terça-feira, 20 de novembro de 2012

“PRESERVAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR”

CENTRO EDUCACIONAL MUNICIPAL CRIANÇA ESPERANÇA II

 
“PRESERVAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR”

Ada Marli Morales
Florice Rodrigues Cruz Neis
Maria Alaíde Andrade de Santana
Silvana Alexandre da Silva

Projeto Pedagógico elaborado pelas professoras Ada Marli Morales, Turma 13, Florice Rodrigues Cruz Neis, Turma 13, Maria Alaíde Andrade de Santana, Turma 14 e Silvana Alexandre da Silva Turma 13 como requisito ao Curso de Disseminadores de Educação Fiscal a Distância, promovido pela ESAF/MS (Escola de Administração Fazendária) sob orientação da Tutora Sirlei Prado Vitorino.

 
RIO BRILHANTE-MS
2012

TEMA: PRESERVAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR
 
O projeto “Preservação do Espaço Escolar” foi desenvolvido no Centro Educacional Municipal Criança Esperança II, nos 1°anos A-B-C e 2º B através das professoras:

 JUSTIFICATIVA
 A muito tempo discute-se sobre a irresponsabilidade com o patrimônio público escolar, desta forma optamos por desenvolver algumas ações que minimizem os problemas com a falta de cuidados com o patrimônio, onde dentro do projeto “ Valores Humanos na Escola”, este, desenvolvido no decorrer do ano em nossa Escola, no qual o tema do 1°Bimestre foi “Responsabilidade” para atacarmos o problema informando aos alunos que desde a construção até o mantimento do Patrimônio Público Escolar, ocorre com o pagamento de impostos de todos os cidadãos, sendo assim a Escola e sua conservação é compromisso de todos.

 OBJETIVO GERAL
Incentivar os alunos a preservação do patrimônio público escolar, conscientizando-os acerca dos benefícios que terão com esta atitude.

 OBJETIVO ESPECÍFICO
  • Propor aos alunos uma reflexão sobre a responsabilidade de conservação do patrimônio público escolar, já que os mesmos são mantidos através dos impostos pagos pelos cidadãos.
  • Incentivar a conservação de cadeiras, carteiras, portas, janelas, ventiladores, lâmpadas, paredes e materiais escolares com distribuição gratuita.

RECURSOS
Cartolinas, papel manilha, papel crepom e pincel atômico, para a confecção de cartazes.
         TV, DVD e internet e data show para apresentar os vídeos.

OBJETIVO ESTRATÉGICO
Disseminar entre os alunos a importância da preservação do patrimônio público escolar, conscientizando-os dos impostos pagos por todos, enquanto cidadãos nos 1° anos: A-B-C e no 2º ano: B do Centro Educacional Municipal “ Criança Esperança II”.

PLANO DE AÇÃO
Atividades
Período
(data)
Objetivo
Responsáveis
Pontos de Controles
Conversa informal sobre a conservação dos materiais escolares e dos Patrimônios Públicos Escolares. “Por que e para quê preservar”?
11/06/12
Informar os alunos a importância da conservação dos materiais escolares.
Ada Marli Morales
Avaliação diária através das mudanças de atitudes no decorrer do ano.
Leitura de texto informativo e questionamentos
12/06/12
Observar se os alunos compreenderam o texto.
Maria Alaíde Andrade de Santana
Avaliação diária através das mudanças de atitudes no decorrer do ano.
VIDEO: “Vandalismos nas Escolas”.
14/06/12
Fazer o confronto da realidade das Escolas trabalhadas nos vídeos.
Silvana Alexandre da Silva
Avaliação diária através das mudanças de atitudes no decorrer do ano.
VIDEO: “Escola Limpa”.
14/06/12
Fazer o confronto da realidade das Escolas trabalhadas nos vídeos.
Silvana Alexandre da Silva
Avaliação diária através das mudanças de atitudes no decorrer do ano.
VIDEO: “Boas maneiras” (Turma da Mônica).
14/06/12
Fazer o confronto da realidade das Escolas trabalhadas nos vídeos.
Silvana Alexandre da Silva
 
Avaliação diária através das mudanças de atitudes no decorrer do ano.
Confecção dos cartazes na escola
15/06/12
Exposição para as outras turmas da escola e pais que se fizerem presentes na escola no decorrer do projeto.
Florice Rodrigues Cruz Neis
Maria Alaíde Andrade de Santana
 


AVALIAÇÃO
Serão avaliados no dia a dia verificando se houve mudanças de comportamentos e atitudes.


CONCLUSÃO
Através de um relatório coletivo os alunos se expressarão dizendo o que acharam do projeto. Porque foi ou não foi válido e qual a importância do mesmo em suas vidas

                                         
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da fazenda; Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação Fiscal. Educação Fiscal no contexto social. 4ª e d. Brasília: Esaf. 2009. (série Educação Fiscal. Cadernos 1 a 4)
Turma da Mônica em: Boas maneiras, disponível e http://www.youtube.com/watch? v=YHS34tkXdR8 com acesso em 07/06/12.
Texto Informativo: Manutenção do Patrimônio Escolar.
Patrimônio Público – Um bem a todos por: Orlando Souza. (Orlando € Crônicas) Postado em 07/01/2009 no Blog Almanaque da Crônica em http://cronicasdorlando.blogspot.com.br/, com acesso em 08/06/12.
Escola e Democracia_pôlemicas do nosso tempo. Saviani Demerval. São Paulo, setembro de 1983.
Escola de Administração Fazendária de Mato Grosso do Sul. Disponível em http://www.esaf. fazenda.gov.br, com acesso em 08/06/12

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