quarta-feira, 28 de novembro de 2012

LIXO NO LIXO É SINAL DE CAPRICHO

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA II


LIXO NO LIXO É SINAL DE CAPRICHO

Projeto desenvolvido durante o ano de 2012 com os alunos dos 1º Anos pelas professoras regentes, de Ciências e Artes, com o apoio da Direção, Coordenação, demais Professores, Funcionários e alunos do C. E. M. C. E. II.

RIO BRILHANTE – MS
Agosto/2012
Escola: Centro Educacional Municipal Criança Esperança II
Direção: Eliane Villetti Oliboni
Coordenadora envolvida: Suzana Marques de Oliveira Ortega
Título do Projeto: Lixo no lixo é sinal de capricho!
Professores responsáveis: Fanny  Silva Valdez
                                          Florice Rodrigues Cruz Neis
                                          Maria Alaíde Andrade Santana
                                          Rosemari Soares de Andrade
                                         Tatiana Pael Correa  
                                         Serlei Frozza
Anos envolvidos: 1º Anos A, B e C e 2º Ano A.
Períodos: Matutino e Vespertino
Total de alunos envolvidos: 79

SUMÁRIO

Apresentação............................................................................................................................5
Justificativa..............................................................................................................................6
Objetivos..................................................................................................................................7
Planejamento por Disciplina
Ciências...................................................................................................................................8
Artes.......................................................................................................................................10
LP/Geo/Hist...........................................................................................................................11
Anexos...................................................................................................................................13
Referências.............................................................................................................................15
 

APRESENTAÇÃO
Reciclagem é um termo originalmente utilizado para indicar o reaproveitamento (ou a reutilização) de materiais que foram rejeitados. Este trabalho é muito importante não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. A reciclagem melhora a limpeza da cidade, gera renda pela comercialização dos recicláveis, diminui o desperdício, pode gerar empregos, dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forma concreta, tendo mais responsabilidade com o lixo que geram.

JUSTIFICATIVA
Analisando a situação do Planeta Terra, vemos que se faz necessário agir de alguma forma para tentarmos amenizar a constante destruição que o próprio homem vem causando ao meio ambiente.
Entendemos que a escola é um meio eficaz de sensibilização, mesmo sendo jovens os nossos alunos. Procuraremos ensiná-los de que muitas vezes simples atos são necessários para que grandes modificações aconteçam e as melhoras se concretizem. Desta forma, desenvolveremos em nossa unidade escolar, com os alunos dos 1º Anos do ensino fundamental o projeto “Lixo no lixo é sinal de capricho”, que abordará temas como a separação adequada do lixo, a coleta seletiva e a reciclagem.
Embora nossa localidade ainda não esteja realizando estas ações de forma adequada, concordamos com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais que diz “A ciência enquanto disciplina deve proporcionar e estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e as condições do ambiente em que vivem. (PCN, 1997, pg. 46)” .
Este projeto vem então, contribuir com a construção, mesmo que parcial, da compreensão de que o lixo não deve ser mantido em céu aberto ou acumulado em terrenos baldios, ruas, rios, escolas, praças e vias públicas. Conforme os Parâmetros Curricularea Nacionais, documento norteador deste projeto, é importante ensinar aos alunos a “caracterização de materiais recicláveis e processos de reciclagem do lixo.” (1997, p.72). Para alcançarmos tal objetivo utilizaremos das várias linguagens que a criança possui, bem como atividades lúdicas e de construção concreta de brinquedos recicláveis.


OBJETIVOS  
Geral
ü   Conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem e incentivá-los quanto à sua pratica, levando-os a perceber que isto pode gerar melhora na qualidade de vida.
Específicos
ü  Conscientização para o problema do lixo jogado em lugares impróprios
ü  Conhecimento do procedimento correto de separação do lixo.
ü Promover envolvimento e participação da comunidade escolar.
ü Trazer benefícios para nossa escola com relação à temática.
ü  Estimular a reciclagem e reaproveitamento.
ü  Estimular a cooperação entre alunos e funcionários, bem como a compreensão do ato de cidadania dos mesmos.
ü  Estimular a ludicidade por meio da reciclagem.
ü  Estimular o brincar por meio da reciclagem.
ü  Utilizar as diferentes linguagens da criança — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias.

******
Professora: Fanny  Silva Valdez
Disciplina: Ciências
METODOLOGIA
ü  Vídeos explicativos: Regente da Sala
ü  Atividades impressas
ü  Atividades na S.T.E
ü   Roda da conversa
ü   Roda da leitura, feita pela professora
ü  Música
ü  Poema
ü  Oficina do brinquedo
ü  Oficina da lixeira seletiva

CRONOGRAMA
MESES
AÇÕES
Setembro
ü    Apresentação do vídeo explicativo
ü    Roda de conversa
ü    Ensaio
ü    Atividade impressa com base no poema
ü    Recolhimento de lixo no pátio da escola
Outubro
ü    Atividades na STE
ü    Restauração de mesa com pedaços de gibi velho
ü    Atividade impressa
ü    Brincadeiras com material reciclável
ü    Finalização: Construção de bilboquê de bolitas

CULMINÂNCIA
A culminância se dará em dois momentos, o primeiro será na oficina da lixeira seletiva, onde os alunos pintarão pneus para formar os respectivos recipientes que serão distribuídos na escola, o segundo na “Hora Cultural”,  que encerrará o terceiro bimestre desta instituição, onde seis alunos apresentarão um poema e todos os alunos da sala posteriormente, apresentarão uma paródia sobre a temática.
AVALIAÇÃO
Será avaliado todo o processo, onde o aluno deverá desenvolver o conhecimento sobre a reciclagem, seus benefícios e sua importância, como também o sentimento de confiança de suas capacidades, que serão demonstradas principalmente nas rodas da conversa e na oficina de brinquedos.

