A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
Rute Dias Pupile da
Silva¹
RESUMO:
O presente artigo trata
especificamente da música na Educação Infantil, tendo como objetivo ampliar e
influenciar em nossas metodologias utilizando-se da música no desenvolvimento
integral da criança, ou seja, o desenvolvimento da personalidade, da expressão,
do equilíbrio e da socialização de um modo geral. É necessário levar em conta
que a música está cada dia mais presente na vida escolar e a necessidade de ter
uma aplicação de forma correta e prazerosa fazendo com que ocorra uma
apreciação afetiva e criativa dos sons que estão a sua volta. Para o
desenvolvimento deste trabalho utilizarei autores como: Snyders, Paulo Freire,
Porcher, Schitine e Thyaga entre outros.
ABSTRACT:
This article deals specifically with music in early childhood education, aiming to expand and influence
our methods of using music in the development
of the child, or the development of
personality, speech, balance
and socialization in a general. You must take into
account that the music is
becoming more prevalent in school
life and the need for an application correctly and
enjoyable allowing it an emotional and creative appreciation
of the sounds that are around. To develop this work the
authors will use as Snyders, Paulo Freire, Porcher, and Schitine Thyago
among others.
PALAVRAS-CHAVE: Música, criança e aprendizagem.
KEYWORD: Music, children
e learning.
¹
Pedagoga graduada pela UFMS e Licenciada
em Música pelo Conservatório Musical: Maestro Julião.
1 - INTRODUÇÃO
Este artigo busca compreender os fatores que contribuem na prática
educativa no caso, a música, tornando o ambiente escolar mais agradável e
alegre, ajudando na socialização das crianças com seu grupo escolar, podendo
ainda ser usado para relaxar os alunos, acalmando-os, além de ser um poderoso
recurso didático.
De acordo com Negrine (1997, p.4) em estudos realizados sobre
aprendizagem e desenvolvimento infantil, afirma que: “quando a criança chega à
escola, traz consigo toda uma pré-história, construída apartir de suas
vivências, grande parte delas através da atividade lúdica”.
A música na educação infantil além de ser facilitador no processo
ensino-aprendizagem, pode também ampliar o conhecimento musical do aluno,
afinal a música é um bem cultural e seu uso não deve ser privilégio de poucos.
A música proporciona em certas crianças a possibilidade de superar problemas
cotidianos como o preconceito de raças, cor, religião, classe social, etc.
Conforme Mársico (1982, p.148) uma das: “[...] tarefas primordiais da
escola é assegurar a igualdade de chances, para que toda criança possa ter
acesso a música e possa educar-se musicalmente, qualquer que seja o ambiente
sócio-cultural de que provenha.”
A Educação Musical é um fator motivador que leva os alunos a buscarem
novas aprendizagens, em diferentes disciplinas, se for bem trabalhada, pois ela
desenvolve: a socialização, o raciocínio, a atenção, a criatividade, a
concentração, a alfabetização, a coordenação motora e outros dons e aptidões
como explica Snyders (1992, p.5):
“[...] a escola deve propiciar as crianças alegrias
dos encontros com a música, naquilo que ela tem de genial, ou seja, suas obras
primas. Evidentemente tais encontros devem ser instigamente entrelaçadas às
produções musicais intermediarias de preferência cotidiana e comunicacional dos
estudantes.”
Para embasar a pesquisa e adquirir maior conhecimento teórico sobre
educação musical, os autores estudados em destaque foram: Snyders (1992), Paulo
Freire (1994), Porcher (1982), Schitine e Thyaga (2008) entre outros.
Compreende-se como fator essencial no ensino da música a sua
possibilidade de contribuir na formação de cidadãos críticos, conscientes e
capazes de exprimir seus sentimentos.
