CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL
CRIANÇA ESPERANÇA II
LIXO NO LIXO É SINAL DE CAPRICHO
Projeto desenvolvido durante o ano de
2012 com os alunos dos 1º Anos pelas professoras regentes, de Ciências e Artes,
com o apoio da Direção, Coordenação, demais Professores, Funcionários e alunos
do C. E. M. C. E. II.
RIO BRILHANTE –
MS
Agosto/2012
Escola: Centro Educacional Municipal
Criança Esperança II
Direção: Eliane Villetti Oliboni
Coordenadora
envolvida: Suzana
Marques de Oliveira Ortega
Título
do Projeto: Lixo
no lixo é sinal de capricho!
Professores
responsáveis: Fanny
Silva Valdez
Florice
Rodrigues Cruz Neis
Maria Alaíde Andrade Santana
Rosemari
Soares de Andrade
Tatiana
Pael Correa
Serlei Frozza
Anos envolvidos: 1º Anos A, B e C e 2º Ano A.
Períodos: Matutino e Vespertino
Total de alunos envolvidos: 79
SUMÁRIO
Apresentação............................................................................................................................5
Justificativa..............................................................................................................................6
Objetivos..................................................................................................................................7
Planejamento
por Disciplina
Ciências...................................................................................................................................8
Artes.......................................................................................................................................10
LP/Geo/Hist...........................................................................................................................11
Anexos...................................................................................................................................13
Referências.............................................................................................................................15
|
APRESENTAÇÃO
Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o
reaproveitamento (ou a reutilização) de materiais que foram rejeitados. Este
trabalho é muito importante não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como
também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. A reciclagem
melhora a limpeza da cidade, gera renda pela comercialização dos recicláveis,
diminui o desperdício, pode gerar empregos, dá oportunidade aos cidadãos de
preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o
lixo que geram.
JUSTIFICATIVA
Analisando a situação do Planeta Terra, vemos que se faz
necessário agir de alguma forma para tentarmos amenizar a constante destruição
que o próprio homem vem causando ao meio ambiente.
Entendemos que a escola é um meio eficaz de sensibilização,
mesmo sendo jovens os nossos alunos. Procuraremos ensiná-los de que muitas
vezes simples atos são necessários para que grandes modificações aconteçam e as
melhoras se concretizem. Desta forma, desenvolveremos em nossa unidade escolar,
com os alunos dos 1º Anos do ensino fundamental o projeto “Lixo no lixo é sinal
de capricho”, que abordará temas como a separação adequada do lixo, a coleta
seletiva e a reciclagem.
Embora nossa localidade ainda não esteja realizando estas ações
de forma adequada, concordamos com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências
Naturais que diz “A ciência enquanto disciplina deve
proporcionar e estabelecer relações entre características e comportamentos dos
seres vivos e as condições do ambiente em que vivem. (PCN, 1997, pg. 46)” .
Este projeto vem então, contribuir com a construção,
mesmo que parcial, da compreensão de que o lixo não deve ser mantido em céu
aberto ou acumulado em terrenos baldios, ruas, rios, escolas, praças e vias
públicas. Conforme os Parâmetros Curricularea Nacionais, documento norteador
deste projeto, é importante ensinar aos alunos a “caracterização de materiais
recicláveis e processos de reciclagem do lixo.” (1997, p.72). Para alcançarmos
tal objetivo utilizaremos das várias linguagens que a criança possui, bem como
atividades lúdicas e de construção concreta de brinquedos recicláveis.
OBJETIVOS
Geral
ü Conscientizar os alunos sobre a importância da
reciclagem e incentivá-los quanto à sua pratica, levando-os a perceber que isto
pode gerar melhora na qualidade de vida.
Específicos
ü Conscientização
para o problema do lixo jogado em lugares impróprios
ü Conhecimento
do procedimento correto de separação do lixo.
ü Promover
envolvimento e participação da comunidade escolar.
