quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PROJETO : “ AS VOGAIS NO MUNDO MÁGICO DA ALFABETIZAÇÃO! ”


ESCOLA MUNICIPAL RIO BRILHANTE


PROJETO : “ AS VOGAIS NO MUNDO MÁGICO DA ALFABETIZAÇÃO! ”


RIO BRILHANTE – MS
JUNHO/JULHO
2012

Direção: Cleoni Eliani Kunz Scherer
Coordenação: Fátima Valdez Pavão Bortolin
Professoras: Lilian Carini Dias Pupile Monteiro
Série: Educação Infantil Pré II “A” e  Pré II “B”
Turno: Verpertino
Período: Junho/Julho de 2012
Disciplina: Linguagem Oral e Escrita; Natureza e Sociedade; Artes Matemática; Música; Expressão corporal e Movimento.
Temas Transversais: Ética, Cidadania, Natureza e Sociedade.


Projeto Educacional desenvolvido na Educação Infantil com a turma do Pré II “D” no Período Vespertino na Escola Municipal Rio Brilhante no ano de 2012.


SUMÁRIO
1 – JUSTIFICATIVA---------------------------------------------04
2 - OBJETIVOS--------------------------------------------------06
2.1 - OBJETIVO GERAL---------------------------------------06
2.2 - OBJETIVO ESPECÍFICO DO PRÉ II “D” ------------06
3 – METODOLOGIAS------------------------------------------07
3.1 DESENVOLVIMENTOS METODOLÓGICOS--------08
3.2 - RECURSOS------------------------------------------------08
4 – CRONOGRAMAS------------------------------------------09
5 – AVALIAÇÕES-----------------------------------------------13
5.1 – AVALIAÇÃO DO PRÉ II “D” -------------------------13
5.2 – AVALIAÇÃO DO PROJETO DO PRÉ II “D” -------14
8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS--------------------15
9 – ANEXOS-----------------------------------------------------16

1 – JUSTIFICATIVA
 “O trabalho direto com as crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente, sendo assim ser professor polivalente significa que ao professor cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde os cuidados básicos essenciais até os conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento”.( Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, 1998, vol.I – pág. 41.)
O Projeto: “As vogais no mundo Mágico da Alfabetização”,  desenvolvido na Escola Municipal Rio Brilhante com a turma da Educação Infantil  Pré – II “D” no período Vespertino” na faixa etária de 4 a 5 anos sob a orientação da Professora Lilian Pupile e da Coordenadora Fátima Valdez Pavão Bortolin, terá uma duração de dois meses consecutivas. A elaboração deste projeto bem como a sua aplicação será feita pela professora e o seu desenvolvimento obedecerá à rotina da Escola que será de forma interdisciplinar, ou seja, abrangendo as várias áreas do conhecimento de uma maneira lúdica e prazerosa.
A Escola localiza-se na Av. Lourival Barbosa no bairro: Olímpico e atende crianças da Zona Urbana e Zona Rural, onde abrange docentes de várias classes sociais e com diferentes estruturações familiares.
Segundo Rousseau (1968), as crianças têm maneira de ver, sentir e pensar que lhe são próprias e só aprendem através da conquista ativa, ou seja, quando elas participam de um processo que corresponde à sua alegria natural.
       O ensino de vogais nesse período é muito importante porque nas vogais está à base para o desenvolvimento da escrita, sendo elas o centro de toda palavra. É neste momento que o aluno recebe a orientação voltada para a identificação e a escrita de cada vogal, o auxilio de imagens, jogos e brincadeiras em atividades de leitura ou escrita, músicas que ajudam muito o aluno durante o processo de identificação das vogais, onde ela é o ponto de início onde os educando aprendem de forma prazerosa e motivadora.
Segundo a Proposta Pedagógica da Educação Infantil um dos objetivos é que: “A Educação Infantil deve ser um ambiente que proporcione experiências variadas, que estimulem, provoque e promova o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos, psicológico, intelectual e social, até 6 anos de idade, completando a ação da família e da comunidade. Concebe a criança como cidadã, como pessoa em processo de desenvolvimento, como sujeito ativo da ação do conhecimento”.
      A construção de conhecimento será mediante a participação da família, como reforço escolar, tudo deve ser a partir de contextos vivenciados pelos alunos, como por exemplo: “A vogal inicial do seu nome ou as vogais do seu nome”. É necessário apostar na capacidade de cada aluno, ou seja, são capazes de identificar, fazer e escrever nesta faixa etária. De acordo com a turma, o projeto será desenvolvido dentro da rotina da Educação Infantil estabelecida aos alunos atendidos.
      Dentro desta perspectiva, observamos que aprender não é copiar ou reproduzir a realidade, mas elaborar conteúdos de acordo com o que se está buscando. Não há aprendizagem sem conteúdos, os conhecimentos nos permitem a construção de outros novos métodos.
        É interessante ainda estar lembrando que um dos objetivos da escola é propor condições Pedagógicas para que o educando utilize sua bagagem de conhecimentos prévios, vivenciados; ampliando-os e transformando-os para a vida social com consciência e prática de valores universais sistematizados pela escola.
Enfim, a escola é um espaço de construção, desconstrução e reconstrução de conhecimentos, mas também de troca de experiências e histórias:
Um conhecimento prazeroso, porque imbricado à sua experiência concreta; um conhecimento coletivo, porque nascido de uma prática comum; um conhecimento que não é reduzido à meras informações mecânicas (...); um conhecimento vivo, porque vinculado às histórias daqueles que o produzem.(KRAMER, 1993, p. 61)
 Portanto, este Projeto trata-se de um assunto amplo onde a criança estará sempre motivada a entender e a refletir sobre a sua origem, conhecer sua história, entender que é gente como a gente e assim dar inicio a sua alfabetização.
2 – OBJETIVOS
2 .1 - OBJETIVO GERAL
v     Proporcionar aos alunos uma aprendizagem lúdica, favorecendo o desenvolvimento das competências lingüísticas: oral ou escrita para aprender brincando com significados.