O presente artigo está dividido em dois capítulos: o primeiro capítulo
fala sobre a educação musical no contexto da educação artística e o segundo capítulo
relatará sobre: A importância da música na Educação Infantil ou seja, o papel
que a música exerce no desenvolvimento do raciocínio, da atenção, da criatividade,
da concentração, da alfabetização, da coordenação motora e da socialização das
crianças. Além de mostrar a importância do papel do professor em trabalhar com
a musica na Educação Infantil, ao utilizar-se do ensino do conteúdo musical, para que o aprendizado
de diferentes disciplinas ocorra de modo significativo, preparando assim o ser
humano para viver em sociedade e a superar desafios.
1. EDUCAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO
ARTISITICA.
A arte está presente no cotidiano dos seres humanos desde os primórdios
da civilização e propõe criar nos indivíduos uma consciência exigente em
relação ao mundo e ainda propõe-se a criar não tanto aptidões artísticas
especificas, mas em desenvolvimento global que envolve o cognitivo e o afetivo.
Para Ferraz e Fusari, a arte é importante para a formação humana, como
afirmam as autoras:
“Primeiramente é a importância devida a função
indispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os
primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de
humanização. O fundamental, portanto, é entender que a arte se constitui de
modos específicos de manifestações da atividade criativa dos seres humanos ao
interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo”. (1996
p.16)
A Educação Artística em si, incluindo a arte musical propõe criar nos
indivíduos não exatamente instrumentistas ou artistas específicos, mas pretende
criar, sobretudo, um desenvolvimento total do ser humano, através de formas
diversificadas e complementares de atividades expressivas e sensibilizadoras.
Apesar dessas evidencias, a educação musical assim como a educação artística
tem um histórico que demonstra os percalços pelos quais se evidenciam as lutas
para a sua existência dentro do espaço escolar.
Sendo assim, fica reconhecido que a arte tem uma função indispensável na
vida das pessoas, pois ela é um dos fatores essenciais para a humanização da
sociedade. A vivencia artística seja ele em qualquer campo da arte como a
musica, a dança, o teatro entre outros é de fundamental importância para a vida
pessoal e profissional do ser humano.
Essa vivencia no mundo das artes deve ocorrer desde os primeiros anos da
educação das crianças e deve acompanhá-la por toda a sua vida, num processo
contínuo do crescimento humano através das transformações que a musica pode
contribuir para a formação intelectual do cidadão.
Compor, interpretar, improvisar e ouvir. O trabalho com a musica pode
abrir espaço para tudo isso, pois as artes permitem usar os sentidos para
perceber o mundo, trabalhando com intuição e as sensações muitas vezes
desconsideradas no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando o
desenvolvimento da criatividade, a coordenação motora e do senso crítico. Uma
vez que o professor tem como objetivo do ensino musical, a formação de cidadãos
críticos, ele conseguirá através da musica pensar sobre problemas sociais que
foram apresentados por diversos compositores da música popular brasileira, como
por exemplo: Luiz Gonzaga, Chico Buarque de Holanda, Adorivam Barbosa entre
outros.Conforme os RCNEIS (vol. 3), a criança brinca, desenvolvem atividades
rítmicas, melódicas, fantasiam-se de adulto, produz desenhos, dança, inventa
histórias, mas essas atividades estão cada vez mais favorecendo a produções
mecânicas impostas pela cultura de massa (televisão e rádio).
As crianças estão
expostas a manifestações culturais desde seus primeiros anos de vida e é assim
que ela irá aprendendo a desenvolver determinadas aptidões para determinadas
áreas, e assim, ela é levada a valorizar a arte como formas de conhecimento,
interpretação e transformação da realidade (Garcia, 1993).
É nesse contexto artístico que a
música exerce um papel importante na vida das pessoas, pois ela é um elemento
importante no equilíbrio físico-psicológico do ser humano. Tocar um
instrumento, cantar ou mesmo utilizar apenas como diversão e lazer, a música é
compensadora e traz todos os benefícios possíveis: alegria, prazer,
socialização.