ü Trazer
benefícios para nossa escola com relação à temática.
ü Estimular
a reciclagem e reaproveitamento.
ü Estimular
a cooperação entre alunos e funcionários, bem como a compreensão do ato de
cidadania dos mesmos.
ü Estimular
a ludicidade por meio da reciclagem.
ü Estimular
o brincar por meio da reciclagem.
ü Utilizar
as diferentes linguagens da criança — verbal, matemática, gráfica, plástica e
corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias.
******
Professora:
Fanny Silva Valdez
Disciplina:
Ciências
METODOLOGIA
ü Vídeos
explicativos: Regente da Sala
ü Atividades
impressas
ü Atividades
na S.T.E
ü Roda da conversa
ü Roda da leitura, feita pela professora
ü Música
ü Poema
ü Oficina
do brinquedo
ü Oficina
da lixeira seletiva
CRONOGRAMA
MESES
|
AÇÕES
|
Setembro
|
ü Apresentação do vídeo explicativo
ü Roda de conversa
ü Ensaio
ü Atividade impressa com base no poema
ü Recolhimento de lixo no pátio da escola
|
Outubro
|
ü Atividades na STE
ü Restauração de mesa com pedaços de gibi
velho
ü Atividade impressa
ü Brincadeiras com material reciclável
ü Finalização: Construção de bilboquê de
bolitas
|
CULMINÂNCIA
A
culminância se dará em dois momentos, o primeiro será na oficina da lixeira
seletiva, onde os alunos pintarão pneus para formar os respectivos recipientes
que serão distribuídos na escola, o segundo na “Hora Cultural”, que encerrará o terceiro bimestre desta
instituição, onde seis alunos apresentarão um poema e todos os alunos da sala
posteriormente, apresentarão uma paródia sobre a temática.
AVALIAÇÃO
Será
avaliado todo o processo, onde o aluno deverá desenvolver o conhecimento sobre
a reciclagem, seus benefícios e sua importância, como também o sentimento de
confiança de suas capacidades, que serão demonstradas principalmente nas rodas
da conversa e na oficina de brinquedos.
*****
Professora:
Rosemari Soares de Andrade
Disciplina:
Artes
OBJETIVOS
à Desenvolver
a conscientização ambiental;
à Promover
o envolvimento do educando no fazer de seu próprio brinquedo;
à Estimular
a reciclagem e o reaproveitamento para a construção de brinquedos e materiais
alternativos;
à Promover
a socialização do educando nos trabalhos em grupo;
à Despertar
a criatividade no processo de criação.
METODOLOGIA
à Conversa
informal sobre conscientização ambiental;
à Realização
de uma oficina de brinquedos;
à Confecção
de um cofrinho a partir de uma latinha de massa de tomate;
à Confecção
de uma flor de garrafa pet, como referência à primavera;
à Decoração
do mural da escola com o tema do projeto.
CRONOGRAMA
As atividades serão realizadas no período de setembro a
outubro, com duas horas semanais de duração.
AVALIAÇÃO
A
avaliação dar-se-á de forma processual, observando a participação dos alunos na
realização das atividades.
Professoras:
Florice Rodrigues Cruz Neis
Maria Alaíde Andrade de Santana
Disciplina:
Língua Portuguesa, Geografia, História
METODOLOGIA
ü Conversa
informal sobre meio ambiente e sobre preservação do meio ambiente através de
reciclagem;
ü Conto
da história: Reciclagem;
ü Roda
de conversa sobre a história;
ü Assistir
e debater o filme: Cuidados com o Planeta, da Turma da Mônica;
ü Cantar
a música e apresentar a coreografia: Rap da reciclagem;
ü Ensaio
e apresentação do teatro: Ensinando a reciclar;
ü Estudo
e declamação da poesia: Reciclagem;
ü Atividade
escrita: Jogo dos 7 erros;
ü Atividade
escrita: Pintar os cestos de lixo de acordo com a legenda e uso do alfabeto
móvel.
