PROJETO
BULLYING NA ESCOLA
Claudinéa Mendes da Silva
Viviane Alves Vieira
INTRODUÇÃO
Os
professores e os pais têm um papel importante ao identificar a prática do
BULLYING, onde eles precisam discutir sobre o assunto de forma eficiente.
Os educadores têm que estar sempre atentos sobre qualquer
sinal que possa denunciar o BULLYING. Nessa pesquisa será abordada na
orientação dos professores e dos pais para evitar o BULLYING dentro da escola
Centro Educacional Criança Esperança II.
Conscientizar os alunos sobre as conseqüências que a vitima e
o agressor sofre na pratica do mesmo.
É papel da escola construir uma comunidade na qual todas as
relações são respeitosas, mas todo ambiente escolar pode apresentar esse
problema onde a escola não consegue resolver sozinha, precisa da ajuda dos pais
na orientação de seus filhos.
PROBLEMA
Este problema presente nas escolas
é unido à humanidade e intimidação das pessoas que são mais acomodadas ou
passivas. Sendo assim é necessário que os professores incentivam os alunos a
respeito às diferenças aplicando trabalhos didáticos, como atividade de
cooperação e interpretação. A escola esta preparada para enfrentar esse dilema?
O professor pode identificar os autores do BULLYING?
OBJETIVOS
4.1. Gerais:
Colaborar com professores a respeito do BULLYING na escola
Centro Educacional Criança Esperança II conscientizando os alunos sobre esse
tema abordado.
4.2. Específicos:
-
Identificar o alvo do BULLYING;
-Proporcionar
uma orientação para evitar o BULLYING;
-Respeitar
as diversidades nos dias atuais;
-Oportunizar
reflexões sobre o que vem a ser BULLYING;
-Visitar
a escola.
JUSTIFICATIVA
O objetivo desse tema atual tem como função discutir sobre a
prática do bullying na escola Centro Educacional Criança Esperança II, onde é
considerado de total responsabilidade tanto dos pais como dos professores, de um
modo geral deve ser preocupação de toda a sociedade.
Diante disso o alvo será a escola onde é normalmente nesse
ambiente que se demonstram os primeiros sinais de um praticante de bullying.
A preocupação esta na orientação dos professores e pais, onde
os professores passam a incentivar seus alunos a respeito da solidariedade, a
generosidade e o respeito às diferenças.
O professor é um exemplo fundamental de pessoas que não
resolve conflitos com a violência. O bullying não é só problema da escola, deve
se conscientizar os pais e os alunos sobre os efeitos das agressões.
REVISÃO
DA LITERATURA (base teórica)
A preocupação vem sendo cada vez maior, já que a vitima do
bullying é uma pessoa que se intimida ao falar que esta sendo ameaçado.
Segundo
GUILHERME SCHELB: O fato de ter conseqüências trágicas-como mortes e suicídios-
e as impunidades proporcionaram a necessidade de discutir de forma mais seria o
tema.
É importante dizer que o bullying não ocorre apenas em
escolas, isto é, a pratica desse tipo de violência também se faz presente em
outros contextos, como trabalho, na faculdade e ate mesmo em relações entre
vizinhos. Para que o bullying se faça presente em qualquer situação, basta
existir um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. Em relação aos
ambientes escolares, a grande parte das agressões é geralmente psicológica, a
qual é resultante através da utilização negativa de apelidos e ate mesmo de
agressões desagradáveis direcionadas a vitima.
Se
algo ocorre e o professor se omite ou até mesmo dá uma risadinha por causa de
uma piada ou de um comentário, vai pelo caminho errado. “Ele deve ser o
primeiro a mostrar respeito e dar o exemplo”, diz Aramis Lopes Neto, presidente
do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade
Brasileira de Pediatria. ''A dificuldade que a escola encontra é justamente
porque o professor também vê uma blusa rasgada ou um material furtado como algo
concreto. Não percebe que a uma exclusão, por exemplo, é tão dolorida quanto ou
até mais'', explica Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e professora
da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
METODOLOGIA
Conversar com professores e pais sobre o tema abordado
abrangido
Temas educacionais, cartazes e filmes que relatam o problema
em busca de uma solução.
REFERÊNCIAS
NETO,
Aramis Lopes. Departamento cientifico da
criança e adolescente da sociedade brasileira de pediatria
SABINO,
Cibele Aparecida. Alfabetização na Pré-
Escola. DOURADOS, 2005. 45p.
SCHELB,
Guilherme. Violência e criminalidade
infanto-juvenil (164págs; thesaurus)
VINHA,
Telma. Doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação
da Universidade Estadual de Campinas (UNICAP)
CAMARGO,
ORSON. Bullying. Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm. Acesso em 23 abril 2013.
RAMOS,
ADRIANA. O que é bullying. Disponível em:
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml.
Acesso em: 19 abril 2013.
ZUN.
Como evitar o Bullying. Disponível em: http://www.zun.com.br/como-evitar-bullyigs.
Acesso em: 21 abril 2013.
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