Nos RCNEIS (1998) trata da necessidade do professor em se preocupar com a
formação do cidadão e a formação artística também pode contribuir para atingir
este objetivo. Para que a aprendizagem da música possa dar a sua contribuição é
necessário que todas as crianças tenham oportunidade de participar ativamente, sejam
como ouvintes, intérpretes, compositores ou improvisadores. É nesse contexto
que a Educação Infantil exerce um papel onde caberá a ela orientar o trabalho a
fim de preservar e impulsionar a aprendizagem e autonomia dos alunos.
O
professor de educação infantil exerce um papel importante nesse contexto e tem
muito a contribuir. A alegria que a música proporciona, como, por exemplo,
sentimos prazer quando escutamos música com um grupo de amigos, gostamos de
dançar e com isso estamos nos comunicando através da música, e aí caberá ao
professor intermediar essa comunicação. Portanto, para assegurar com mais
firmeza estas alegrias é que a ação do professor é tão necessária; cabe a ele
explorar nas crianças estimulando a perguntarem até onde vão as semelhanças e
os contrastes das músicas feitas ou ouvidas, que valores estão sendo postos,
podendo assim encaminhar os alunos para enxergarem a questão da beleza estética
da música.
Porcher coloca
que:
[...] na ausência de um
contato permanente com a música para quase a totalidade das crianças, trata-se
de achar os meios, os “macetes”, que permitam no irrisório período de tempo
atribuído a educação musical ( e que seria ainda muito curto, mesmo que os
atuais horários fossem duplicados ou triplicados), familiarizar o mais
rapidamente possível as crianças com as obras musicais, dando-lhes os pontos de
referência mínimos necessários para o trabalho de reconhecimento e de
apropriação, condição do prazer musical. (1982p.79).
O
professor deve propiciar a escuta silencioso e atento da música, fazendo com
que a criança penetre numa espécie de sonho e ainda transforma esse sonho em esperança. Paulo Freire
(1994), explica que uma das tarefas do educador ou educadora é desvelar as possibilidades
para a esperança, não se preocupando com os obstáculos que precisam ser
vencidos ao longo de nossas vidas pessoal ou social.
Essa pedagogia escrita por Paulo
Freire vem de encontro às necessidades de uma educação musical que visa preparar
as crianças para a vida. Para serem capazes de enfrentar e mudar a realidade e
nos revela o papel da educação que é a compreensão da história como
possibilidade, em oposição a visão pragmática neoliberal de futuro (aquela que
se vincula a princípios competitivos, individualista e de valorização da
riqueza em detrimento do homem).
2. A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO
DA CRIANÇA
A música é um poderoso recurso para o
desenvolvimento da expressão nas crianças, pois transmite emoção, sentimento e
é um poderoso meio de comunicação e expressão.
É uma das formas de o homem comunicar-se
com o mundo e assim expressar seus sentimentos transformando a realidade em que
vive. Maria Helena Novaes (1980), coloca que através da livre expressão há uma
possibilidade de se romper às máscaras sociais para enxergar a realidade, de se
reduzir tensões, já que responde ao desejo interno de exteriorização e de
adesão à vida. A autora nos mostra que a atividade artística, incluindo assim
as artes musicais, permite que o ser humano mostre quem realmente é quebrando
barreiras e se entregando à vida com toda a vivacidade possível.
A
educação musical como um meio de desenvolvimento para o equilíbrio e
auto-estima, proporciona às crianças a oportunidade de equilibrar suas tensões,
seus conflitos, sentimentos de frustração e baixa estima favorecendo o seu
desenvolvimento integral.
Segundo Snyders, todas as crianças que
tem acesso à música desde pequena, têm um desenvolvimento significativo no que
refere a afetividade, criatividade, equilíbrio, desenvolvimento integral e a
cognição. A música as ajuda a aprenderem melhor todas as demais matérias
escolares.
