quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PROJETO BULLYING NA ESCOLA

                              PROJETO BULLYING NA ESCOLA


                                                           Claudinéa Mendes da Silva
                                                            Viviane Alves Vieira


 INTRODUÇÃO

          
Os professores e os pais têm um papel importante ao identificar a prática do BULLYING, onde eles precisam discutir sobre o assunto de forma eficiente.
Os educadores têm que estar sempre atentos sobre qualquer sinal que possa denunciar o BULLYING. Nessa pesquisa será abordada na orientação dos professores e dos pais para evitar o BULLYING dentro da escola Centro Educacional Criança Esperança II.
Conscientizar os alunos sobre as conseqüências que a vitima e o agressor sofre na pratica do mesmo.
É papel da escola construir uma comunidade na qual todas as relações são respeitosas, mas todo ambiente escolar pode apresentar esse problema onde a escola não consegue resolver sozinha, precisa da ajuda dos pais na orientação de seus filhos. 

           
 PROBLEMA


Este problema presente nas escolas é unido à humanidade e intimidação das pessoas que são mais acomodadas ou passivas. Sendo assim é necessário que os professores incentivam os alunos a respeito às diferenças aplicando trabalhos didáticos, como atividade de cooperação e interpretação. A escola esta preparada para enfrentar esse dilema? O professor pode identificar os autores do BULLYING?
 OBJETIVOS


4.1. Gerais:


Colaborar com professores a respeito do BULLYING na escola Centro Educacional Criança Esperança II conscientizando os alunos sobre esse tema abordado.




4.2. Específicos:

- Identificar o alvo do BULLYING;
-Proporcionar uma orientação para evitar o BULLYING;
-Respeitar as diversidades nos dias atuais;
-Oportunizar reflexões sobre o que vem a ser BULLYING;
-Visitar a escola.



 JUSTIFICATIVA



O objetivo desse tema atual tem como função discutir sobre a prática do bullying na escola Centro Educacional Criança Esperança II, onde é considerado de total responsabilidade tanto dos pais como dos professores, de um modo geral deve ser preocupação de toda a sociedade.
Diante disso o alvo será a escola onde é normalmente nesse ambiente que se demonstram os primeiros sinais de um praticante de bullying.
A preocupação esta na orientação dos professores e pais, onde os professores passam a incentivar seus alunos a respeito da solidariedade, a generosidade e o respeito às diferenças.
O professor é um exemplo fundamental de pessoas que não resolve conflitos com a violência. O bullying não é só problema da escola, deve se conscientizar os pais e os alunos sobre os efeitos das agressões.



REVISÃO DA LITERATURA (base teórica)


A preocupação vem sendo cada vez maior, já que a vitima do bullying é uma pessoa que se intimida ao falar que esta sendo ameaçado.
Segundo GUILHERME SCHELB: O fato de ter conseqüências trágicas-como mortes e suicídios- e as impunidades proporcionaram a necessidade de discutir de forma mais seria o tema.
É importante dizer que o bullying não ocorre apenas em escolas, isto é, a pratica desse tipo de violência também se faz presente em outros contextos, como trabalho, na faculdade e ate mesmo em relações entre vizinhos. Para que o bullying se faça presente em qualquer situação, basta existir um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Em relação aos ambientes escolares, a grande parte das agressões é geralmente psicológica, a qual é resultante através da utilização negativa de apelidos e ate mesmo de agressões desagradáveis direcionadas a vitima.
       Se algo ocorre e o professor se omite ou até mesmo dá uma risadinha por causa de uma piada ou de um comentário, vai pelo caminho errado. “Ele deve ser o primeiro a mostrar respeito e dar o exemplo”, diz Aramis Lopes Neto, presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria. ''A dificuldade que a escola encontra é justamente porque o professor também vê uma blusa rasgada ou um material furtado como algo concreto. Não percebe que a uma exclusão, por exemplo, é tão dolorida quanto ou até mais'', explica Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).



 METODOLOGIA


Conversar com professores e pais sobre o tema abordado abrangido
Temas educacionais, cartazes e filmes que relatam o problema em busca de uma solução.


 REFERÊNCIAS


NETO, Aramis Lopes. Departamento cientifico da criança e adolescente da sociedade brasileira de pediatria


SABINO, Cibele Aparecida. Alfabetização na Pré- Escola. DOURADOS, 2005. 45p.

SCHELB, Guilherme. Violência e criminalidade infanto-juvenil (164págs; thesaurus)

VINHA, Telma. Doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAP)

CAMARGO, ORSON. Bullying. Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm. Acesso em 23 abril 2013.



RAMOS, ADRIANA. O que é bullying. Disponível em:



ZUN. Como evitar o Bullying. Disponível em: http://www.zun.com.br/como-evitar-bullyigs. Acesso em: 21 abril 2013. 

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