CRONOGRAMA
O projeto será desenvolvido durante os meses
de outubro e novembro.
Outubro
-
Conversa informal sobre o meio ambiente;
-
Verificação do conhecimento prévio.
-
Conversa sobre como preservar o meio ambiente através da reciclagem;
-
Conto da história sobre reciclagem;
-
Roda de conversa sobre a história;
-
DVD: Cuidados com o Planeta;
-
Poesia: Reciclagem.
Novembro
- Atividade escrita: Jogo dos 7 erros;
-
Atividade escrita: Pintar o cesto de acordo com as legendas;
-
Uso do alfabeto móvel: Formação de frases sobre reciclagem;
-
Apresentação de dança: Rap da reciclagem;
-
Apresentação de teatro: Ensinando a reciclar;
-
Dramatização da poesia: Reciclagem.
AVALIAÇÃO
Serão avaliados a
participação e o interesse durante o desenvolvimento das atividades.
*****
Professora:
Tatiana Pael Corrêa
Disciplina:
Artes
OBJETIVOS
à Desenvolver
a conscientização ambiental;
à Promover
o envolvimento do educando no fazer de seu próprio brinquedo;
à Desenvolver
habilidades na construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis;
à Promover
a interação e o trabalho coletivo, promovendo a criação e expressão do aluno;
à Despertar
a criatividade e habilidades artísticas.
METODOLOGIA
à Conversa
informal sobre conscientização ambiental;
à Apresentação
de propostas de construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis;
à Realização
de uma oficina de brinquedos;
à Confecção
de uma flor de garrafa pet, como referência à primavera;
à Confecção
do biboquê com garrafa peti.
à Decoração
do mural da escola com o tema do projeto.
CRONOGRAMA
As atividades serão realizadas no período de setembro a
outubro, com duas horas semanais de duração.
AVALIAÇÃO
Os
alunos serão avaliados durante o desenvolvimento do projeto, analisando a
participação, as habilidades na criação das atividades propostas e a compreensão
e conscientização da preservação ambiental.
ANEXOS
Poema da apresentação
RECICLAGEM
Eu sou a lixeira amarela,
ajudo a deixar a vida mais bela!
Levo todos os metais, como
latas, tampinhas e muito mais.
Eu sou a lixeira verde forte,
comigo aqui a sujeira não pode!
Levo todos os vidros quebrados, como
garrafas, copos e pratos!
Eu sou a lixeira azul,
não gosto de sujeira de jeito nenhum!
Levo todos os tipos de papéis,
menos os sujos que são cruéis!
Eu sou o lixeiro vermelho,
e vou te dar um conselho!
Em mim você joga o plástico, como
potes, copos e sacolas,
ajudo assim a limpar nossa escola!
Eu sou o lixeiro marrom,
e com a sua ajuda, tudo fica muito bom!
Em mim você joga o resto de comida,
evita o cheiro ruim e alegra a nossa
vida!
Sabendo dessas lições você nos ajuda a
reciclar,
contribuindo assim, para o mundo salvar!
Reciclar é lixo virar LUXO!
No mundo nada se cria, nada se perde,
tudo se transforma!
REFERÊNCIAS
Brasil.
Ministério da Educação e Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências
Naturais. – Brasília: MEC/SEF, 1997.Disponível em: http://alunos2b.blogspot.com.br/ Acesso em 20 de ago de 2012.
Disponível em: http://quimicanet.vilabol.uol.com.br/reciclagem.htm Acesso em 20 de ago de 2012.
http://www.youtube.com/watch?v=ddVDaWiLDAk
http://www.youtube.com/watch?v=wXFNS9z3HAk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=OR_J8KUkXMI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=24kfF5zi2F8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=5ko2NwxNf8M&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=7S6I77HhYL0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0
Nenhum comentário:
Postar um comentário