Questionando a si mesmo sobre os alunos
que fracassam, afirma o autor:
“Pensando
nesses alunos que fracassam na escola - e que continuam o centro de nossas
preocupações, pergunto-me se não seria uma forma de apoiá-los, fazer com que
percebam que a escola tem por vocação proporcionar uma alegria diferente dos
prazeres costumeiros também encontrados fora dela; que é esta vocação o que
justifica suas exigências, em tantos casos difíceis de suportar, e que, entre
as alegrias culturais que a escola traz, está a alegria musical” (Snyders,1992
p.10).
As atividades que exigem criatividade,
como a música, permitem que as crianças progridam de modo consciente e faz com
que cada criança tenha oportunidade, através dela, de desenvolver suas
potencialidades. Através de atividades artísticas, a criança é reconhecida
socialmente em sua sensibilidade e pode dizer: “sou capaz de ouvir e
identificar Bethoven”, da mesma forma que é reconhecida em sua inteligência e
pode pensar: “ julgam-me digna de
entender matemática”.
Os caminhos para uma educação musical são
os mais variados possíveis, são muitos e o professor de educação musical deve
saber selecioná-los de modo que a beleza contida no interior de uma peça
apareça de modo particularmente sensível para o público estudantil, a alegria
através da música existe continuamente e essa alegria constitui a razão de ser
do que se faz em sala de aula.
O objetivo do ensino musical não é de
formar grandes admiradores de obras clássicas, mas é de despertar emoções que
provoquem alegria, saudade, etc. O trabalho com música deve propiciar o
desenvolvimento da criatividade nas crianças e desempenhar um papel fundamental
na educação, é nessa área que o progresso realizado nos últimos tempos tem sido
mais evidenciado. Snyders afirma que:
Os alunos realizam, são
produtivos, engajam-se naquilo que fazem
e progridem: tecnicamente, no domínio dos meios de expressão, no prazer
tirado das sonoridades ouvidas e emitidas, governadas ou controladas; e também
na capacidade de ouvir uns aos outros, de ser por de acordo, comunicam-se pela
música, exprimem em música o que vai em seus corações; e experimentam a alegria
de uma atividade que se desenrola de acordo com seus interesses e desejos. É
possível, também, na atividade musical, realizar gravações e chegar, portanto,
a uma criação que possa durar, ou então, de forma interdisciplinar, participar
de um espetáculo e assim experimentar a alegria de se apresentar em público de
se dar publicamente num espetáculo, fazendo cair os muros da escola;
experimentar, enfim, a alegria do eu e do nós”. ( 1992p.29)
O autor mostra que com um
trabalho bem realizado e preparado as crianças são capazes de criar e de
realizar. Compreendemos que o professor de educação infantil também consegue
estimular os alunos a usar a criatividade e a tomar consciência de seus
interesses e do que ele é capaz de fazer. A atividade, a prática vocal e
instrumental e a criatividade estimulada não devem ser o todo no ensino de
música, mas dever haver uma preocupação com a sensibilização cultural, ou seja,
o acesso às obras musicais constitui também um aspecto importante e o
conhecimento de diferentes obras ampliam o repertório das crianças. Portanto
caberá ao professor considerar esses aspectos na hora de planejar o seu ensino.
Porém, também é necessário que as crianças e
jovens de nossa sociedade apreciem a música moderna, do seu próprio tempo que
corresponda a seus interesses. O professor
deve estimular as crianças a terem confiança no presente, a amar o
presente em suas obras. Assim, não cairá na ilusão de pensar que a cultura
presente é apenas uma cultura de diversão. A educação infantil deve ajudar as
crianças a compreenderem que o homem do tempo presente constrói história e que
através da música manifesta suas críticas, seu desejo de mudança e de
transformação, seja através do estilo musical ou da letra que compõe a música. Assim, a criança pode entender que
o estudo não se volta unicamente ao passado. A educação musical, neste aspecto,
contribui para que a cultura atual dos jovens atinja o nível mais alto
possível.
De acordo com Snyders, a Educação
Infantil na medida em que propõe aos alunos o estudo de obras primas e temas
atuais os ajudam a superar suas incertezas, suas angustias, a caminhar em
direção a um viver mais alegre. Assim o autoritarismo, que tem sido tão
freqüente nas salas de aulas, sede lugar a atitudes de cooperação, de
solidariedade. A música nesse contexto é um recurso que trata essencialmente da
emoção, da sensibilidade, da atitude de autoquestionamento, uma vez que promove
uma volta para si e para os outros, ajudando-os a perceber e entender as
diferenças individuais.
O tempo destinado para a Educação Musical
nas escolas é necessário para atingir outros objetivos educacionais, para que o
aluno possa se tornar capaz de reconhecer que existem outras obras primas e que
possam entender o sentido da mesma. Ao definir os objetivos e incluir a música
no planejamento da educação infantil, o
professor proporcionará ou não aos alunos que eles sintam ou não alegria ao
escutar Bethoven, Mozart, Milton Nascimento, Caetano Veloso entre outros.
Segundo os Parâmetros Curriculares
Nacionais de artes o momento da escuta compreensiva de uma obra é um momento de
inclusão ao patrimônio cultural, que assim, a criança passa a integrar ao seu
próprio patrimônio, a partir da audição da obra, ou seja, o contato que uma
criança tem com uma canção oferece a possibilidade de contato com toda a
riqueza de ritmos do Brasil e do mundo.
A música exerce um enorme poder que toma
conta de todas as pessoas e não é apenas em um aspecto ou outro, mas toca o
centro da nossa existência, atinge o conjunto do nosso ser. Ela nos toma conta
de um jeito até que possa dominar-nos e os sons nos penetram profundamente, por
isso a intensidade soberana das emoções musicais, também faz com que estendam
as todas as pessoas, por exemplo: a música cantada ou tocada coletivamente é
animadora.
Temos que levar em conta as ricas
possibilidades de experiências das crianças com relação à música, enquanto
alegria de comunicação e enquanto elemento para a socialização.
Portanto a música utilizada para fins
educativos, visando o convívio solidário, traz inúmeras vantagens, pois o
repertório acumulado no decorrer histórico dá condições ao professor para fazer
a seleção mais adequada aos objetivos gerais e específicos por ele traçados.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesta pesquisa, pode-se compreender que a música exerce grande
influência na vida das crianças, na formação do ser humano e acima de tudo o
seu papel como formadora de cidadãos críticos e conscientes.
O presente artigo
mostra a preocupação por um ensino voltado para o desenvolvimento integral do
ser humano, começando-se a valorizar a expressão própria e integral da criança
e no trabalho pedagógico que se volta para a educação do cidadão criativo,
crítico e solidário.
Destaca-se também a importância da música
como instrumento para ensinar as crianças a reconhecerem a beleza musical, a
terem contato com a arte em
geral. E ainda de como a música contribui para a formação
integral do ser humano.
Ferraz e Fusari (1999 p. 78), destacam
que: “...a mais autêntica finalidade desse aprendizado é mesmo a de preparar a
meninada para pensar certo, agir com justeza [...] julgar pelo todo e não
parcialmente, apreciar com proporção e confiança, gesticular com propriedade.”
Paulo Freire destaca que a
humanidade precisa de esperança, e que a tarefa do professor é contribuir para
que essa esperança permaneça viva na vida das crianças. Assim, também o
professor de música na Educação Infantil deve ter esta preocupação.
Pode-se dizer que lançar mão da
música é recorrer ao campo imaginativo, favorecendo o tão comentado e tão pouco
praticado incentivo a criatividade, pois se o professor recorrer ao lúdico, a
alegria, ele abrirá infinitas perspectivas de uma didática voltada para um
aluno sujeito de sua aprendizagem.
Enfim, entrar na sala de aula,
ouvir música, observar as manifestações artísticas combinados com a escuta
sensível inicial, permitirá que a criança desenvolva o imaginário no seu fazer,
na sua produção própria e isso é o trabalho inicial do professor.
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