2.2 - OBJETIVO ESPECÍFICO
Incentivar aos alunos quanto à:
v     Oportunizar as crianças momentos de interação para que eles possam compreender a natureza alfabética e que dentro dela estão as vogais;
v     Ter noção em reconhecer, identificar, modelar e escrever as vogais;
v     Desenvolver habilidades orais e da escrita;
v     Associar as vogais a letra inicial de colegas, cores e animais;
v     Desenvolver a coordenação motora fina, grossa e ampla;
v     Estimular a criatividade promovendo atividades variadas;

3 - METODOLOGIA
O Projeto: “As vogais no mundo mágico da Alfabetização”, iniciará sempre através da Linguagem Oral, onde serão apresentadas as vogais uma de cada vez, cobrando cores, iniciais dos nomes de colegas e quantidades, animais e objetos.
As aulas serão iniciadas respeitando a rotina da escola, pois os alunos estão acostumados com a mesma, por isso devo respeitá-los para que ocorra um trabalho de interação com os alunos e assim obter melhores resultados com as diferentes metodologias envolvidas.
As atividades serão desenvolvidas de forma individual, algumas coletivas com a interação da professora, alunos e familiares. Os alunos serão motivados desde o inicio com jogos, modelagens, texturas, músicas, brincadeiras, recortes e colagens para só então explorar a Linguagem escrita, ou seja, a coordenação através dos registros dentro e fora de sala de aula.
Os trabalhos produzidos pelas crianças serão expostos no varal para estarem mostrando aos pais o que estão produzindo em sala de aula e assim ficarem motivados a não faltarem nas aulas.
O sujeito é um construtor dos seus conhecimentos e nesse processo passa por etapas importantes que vão da visualização até o reconhecimento da escrita em diferentes lugares e formas.
 Estudando e pesquisando muito sobre esta metodologia, espero que possa atingir os objetivos propostos e assim conseguir melhorias no ensino aprendizagem dos meus alunos, mas que isto possa atingir em seus familiares também.

3.1 - DESENVOLVIMENTOS METODOLOGICOS
v     Situações do cotidiano que envolva a leitura e a escrita das vogais;
v     Modelagens;
v     Leitura e identificação das vogais;
v     Texturas;
v     Colagens;
v     Cores;
v     Desenhos dirigidos e espontâneos;
v     Musicas com expressão corporal;
v      Escrita espontânea;
v     Percepção Visual;

3.2 - RECURSOS
v     Livros didáticos;
v     Lápis de cor;
v     Prendedor;
v     Fita crepe;
v     Tinta guache;
v     Caderno;
v     Máquina fotográfica;
v     Cola;
v     EVA;
v     Canetinha;
4 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Profª.: Lilian Pupile      Pré - II “D”                                  
Coordenadora: Fátima Valdez Pavão Bortolin             
Período: Vespertino
DATA DA EXECUÇÃO
QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS E DISCIPLINA
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
04/06/2012
2H/A - Ling. Oral e Escrita;
-Música e Movimento;
- Artes.
- Início do Projeto com conversa informal sobre o alfabeto, mostrando que nele estão inseridas as vogais;
- Música: “A dona aranha”, explorar a expressão corporal;
-Coordenação viso-motora.
05/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Leitura das vogais;
- Vogal “A” quebra cabeça: Abelha;
- Modelagem da vogal: “A”;
 -Tarefa:Recorte e colagem de animais, frutas e objetos com a vogal estudada. 
06/06/2012
2H/A - Ling. Oral e Escrita;
-Natureza e Sociedade;
- Artes
- Vogal “A”. Meio de transporte com a vogal inicial (Avião);
- coordenação e modelagem.
- Tarefa:Percepção Visual: identificar a vogal “A”.
08/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes;
- musica.
- Leitura das vogais;
-modelagem da vogal “A” e “E”.
- Recorte e colagem da vogal “E”
- Música: “O elefante queria voar” com expressão corporal e movimento.
- Tarefa: Percepção Visual: Ligar as figuras a vogal inicial.
11/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Coordenação das vogais “A” e “E” na lousa e registro;
- Identificação das vogais no alfabeto móvel;
- Coordenação viso-motora.
12/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes;
- Musica.
-Leitura das vogais;
-Escrita espontânea das vogais: “A”, “E”na lousa;
- Identificação da vogal inicial das gravuras.
- Percepção Visual: Identificar as vogais estudadas nos cartazes.
13/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes;

-Modelagem das vogais: “A” e “E”;
- Coordenação da vogal “A/ E”
- Desenho dirigido no pátio.
14/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes;
-Natureza e sociedade.
- Textura da vogal “I”;
 -Modelagem das vogais “A/E/I” e coordenação;
- Conversa informal sobre o habitat do Índio.
- Coordenação viso-motora.
18/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Matemática;
- Artes.
- Leitura das vogais;
- Associar quantidade de objetos e figuras iniciadas por vogais;
- Coordenação viso-motora.
- Tarefa: Percepção Visual
19/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes;
- Matemática.
- Conversa informal sobre alunos que comecem com a vogal “I”;
- Percepção Visual: Vogal inicial a sua figura e coordenação.
20/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Matemática.
- Artes.
- Leitura das vogais;
- Desenho dirigido: Amigos com as vogais: “A/E/I”;
- Coordenação viso motora;
- Escrita espontânea no pátio da escola.
21/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Vogal “I” com modelagem;
-Identificação nos cartazes da sala;
- cor: vermelho;
- Coordenação
22/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes;
- Natureza e Sociedade.
- Leitura das vogais;
- Mamífero que começa com a vogal “O”;
- Cor: Vermelho
-modelagem e identificação  
- Tarefa: Coordenação
23/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Modelagem das vogais;
- Desenho cego: Vogal “A”
26/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Vogal “O”;
-Coordenação viso-motora;
- Desenho dirigido no pátio;
- Tarefa: Percepção Visual: identificar a vogal “O”;
- Cor: Azul
27/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Identificação das vogais estudadas nos cartazes e nome das crianças;
- Auto ditado;
- Coordenação viso-motora.
28/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Matemática
- Artes.
- Noções de conjuntos com objetos iniciados por vogais relacionando a quantidade;
- Vogais: “A/E/I”
- Coordenação viso motora.
29/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Natureza e Sociedade.
- Identificação da vogal: “O” nos cartazes e alinhavo;
-Mamífero que começa com “O (Onça) ilustração;
- Coordenação na lousa.
30/06/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
-Adivinhe: Que vogal começa? Brincando com objetos!
- Identificação das vogais estudadas nos cartazes e nome das crianças;
- Coordenação viso-motora.
02/07/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Vogal “U” modelagem e ilustração da uva.
- Jogo com o dado das vogais e identificação de objetos
- Coordenação viso motora.
03/07/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Adivinhe: Que vogal começa? Brincando com objetos!
- Percepção Visual: identificação da vogal por cor (legenda)
- Modelagem das vogais.
04/07/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Música e Movimento.
- Música: Cai,cai balão! Identificar na letra da musica as vogais por cor;
- Jogo das fichas das vogais
- Ditado das vogais
05/07/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Natureza e Sociedade.
- Leitura e identificação das vogais no alfabeto;
- Comida típica das festas juninas: Pipoca
- Ilustração e coordenação das vogais por legenda.
24/07/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.

-Revisão das vogais: leitura e identificação no alfabeto; modelagem; coordenação viso motora.
-Tarefa: Percepção Visual: Que vogal começa?
25/07/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Matemática.
- Noções de conjuntos associando as quantidades de vogais estudadas.
- Registro da quantidade de vogais na lousa (nº 5)
- Tarefa: Ligar a figura a sua vogal.
26/07/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.

-Adivinhe: Que vogal começa? Brincando com objetos!
- Coordenação viso motora;
- Auto Ditado.
- Tarefa: Percepção Visual: Ilustrar que objeto começa com a vogal solicitada.
30/07/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Modelagem das vogais e objetos;
- Quem sou eu? Jogo da inicial
- Tarefa: Brincar com a família o jogo da memória.
31/07/2012
2H/A – Ling. Oral e Escrita;
- Artes.
- Encerramento do Projeto com o jogo do Dado das vogais identificando e desenhando figuras jogadas
- Coordenação e ilustração das vogais;
- Tarefa: Identificação das vogais nas palavras por legenda.

5 - AVALIAÇÕES
5.1  -  AVALIAÇÃO DO PRÉ I
A avaliação será de forma sistemática e continua ao longo de todo processo de aprendizagem no projeto desenvolvido, sendo assim as crianças irão progressivamente adquirir e fortalecer a capacidade de aprender e transformar seus conhecimentos e habilidades de tal maneira que demonstre em atitudes de interesse, respeito e participação ativamente nas atividades propostas.
A LDB nº. -9394/966 estabelece na seção II, referente a Educação Infantil, art. 31 “que... a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento sem o objetivo de promoção mesmo  para o acesso de ensino fundamental.”
Portanto, iremos considerar alguns instrumentos de avaliação: observação do comportamento do educando; relacionamento com colegas, professores; cumprimento das tarefas escolares; capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo.
5.2 - AVALIAÇÃO DO PROJETO
Essa experiência foi válida, porque foi possível diagnosticar a forma prazerosa em que os alunos foram envolvidos dentro do contexto da Linguagem oral e da escrita. A rotina em sala ficou mais produtiva e os alunos se mostraram interessados em desenvolver as aulas práticas e criativas.
É bastante gratificante saber que através de “PROJETOS”, conseguimos transformar a aprendizagem, a nossa vida e a dos alunos enriquecendo com conhecimentos que acompanharão pro restos de suas vidas.
6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular para a Educação Infantil.Brasília: MEC/SEF, 1998
F.. Pires, Cristina do ValeG..  Dia-a-dia do Professor. Editora Fapi Ltda. Belo Horizonte/ MG.
Giondim, Maria da Salete Alves. Lápis na Mão: integrado: Educação Infantil – São Paulo: FTD,2006.
Guia Prático para professores de Educação Infantil, junho, 2009, nº. 77.
KRAMER, Sonia e NUNES, Maria Fernanda. Gestão pública, formação e identidade
de profissionais de educação infantil In: Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 131, p. 423-
454, maio/ago. 2007
LDB nº 9394/966. Brasília:MEC, 1996.
Parâmetros Curriculares Nacionais: artes. Brasília:MEC/SEF, 1998
Radespiel, Érika/ No Meu Jardim/ 2007/ 1ª edição/ Editora Eimar LTDA/ Contagem - MG
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, 1998, vol. I – pág. 41.
ROUSSEAU, Jean J. Emilio, Jogos da Educação. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968.

6 comentários:

  1. Parabéns! Este Projeto das vogais é simplesmente fascinante, maravilhoso e incrível. Sou professora do AEE e é neste seguimento que trabalho com os meus alunos. Quando existe amor e envolvimento naquilo que fazemos, nada dá errado. Que Deus ilumine o seu trabalho!

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  2. onde encontro os anexos das atividades? parabéns pelo trabalho.

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