*****
Professora: Rosemari Soares de Andrade
Disciplina: Artes

OBJETIVOS
à Desenvolver a conscientização ambiental;
à Promover o envolvimento do educando no fazer de seu próprio brinquedo;
à Estimular a reciclagem e o reaproveitamento para a construção de brinquedos e materiais alternativos;
à Promover a socialização do educando nos trabalhos em grupo;
à Despertar a criatividade no processo de criação.
METODOLOGIA
à Conversa informal sobre conscientização ambiental;
à Realização de uma oficina de brinquedos;
à Confecção de um cofrinho a partir de uma latinha de massa de tomate;
à Confecção de uma flor de garrafa pet, como referência à primavera;
à Decoração do mural da escola com o tema do projeto.


CRONOGRAMA 
      As atividades serão realizadas no período de setembro a outubro, com duas horas semanais de duração.
AVALIAÇÃO
     A avaliação dar-se-á de forma processual, observando a participação dos alunos na realização das atividades.

 *****
Professoras: Florice Rodrigues Cruz Neis
                      Maria Alaíde Andrade de Santana
Disciplina: Língua Portuguesa, Geografia, História

METODOLOGIA
ü  Conversa informal sobre meio ambiente e sobre preservação do meio ambiente através de reciclagem;
ü  Conto da história: Reciclagem;
ü  Roda de conversa sobre a história;
ü  Assistir e debater o filme: Cuidados com o Planeta, da Turma da Mônica;
ü  Cantar a música e apresentar a coreografia: Rap da reciclagem;
ü  Ensaio e apresentação do teatro: Ensinando a reciclar;
ü  Estudo e declamação da poesia: Reciclagem;
ü  Atividade escrita: Jogo dos 7 erros;
ü  Atividade escrita: Pintar os cestos de lixo de acordo com a legenda e uso do alfabeto móvel. 

CRONOGRAMA
 O projeto será desenvolvido durante os meses de outubro e novembro.
Outubro
- Conversa informal sobre o meio ambiente;
- Verificação do conhecimento prévio.
- Conversa sobre como preservar o meio ambiente através da reciclagem;
- Conto da história sobre reciclagem;
- Roda de conversa sobre a história;
- DVD: Cuidados com o Planeta;
- Poesia: Reciclagem.
Novembro
- Atividade escrita: Jogo dos 7 erros;
- Atividade escrita: Pintar o cesto de acordo com as legendas;
- Uso do alfabeto móvel: Formação de frases sobre reciclagem;
- Apresentação de dança: Rap da reciclagem;
- Apresentação de teatro: Ensinando a reciclar;
- Dramatização da poesia: Reciclagem.

AVALIAÇÃO
         Serão avaliados a participação e o interesse durante o desenvolvimento das atividades.
 
*****
Professora: Tatiana Pael Corrêa
Disciplina: Artes

OBJETIVOS
à Desenvolver a conscientização ambiental;
à Promover o envolvimento do educando no fazer de seu próprio brinquedo;
à Desenvolver habilidades na construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis;
à Promover a interação e o trabalho coletivo, promovendo a criação e expressão do aluno;
à Despertar a criatividade e habilidades artísticas.

METODOLOGIA
à Conversa informal sobre conscientização ambiental;
à Apresentação de propostas de construção de brinquedos a partir de materiais recicláveis;
à Realização de uma oficina de brinquedos;
à Confecção de uma flor de garrafa pet, como referência à primavera;
à Confecção do biboquê com garrafa peti.
à Decoração do mural da escola com o tema do projeto.

CRONOGRAMA
      As atividades serão realizadas no período de setembro a outubro, com duas horas semanais de duração.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento do projeto, analisando a participação, as habilidades na criação das atividades propostas e a compreensão e conscientização da preservação ambiental.  

ANEXOS
Poema da apresentação
RECICLAGEM
Eu sou a lixeira amarela,
ajudo a deixar a vida mais bela!
Levo todos os metais, como
latas, tampinhas e muito mais.
Eu sou a lixeira verde forte,
comigo aqui a sujeira não pode!
Levo todos os vidros quebrados, como
garrafas, copos e pratos!
Eu sou a lixeira azul,
não gosto de sujeira de jeito nenhum!
Levo todos os tipos de papéis,
menos os sujos que são cruéis!
Eu sou o lixeiro vermelho,
e vou te dar um conselho!
Em mim você joga o plástico, como
potes, copos e sacolas,
ajudo assim a limpar nossa escola!
Eu sou o lixeiro marrom,
e com a sua ajuda, tudo fica muito bom!
Em mim você joga o resto de comida,
evita o cheiro ruim e alegra a nossa vida!
Sabendo dessas lições você nos ajuda a reciclar,
contribuindo assim, para o mundo salvar!
Reciclar é lixo virar LUXO!
No mundo nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!

Fotos de brinquedos que serão confeccionados:
Foto da lixeira seletiva:

REFERÊNCIAS
Brasil. Ministério da Educação e Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
Disponível em:  http://alunos2b.blogspot.com.br/ Acesso em 20 de ago de 2012.
Disponível em: http://quimicanet.vilabol.uol.com.br/reciclagem.htm Acesso em 20 de ago de 2012.
http://www.youtube.com/watch?v=ddVDaWiLDAk
http://www.youtube.com/watch?v=wXFNS9z3HAk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=OR_J8KUkXMI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=24kfF5zi2F8&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=5ko2NwxNf8M&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=7S6I77HhYL0&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0

Nenhum comentário:

Postar um comentário