Reestruturação dos textos produzidos e uso do
dicionário para ampliação do vocabulário e correção de palavras com possíveis
erros na grafia;
·
Produção de Acróstico para o (a) “melhor amigo
(a)” e apresentação em forma de leitura expositiva aos colegas e professora;
·
Exibição do filme: Heidi;
·
Comentário oral e coletivo sobre a história do
filme e mensagem por escrita para exposição de opinião sobre o tema destacado
no filme assistido;
·
Produção de história em quadrinhos com o tema
dirigido e voltado à Amizade e sua importância na vida das pessoas;
·
Exposição da história produzida aos colegas e
professora.
4º Bimestre.
Tema: Solidariedade
METODOLOGIA
·
Leitura de textos reflexivos destacando o valor
da palavra Solidariedade e seu uso no nosso cotidiano;
·
Exibição do filme: Sonho Possível;
·
Reflexão e exposição de idéias sobre a história
e o tema em questão presente na mesma;
·
Reprodução da história seguida de registro de
mensagem destacada no filme sobre Solidariedade;
·
Apresentação de opinião através de leitura aos
colegas e professora;
·
Produção de textos narrativos, acrósticos e
poesias sobre o tema estudado no bimestre;
·
Leitura de tais produções;
·
Escolha e estudo de texto para apresentação de
teatro;
·
Apresentação de teatro envolvendo todos os temas
do referido Projeto.
CRONOGRAMA
MESES
|
AÇÕES
|
Fevereiro, Março e Abril
|
- Explicação
oral das atividades;
- Confecção e fixação de cartaz
com os dados sobre o projeto;
- Confecção de
caderno avaliativo;
-
Acompanhamento do caderno avaliativo pelos professores e coordenação;
- Leitura de textos sobre o tema
responsabilidade e interpretação oral e coletiva;
- Produção de textos narrativos,
poéticos e acrósticos;
- Exposição dos textos
produzidos;
|
Maio, Junho e Julho
|
- Explicação sobre o tema do projeto com a dinâmica das diferenças;
- Leitura de textos reflexivos;
- Produção de desenho;
- Apresentação e reflexão sobre as diferenças;
- Exibição do filme A corrente do bem;
- Relatório sobre a história do filme;
- Produção de acrósticos e história em quadrinhos;
- Leitura e exposição dos trabalhos realizados.
|
Agosto e Setembro
|
- Leitura de textos reflexivos sobre o valor de uma
verdadeira amizade;
- Produção de acróstico, textos narrativos e poesias sobre o tema;
- Reestruturação dos textos produzidos e uso do
dicionário;
- Produção de Acróstico;
- Exibição do filme: Heidi;
- Comentário oral e coletivo sobre a história do filme
e mensagem escrita;
- Produção de história em quadrinhos;
- Exposição da história produzida
aos colegas e professora
|
Outubro e Novembro
|
- Leitura de textos reflexivos;
- Exibição do filme: Um Sonho
Possível;
- Reflexão e exposição de idéias sobre a história e o tema em
questão;
- Reprodução da história;
- Apresentação de opinião através de leitura aos colegas e professora;
- Produção de textos narrativos, acrósticos.
|
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados através do
envolvimento e interesse na realização das atividades propostas seguindo os
tópicos:
- Participação e criatividade;
- Cooperação;
- Atitudes éticas e solidárias;
- Responsabilidade;
- Respeito às diferenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário