ESCOLA
MUNICIPAL RIO BRILHANTE
PROJETO : “ AS VOGAIS NO MUNDO MÁGICO
DA ALFABETIZAÇÃO! ”
RIO BRILHANTE – MS
JUNHO/JULHO
2012
Direção: Cleoni Eliani Kunz
Scherer
Coordenação: Fátima Valdez Pavão
Bortolin
Professoras: Lilian Carini Dias
Pupile Monteiro
Série: Educação Infantil Pré II
“A” e Pré II “B”
Turno: Verpertino
Período: Junho/Julho de 2012
Disciplina: Linguagem Oral e
Escrita; Natureza e Sociedade; Artes Matemática; Música; Expressão corporal e
Movimento.
Temas Transversais: Ética,
Cidadania, Natureza e Sociedade.
Projeto
Educacional desenvolvido na Educação Infantil com a turma do Pré II “D” no
Período Vespertino na Escola Municipal Rio Brilhante no ano de 2012.
SUMÁRIO
1 – JUSTIFICATIVA---------------------------------------------04
2
- OBJETIVOS--------------------------------------------------06
2.1 - OBJETIVO
GERAL---------------------------------------06
2.2 - OBJETIVO ESPECÍFICO DO PRÉ II “D”
------------06
3
– METODOLOGIAS------------------------------------------07
3.1
DESENVOLVIMENTOS METODOLÓGICOS--------08
3.2
-
RECURSOS------------------------------------------------08
4
– CRONOGRAMAS------------------------------------------09
5
– AVALIAÇÕES-----------------------------------------------13
5.1
– AVALIAÇÃO DO PRÉ II “D” -------------------------13
5.2
– AVALIAÇÃO DO PROJETO DO PRÉ II “D” -------14
8
– REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS--------------------15
9
– ANEXOS-----------------------------------------------------16
1 – JUSTIFICATIVA
“O trabalho direto com as crianças
pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente, sendo assim
ser professor polivalente significa que ao professor cabe trabalhar com
conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde os cuidados básicos
essenciais até os conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do
conhecimento”.( Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, 1998,
vol.I – pág. 41.)
O Projeto: “As vogais no mundo
Mágico da Alfabetização”, desenvolvido na Escola Municipal Rio Brilhante
com a turma da Educação Infantil Pré –
II “D” no período Vespertino” na faixa etária de 4 a 5 anos sob a orientação da
Professora Lilian Pupile e da Coordenadora Fátima Valdez Pavão Bortolin, terá
uma duração de dois meses consecutivas. A elaboração deste projeto bem como a sua
aplicação será feita pela professora e o seu desenvolvimento obedecerá à rotina
da Escola que será de forma interdisciplinar, ou seja, abrangendo as várias
áreas do conhecimento de uma maneira lúdica e prazerosa.
A Escola localiza-se na Av. Lourival Barbosa no bairro: Olímpico e atende
crianças da Zona Urbana e Zona Rural, onde abrange docentes de várias classes
sociais e com diferentes estruturações familiares.
Segundo Rousseau (1968), as
crianças têm maneira de ver, sentir e pensar que lhe são próprias e só aprendem
através da conquista ativa, ou seja, quando elas participam de um processo que
corresponde à sua alegria natural.
O ensino de vogais nesse período é muito
importante porque nas vogais está à base para o desenvolvimento da escrita, sendo
elas o centro de toda palavra. É neste momento que o
aluno recebe a orientação voltada para a identificação e a escrita de cada
vogal, o auxilio de imagens, jogos e brincadeiras em atividades de
leitura ou escrita, músicas que ajudam muito o aluno durante o processo de identificação das vogais,
onde ela é o ponto de início onde os educando aprendem de
forma prazerosa e motivadora.
Segundo a Proposta Pedagógica da Educação Infantil um dos objetivos é que:
“A Educação Infantil deve ser um ambiente que proporcione experiências
variadas, que estimulem, provoque e promova o desenvolvimento integral da
criança, em seus aspectos, psicológico, intelectual e social, até 6 anos de
idade, completando a ação da família e da comunidade. Concebe a criança como
cidadã, como pessoa em processo de desenvolvimento, como sujeito ativo da ação
do conhecimento”.
A construção de conhecimento
será mediante a participação da família, como reforço escolar, tudo deve ser a
partir de contextos vivenciados pelos alunos, como por exemplo: “A vogal
inicial do seu nome ou as vogais do seu nome”. É necessário apostar na
capacidade de cada aluno, ou seja, são capazes de identificar, fazer e escrever
nesta faixa etária. De acordo com a turma, o projeto será desenvolvido dentro
da rotina da Educação Infantil estabelecida aos alunos atendidos.
Dentro desta
perspectiva, observamos que aprender não é copiar ou reproduzir a realidade,
mas elaborar conteúdos de acordo com o que se está buscando. Não há
aprendizagem sem conteúdos, os conhecimentos nos permitem a construção de
outros novos métodos.
É
interessante ainda estar lembrando que um dos objetivos da escola é propor
condições Pedagógicas para que o educando utilize sua bagagem de conhecimentos
prévios, vivenciados; ampliando-os e transformando-os para a vida social com
consciência e prática de valores universais sistematizados pela escola.
Enfim, a escola é um espaço de construção, desconstrução e reconstrução
de conhecimentos, mas também de troca de experiências e histórias:
Um conhecimento prazeroso, porque imbricado à sua experiência concreta;
um conhecimento coletivo, porque nascido de uma prática comum; um conhecimento
que não é reduzido à meras informações mecânicas (...); um conhecimento vivo,
porque vinculado às histórias daqueles que o produzem.(KRAMER, 1993, p. 61)
Portanto, este
Projeto trata-se de um assunto amplo onde a criança estará sempre motivada a
entender e a refletir sobre a sua origem, conhecer sua história, entender que é
gente como a gente e assim dar inicio a sua alfabetização.
2 – OBJETIVOS
2 .1 -
OBJETIVO GERAL
v
Proporcionar aos alunos uma aprendizagem lúdica,
favorecendo o desenvolvimento das competências lingüísticas: oral ou escrita
para aprender brincando com significados.
2.2 - OBJETIVO
ESPECÍFICO
Incentivar aos
alunos quanto à:
v
Oportunizar as crianças momentos de interação
para que eles possam compreender a natureza alfabética e que dentro dela estão
as vogais;
v
Ter noção em reconhecer, identificar, modelar e
escrever as vogais;
v
Desenvolver habilidades orais e da escrita;
v
Associar as vogais a letra inicial de colegas,
cores e animais;
v
Desenvolver a coordenação motora fina, grossa e
ampla;
v
Estimular a criatividade promovendo atividades
variadas;
3 - METODOLOGIA
O Projeto: “As
vogais no mundo mágico da Alfabetização”, iniciará sempre através da
Linguagem Oral, onde serão apresentadas as vogais uma de cada vez, cobrando
cores, iniciais dos nomes de colegas e quantidades, animais e objetos.
As aulas serão iniciadas respeitando a rotina da escola,
pois os alunos estão acostumados com a mesma, por isso devo respeitá-los para
que ocorra um trabalho de interação com os alunos e assim obter melhores
resultados com as diferentes metodologias envolvidas.
As atividades serão desenvolvidas de forma individual, algumas coletivas
com a interação da professora, alunos e familiares. Os alunos serão motivados
desde o inicio com jogos, modelagens, texturas, músicas, brincadeiras, recortes
e colagens para só então explorar a Linguagem escrita, ou seja, a coordenação
através dos registros dentro e fora de sala de aula.
Os trabalhos produzidos pelas crianças serão expostos no varal para
estarem mostrando aos pais o que estão produzindo em sala de aula e assim
ficarem motivados a não faltarem nas aulas.
O
sujeito é um construtor dos seus conhecimentos e nesse processo passa por
etapas importantes que vão da visualização até o reconhecimento da escrita em
diferentes lugares e formas.
Estudando e pesquisando muito
sobre esta metodologia, espero que possa atingir os objetivos propostos e assim
conseguir melhorias no ensino aprendizagem dos meus alunos, mas que isto possa
atingir em seus familiares também.
3.1 -
DESENVOLVIMENTOS METODOLOGICOS
v
Situações do cotidiano que envolva a leitura e a
escrita das vogais;
v
Modelagens;
v
Leitura e identificação das vogais;
v
Texturas;
v
Colagens;
v
Cores;
v
Desenhos dirigidos e espontâneos;
v
Musicas com expressão corporal;
v
Escrita
espontânea;
v
Percepção Visual;
3.2 - RECURSOS
v
Livros didáticos;
v
Lápis de cor;
v
Prendedor;
v
Fita crepe;
v
Tinta guache;
v
Caderno;
v
Máquina fotográfica;
v
Cola;
v
EVA;
v
Canetinha;
4 - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Profª.: Lilian Pupile Pré
- II “D”
Coordenadora: Fátima Valdez Pavão Bortolin
Período: Vespertino
Coordenadora: Fátima Valdez Pavão Bortolin
Período: Vespertino
DATA DA EXECUÇÃO
|
QUANTIDADE DE AULAS
UTILIZADAS E DISCIPLINA
|
AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
|
04/06/2012
|
2H/A - Ling.
Oral e Escrita;
-Música e
Movimento;
- Artes.
|
- Início do Projeto com conversa
informal sobre o alfabeto, mostrando que nele estão inseridas as vogais;
- Música: “A dona aranha”,
explorar a expressão corporal;
-Coordenação viso-motora.
|
05/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
|
- Leitura das vogais;
- Vogal “A” quebra cabeça:
Abelha;
- Modelagem da vogal: “A”;
-Tarefa:Recorte e colagem de animais, frutas
e objetos com a vogal estudada.
|
06/06/2012
|
2H/A - Ling.
Oral e Escrita;
-Natureza e
Sociedade;
- Artes
|
- Vogal “A”. Meio de transporte
com a vogal inicial (Avião);
- coordenação e modelagem.
- Tarefa:Percepção Visual:
identificar a vogal “A”.
|
08/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes;
- musica.
|
- Leitura das vogais;
-modelagem da vogal “A” e “E”.
- Recorte e colagem da vogal
“E”
- Música: “O elefante queria
voar” com expressão corporal e movimento.
- Tarefa: Percepção Visual:
Ligar as figuras a vogal inicial.
|
11/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
|
- Coordenação das vogais “A” e “E”
na lousa e registro;
- Identificação das vogais no alfabeto
móvel;
- Coordenação viso-motora.
|
12/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes;
- Musica.
|
-Leitura das vogais;
-Escrita espontânea das vogais:
“A”, “E”na lousa;
- Identificação da vogal
inicial das gravuras.
- Percepção Visual: Identificar
as vogais estudadas nos cartazes.
|
13/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes;
|
-Modelagem das vogais: “A” e
“E”;
- Coordenação da vogal “A/ E”
- Desenho dirigido no pátio.
|
14/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes;
-Natureza e
sociedade.
|
- Textura da vogal “I”;
-Modelagem das vogais “A/E/I” e coordenação;
- Conversa informal sobre o
habitat do Índio.
- Coordenação viso-motora.
|
18/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Matemática;
- Artes.
|
- Leitura das vogais;
- Associar quantidade de
objetos e figuras iniciadas por vogais;
- Coordenação viso-motora.
- Tarefa: Percepção Visual
|
19/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes;
- Matemática.
|
- Conversa informal sobre alunos
que comecem com a vogal “I”;
- Percepção Visual: Vogal
inicial a sua figura e coordenação.
|
20/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Matemática.
- Artes.
|
- Leitura das vogais;
- Desenho dirigido: Amigos com
as vogais: “A/E/I”;
- Coordenação viso motora;
- Escrita espontânea no pátio
da escola.
|
21/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
|
- Vogal “I” com modelagem;
-Identificação nos cartazes da
sala;
- cor: vermelho;
- Coordenação
|
22/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes;
- Natureza e
Sociedade.
|
- Leitura das vogais;
- Mamífero que começa com a
vogal “O”;
- Cor: Vermelho
-modelagem e identificação
- Tarefa: Coordenação
|
23/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
|
- Modelagem
das vogais;
- Desenho
cego: Vogal “A”
|
26/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
|
- Vogal “O”;
-Coordenação viso-motora;
- Desenho dirigido no pátio;
- Tarefa: Percepção Visual:
identificar a vogal “O”;
- Cor: Azul
|
27/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
|
- Identificação das vogais
estudadas nos cartazes e nome das crianças;
- Auto ditado;
- Coordenação viso-motora.
|
28/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Matemática
- Artes.
|
- Noções de conjuntos com
objetos iniciados por vogais relacionando a quantidade;
- Vogais: “A/E/I”
- Coordenação viso motora.
|
29/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
- Natureza e
Sociedade.
|
- Identificação da vogal: “O”
nos cartazes e alinhavo;
-Mamífero que começa com “O
(Onça) ilustração;
- Coordenação na lousa.
|
30/06/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
|
-Adivinhe: Que vogal começa?
Brincando com objetos!
- Identificação das vogais
estudadas nos cartazes e nome das crianças;
- Coordenação
viso-motora.
|
02/07/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
|
- Vogal “U” modelagem e
ilustração da uva.
- Jogo com o dado das vogais e
identificação de objetos
- Coordenação viso motora.
|
03/07/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
|
- Adivinhe: Que vogal começa?
Brincando com objetos!
- Percepção Visual:
identificação da vogal por cor (legenda)
- Modelagem das vogais.
|
04/07/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
- Música e
Movimento.
|
- Música: Cai,cai balão!
Identificar na letra da musica as vogais por cor;
- Jogo das fichas das vogais
- Ditado das vogais
|
05/07/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
- Natureza e
Sociedade.
|
- Leitura e identificação das
vogais no alfabeto;
- Comida típica das festas
juninas: Pipoca
- Ilustração e coordenação das
vogais por legenda.
|
24/07/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
|
-Revisão das vogais: leitura e
identificação no alfabeto; modelagem; coordenação viso motora.
-Tarefa: Percepção Visual: Que
vogal começa?
|
25/07/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
- Matemática.
|
- Noções de conjuntos
associando as quantidades de vogais estudadas.
- Registro da quantidade de
vogais na lousa (nº 5)
- Tarefa: Ligar a figura a sua
vogal.
|
26/07/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
|
-Adivinhe: Que vogal começa?
Brincando com objetos!
- Coordenação viso motora;
- Auto Ditado.
- Tarefa: Percepção Visual:
Ilustrar que objeto começa com a vogal solicitada.
|
30/07/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
|
- Modelagem das vogais e
objetos;
- Quem sou eu? Jogo da inicial
- Tarefa: Brincar com a família
o jogo da memória.
|
31/07/2012
|
2H/A – Ling.
Oral e Escrita;
- Artes.
|
- Encerramento do Projeto com o
jogo do Dado das vogais identificando e desenhando figuras jogadas
- Coordenação e ilustração das
vogais;
- Tarefa: Identificação das
vogais nas palavras por legenda.
|
5 - AVALIAÇÕES
5.1 - AVALIAÇÃO DO PRÉ I
A avaliação será de forma sistemática e continua ao longo de todo
processo de aprendizagem no projeto desenvolvido, sendo assim as crianças irão
progressivamente adquirir e fortalecer a capacidade de aprender e transformar
seus conhecimentos e habilidades de tal maneira que demonstre em atitudes de
interesse, respeito e participação ativamente nas atividades propostas.
A LDB nº. -9394/966 estabelece na seção II, referente a Educação
Infantil, art. 31 “que... a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e
registro de seu desenvolvimento sem o objetivo de promoção mesmo para o acesso de ensino fundamental.”
Portanto, iremos considerar alguns instrumentos de avaliação: observação
do comportamento do educando; relacionamento com colegas, professores;
cumprimento das tarefas escolares; capacidade de cooperação e aproveitamento do
tempo.
5.2 - AVALIAÇÃO DO PROJETO
Essa experiência foi válida, porque foi possível diagnosticar a forma
prazerosa em que os alunos foram envolvidos dentro do contexto da Linguagem
oral e da escrita. A rotina em sala ficou mais produtiva e os alunos se
mostraram interessados em desenvolver as aulas práticas e criativas.
É bastante gratificante saber que através de “PROJETOS”, conseguimos
transformar a aprendizagem, a nossa vida e a dos alunos enriquecendo com
conhecimentos que acompanharão pro restos de suas vidas.
6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular para a Educação
Infantil.Brasília: MEC/SEF, 1998
F.. Pires, Cristina do
ValeG.. Dia-a-dia do Professor. Editora Fapi Ltda. Belo Horizonte/ MG.
Giondim, Maria
da Salete Alves. Lápis na Mão: integrado:
Educação Infantil – São Paulo: FTD,2006.
Guia Prático para professores de Educação
Infantil, junho, 2009, nº. 77.
KRAMER, Sonia e
NUNES, Maria Fernanda. Gestão pública,
formação e identidade
de profissionais de educação infantil
In: Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 131, p. 423-
454, maio/ago.
2007
LDB nº 9394/966.
Brasília:MEC, 1996.
Parâmetros
Curriculares Nacionais: artes.
Brasília:MEC/SEF, 1998
Radespiel, Érika/ No Meu Jardim/ 2007/ 1ª edição/ Editora
Eimar LTDA/ Contagem - MG
Referencial
Curricular Nacional para Educação Infantil, 1998, vol. I – pág. 41.
ROUSSEAU, Jean
J. Emilio, Jogos da Educação. São
Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968.
muito bom
ResponderExcluirMUITO BOM!!!
ResponderExcluirParabéns! Este Projeto das vogais é simplesmente fascinante, maravilhoso e incrível. Sou professora do AEE e é neste seguimento que trabalho com os meus alunos. Quando existe amor e envolvimento naquilo que fazemos, nada dá errado. Que Deus ilumine o seu trabalho!
ResponderExcluironde encontro os anexos das atividades? parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirParabéns eu amei esse projeto
ResponderExcluirQue abilidades trabalha as vogais
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